Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não dá vídeo via placa de vídeo, após mais 11 anos de uso.


Posts recomendados

Olá amigos, muito tempo que não posto aqui, até esqueci minha conta antiga.

Tenho um PC Desktop que montei em 2012, mais ou menos em 2014 troquei placa-mãe/processador, resto das peças é de 2010-2012, fonte inclusive. Até ai tudo normal usei bastante nesse tempo, joguei muito.

Porém, recentemente, parei de usar ele, ficou parado por uns 2 anos, desligado mesmo. E essa semana passada resolvi formatar ele, instalei o ubuntu e pra minha supresa funcionou tudo certinho, usando a saída de Vídeo DVI da placa de Vídeo, rodando coisas leves, navegador e etc.

 

Agora o problema, hoje fui ligar e não deu vídeo via placa de Vídeo, olhei pra placa ela e está com uma luz vermelha atrás, troquei o cabo DVI direto pra placa-mãe onboard e deu vídeo, estou usando ele agora com o Vídeo integrado do processador intel. Testei também a saida HDMI da VGA e nada.

Pesquisei um pouco sobre essa luz vermelha, achei só um forum que dizia que aquilo indicava má alimentação de energia, reconectei todos os cabos da placa de Vídeo e nada, ela gira ventoinha mas não funciona o vídeo e nem é detectada no sistema. 


Será que tem alguma config errada? Funcionou certinho durante 1 semana, mas nesse tempo deu umas falhadas, agora que tô lembrando, as vezes demorava pra dar Vídeo, eu reiniciava e funcionava, nem parei pra pensar que fosse algum sinal que a placa estivesse morrendo ou coisa parecida, achei que era config do linux, pois em casa sempre usei windows e agora to usando linux no pc. Não tinha instalado nenhum driver de Vídeo, nem nada, como faziamos antigamente.

 

Será que minha fonte foi nessa ou minha placa de vídeo foi nessa? Conseguem me ajudar a testar elas de alguma forma? não tenho no momento nenhuma outra fonte pra testar e muito menos outra placa de vídeo, talvez um multimetro dê pra testar a fonte mas não sei exatamente como fazer.

PS: to morando em cidade praiana e a maresia não perdoa, muita coisa tá oxidando aqui, imagino que uma hora ou outra vou perder alguma peça por isso, sei lá.


core i5 3470

placa-mãe gigabyte b75m-d3h

4gb ram 1333hz patriot dd3

placa de vídeo Sapphire HD 6950 2GB

Fonte SevenTeam 550w-ag
monitor LG M23 7WA

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Li a publicação do amigo G.T. acima mas não lembro se ele menciona algo como:

-remova tudo que for removível - inclusive ram e cpu - e use spray limpa contatos em todos os contatos... exceto no conector macho de rede pois ele pode desintegrar: experiência própria.

-sim a maresia é vilã aliada com o tempo guardado e pouco ou nada se pode fazer.

-dê boot com um linuxmint pelo pendrive

-o multímetro te ajuda a medir as tensões na fonte 3, 5 e 12v. .. confira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, acho que já faz uns dez anos desde a última vez que vi a palavra "Seventeam".

 

O seu computador funciona normalmente com a placa de vídeo conectada ou nem chega a passar do POST?

 

Por exemplo, você pode fazer o teste com a placa de vídeo instalada, e manter o monitor ligado à saída onboard da placa-mãe.

 

Se fosse a fonte, a gente assume que a mesma possui proteções contra problemas derivados dela mesma, se impedindo de ligar, o que não parece ser o caso.

 

No chutômetro, diria que a sua placa de vídeo está falecendo mesmo, devido à idade, mas seria também interessante cogitar a fonte, que foi testada pelo CdH em 2008.

 

A propósito, mais uns 4 GB de memória e seu PC vai ganhar uma vida a mais!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Razzee disse:

O seu computador funciona normalmente com a placa de vídeo conectada ou nem chega a passar do POST?

 

Por exemplo, você pode fazer o teste com a placa de vídeo instalada, e manter o monitor ligado à saída onboard da placa-mãe.

 

Funciona normal via onboard, com tudo conectado certinho, VGA etc.

Eu inclusive fiz outro teste, tenho aqui uns adaptadores de saida 12v 4 pinos (aquele padrão que usava nos HD IDE) que se transformam em nos 6p pcie, veio junto com a placa de Vídeo que ainda tenho a caixa dela guardada haha!
O problema continua igual, luz vermelha na placa de Vídeo, funcionando apenas via Vídeo onboard intel HD graphics.

Pelo que falou e com mais esse teste, eu concordo contigo, a chance maior é que a placa está morrendo.
 

12 minutos atrás, Razzee disse:

Nossa, acho que já faz uns dez anos desde a última vez que vi a palavra "Seventeam".

 

Obrigado pela resposta! Haha, meu PC tá idoso mesmo, agora vou voltar a usar Desktop e pretendo sim fazer upgrade nele.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, viniciusgferreira disse:

Obrigado pela resposta! Haha, meu PC tá idoso mesmo, agora vou voltar a usar Desktop e pretendo sim fazer upgrade nele.

 

Nesse caso, tudo leva a crer que seja a placa de vídeo mesmo. Essa HD 6950 já cumpriu seu dever na vida.

