Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu comprei uma solda ponto do AliExpress pensando que bastava conectar uma fonte ou bateria de 12V e sair por ai soldando em pontos, acontece que eu não observei a imagem abaixo da ligação:

1.jpg.86717aa08c8757d8c06f02bdab5bc128.jpg

Ai o item chegou:

2.jpg.f5c550ede5bc53529d209200ac27802f.jpg

E fiz um teste sem energia para ver se o sistema de molas funcionava:

3.jpg.48ec13014fdc9c51177fffa2bbd7a874.jpg

Constatei que ao empurrar ele simplesmente travava e a mola não conseguia empurrar de volta:

4.jpg.b82351e4d612fe3d94aa7d026fcb98d0.jpg

O curioso é que ao fazer a pressão aciona um interruptor, resolvi desmontar para descobrir porque estava travando:

5.jpg.a8fdd007e36bc6864d2121500f09affc.jpg

De fato as hastes de cobre estavam empenadas lateralmente, uma para um lado e a outra para o outro lado e isto não era a causa de estarem presas.

6.jpg.187ff97bbddb118d79bfb070a3950d23.jpg

Observando lá dentro como ficou o acabamento da peça feita em impressora 3D deu para notar várias partes desalinhadas:

7.jpg.5836e473eed451e505d13e75ea0a70a3.jpg

Mas o que realmente estava pegando na barra de cobre eram as laterais menores, as destacadas em vermelho, pensei em passar uma lima por dentro mas, achei melhor ficar tirando e pondo a própria barra de cobre:

8.jpg.47464ff52b8afccb26b257ebe0e190cb.jpg

Desta forma vários pedacinhos foram sendo arrancados liberando a passagem da barra e aproveitando que abri o aparelho, ai vai o interruptor:

9.jpg.062e813ab1da30bc4663ad5594a13a34.jpg

Agora falta fazer a ligação elétrica para testar.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Da hora. Esta chavinha aí você conecta numa bobina de rele duns 30A que aciona um primario de um trafão  tipo de m. ondas. reenrolado. Ou já tem o trafão próprio? Ou achou que a chave era em série com a ponteira? 😁

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, .if disse:

achou que a chave era em série com a ponteira?

Achei que poderia ligar a ponteira direto numa fonte ou bateria de 12V.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Pincipi disse:

Achei que poderia ligar a ponteira direto numa fonte ou bateria de 12V.

Entendera. Mas de quantos A achou que seria a fonte e quantos Ah a bateria? Sem algum tipo de controle isso jamais daria certo, ok? A ideia não é te humilhar tecnicamente ok? É só mesmo tentar entender o que se passava na sua cabecinha 😁

Em tempo.. certa feita comprei um power bank de 10000mAh do aliexpress por R$6,00... e num é que veio mesmo? Mas era só a caixa pra colocar bateria 16650 com saídas/entradas.. mas sim tinha um circuitinho step up de 3 pra 5. Pra complementar, na sequencia comprei varias baterias extremamente falsas: não dava nem uma recarga no celular 😡

• Membro VIP
Postado

Na minha cabecinha se passava o seguinte: eu tenho uma experiência passada de dar curto em bateria automotiva para saber se está boa, quando a fagulha era grande significa que está ótima e se a fagulha fosse pequena significa que a bateria está ruim então, pela lógica se eu ligar a ponteira numa bateria achei que iria simplesmente produzir uma fagulha, igual ocorreria se ligasse numa fonte de 12V de 2,5A ou então ligando a três 18650 em série.

Eu não sabia que tinha algum tipo de controle na intensidade e no tempo.

Agora estou dando uma pesquisada nos itens ou partes faltantes, o problema é que não quero gastar mais de R$ 200,00 em tudo e na ponteira já foi R$ 64,06.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Pincipi disse:

ligar a ponteira numa bateria achei que iria simplesmente produzir uma fagulha

Você está assistindo muito mcgyver ... num episódio ele faz exatamente isso pra soldar um treco qualquer kk

1 hora atrás, Pincipi disse:

algum tipo de controle na intensidade e no tempo

De fato é bom sim ter um controle de tempo e tal. Depende do material a ser soldado e tal. Provavelmente existem teorias documentadas sobre mas nada como uma boa dose de empirismo. Falando nisso, nosso amigo Moris é phd neste ramo da solda. Me parece que é o hobby dele agora 😁. Ele já criou tópico sobre solda ponto... pesquise ou aguarde sua provável manifestação

Postado
2 horas atrás, Pincipi disse:

se eu ligar a ponteira numa bateria achei que iria simplesmente produzir uma fagulha, igual ocorreria se ligasse numa fonte de 12V de 2,5A ou então ligando a três 18650 em série

O objetivo da solda a ponto não é produzir fagulha. 

É esquentar as peças de maneira a fundir uma na outra, aproveitando a própria resistência elétrica dos materiais. 

Portanto, para que isso funcione a corrente deve ser muito alta e a tensão baixa. 

Não se deve usar fontes como essa que citou e muito menos baterias, pois como a solda vem de basicamente um curto circuito, só vai conseguir queimar a fonte ou estragar as baterias. 

Por isso é que se usa transformadores, porém eles não são do tipo comum. 

Dentre as coisas mais baratas e simples, o melhor é.... 

3 horas atrás, .if disse:

um trafão  tipo de m. ondas. reenrolado

• Obrigado 1
Postado

@Pincipi

Pesquise no YouTube por "18650 Transformador de microondas".

Vai encontrar tantos vídeos, que vai poder resolver o seu problema.

Meu primeiro vídeo sobre o assunto. .. Mas o controle sofreu interferência eletromagnética, por ter ficado junto com o trafo de microondas. Tem que afastar e isolar o controle.

Meu segundo vídeo sobre o mesmo assunto. O pulso eletromagnético do microondas não interfere no disparo do pulso, porque não há energia no controle para disparar pulsos sucessivos. Os dois contatos, onde ocorre o pulso de corrente é rígido demais, porque o fio do secundário é muito grosso, tem 50mm quadrados. A corrente de curto-circuito vai a 800A (medidos). Com a sua ponteira comprada, as pontas são móveis e vai ocorrer um bom contato na peça a ser soldada.

Meu terceiro vídeo mostra a construção de UMA ponteira apenas. A outra é fixa. Os contatos serão sempre juntos. Vale a pena assistir. O custo é mínimo.

https://www.youtube.com/watch?v=vcOk453ZVfY

MOR_AL

• Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!