 

Acho que ainda é válido fazer um upgrade no seu PC, ao invés de montar outro. Como a placa-mãe tem 4 slots de memória, SATA3, USB 3.0 e vários slots de expansão, há potencial. Dá para colocar mais uns três pentes de memória DDR3 de 4 GB, ficando com 16 GB, que é o padrão hoje, e pentes de memória estão mais baratos do que nunca. Na Shopee, há pentes de 8 GB DDR3 1600 MHz por R$ 62,00 cada. Você poderia comprar dois e ainda manter a que já possui, sem perder o dual-channel.

 

Para jogos, o i5-3470 não fica muito atrás de um i7, apenas devendo o Hyper-Threading. Casaria bem com uma RX 580 do Aliexpress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, .if disse:

Li a publicação do amigo G.T. acima mas não lembro se ele menciona algo como:

-remova tudo que for removível - inclusive ram e cpu - e use spray limpa contatos em todos os contatos... exceto no conector macho de rede pois ele pode desintegrar: experiência própria.

 

Eu vi tambem, muita coisa que eu não sabia fazer, vou tentar dar essa revisada, limpar tudo, re-montar, e tirar o pó. Inclusive a placa de vídeo tá cheia de pó, coitada, vou ver se consigo abrir e limpar a grade do dissipador.

30 minutos atrás, .if disse:

-dê boot com um linuxmint pelo pendrive

-o multímetro te ajuda a medir as tensões na fonte 3, 5 e 12v. .. confira.

 

Show, vou fazer esses trâmites, depois volto pra contar. Valeu

2 minutos atrás, Razzee disse:

Nesse caso, tudo leva a crer que seja a placa de vídeo mesmo. Essa HD 6950 já cumpriu seu dever na vida.

 

Acho que ainda é válido fazer um upgrade no seu PC, ao invés de montar outro. Como a placa-mãe tem 4 slots de memória, SATA3, USB 3.0 e vários slots de expansão, há potencial. Dá para colocar mais uns três pentes de memória DDR3 de 4 GB, ficando com 16 GB, que é o padrão hoje, e pentes de memória estão mais baratos do que nunca.

 

Para jogos, o i5-3470 não fica muito atrás de um i7, apenas devendo o Hyper-Threading. Casaria bem com uma RX 580 do Aliexpress.


Sim, de fato ela foi usada por muitas horas, desde 2012 (paguei 709 reais na epoca), joguei muito bf3, bf4, dota2, cs, e outras dezenas de jogos!

Sobre a memória, eu vi que dá pra colocar até 32gb, então pensei em comprar 2 pentes de 8gb 1333hz, ficaria com 20gb, tá barato mesmo comprar memória hoje.

Ultimamente não estou jogando e só usando para trabalho, sou programador. Vou pensar bem na questão da placa de vídeo, caso se confirme a morte da minha 6950!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update: - Acabei de testar a fonte com multimetro e está tudo certo nas saidas 12v Pci-e.

- Encontrei relatos semelhantes, entendi que a luz led vermelha acesa na placa de Vídeo "D4000" significa problemas de super aquecimento. Esse detalhe não contei aqui.

- Abri a VGA, limpei, fuçei um pouco olhando videos no youtube e não encontrei nada queimado, testei com multímetro alguns componentes e nada de curto.
- A VGA tem dual BIOS, um switch na placa, tentei usar a segunda BIOS e nada mudou.

 

Ultima cartada será passar uma pasta térmica nova, será que pode ter algo a ver? só sei que ela não está esquentando, nem tá "ligando" o chip grafico, apenas os FANS estão rodando 100%. Só se por alguma proteção ela nem liga pra não queimar, mas pelo menos com processadores que já vi, nunca acontece assim, sempre liga e só desliga quando passa de alguma temperatura máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viniciusgferreira Só para desencargo de consciência, você tentou com a placa de vídeo conectada no segundo slot PCI-Express?

 

O slot PCI-E secundário é regido pelo chipset B75, mas deve funcionar para dar vídeo sem problemas. Só para checarmos se não há algo errado com o slot em si.

 

Na BIOS, há uma opção para selecionar a fonte prioritária de vídeo, e vai ter lá onboard, PCI-E (primário) e PCI-E (secundário), embora não com essas palavras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Razzee disse:

Só para desencargo de consciência, você tentou com a placa de vídeo conectada no segundo

Eu tentei agora, deu na mesma. 

Na BIOS só tem opção de habilitar ou desabilitar vídeo on-board e opção auto que é a opção que sempre esteve. 

Também consigo mudar a quantidade de memória de vídeo on-board. 

 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viniciusgferreira

 

Qual a versão da BIOS instalada?

 

Tenho essa mesma placa-mãe em um computador, com a BIOS mais recente, mas a opção estará disponível em todas:

 

spacer.png

 

Veja se não está em "IGFX" por engano. De preferência, deixe em "Auto" ou, melhor ainda, "PEG".

 

A interface da BIOS legacy é diferente, mas o caminho será o mesmo.

 

Só estamos fazendo esse teste por garantia mesmo, mas tenho 99% de certeza de que a sua placa de vídeo partiu dessa para uma melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Razzee disse:

Qual a versão da BIOS instalada?

F12, realmente tem a opção que você falou, eu não soube identificar. 

 

Ela está em AUTO, mas nem precisei trocar, o que eu fiz foi testar uma placa de rede na porta pcie principal e botei a VGA na secundária. A rede funcionou normal e a VGA mesmo problema. Acho que não tem mais nada a se fazer.

 

Vou comprar memória urgente pra aumentar a ram do vídeo integrado do processador, tá com 512mb e sobrando 3.5gb pro sistema. Sinto que tá dando umas leves travadinhas, apenas usando Chrome e YouTube. 

 

De qualquer forma obrigado @Razzee

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...