Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Tenho uma fonte Corsair VX450 há 15 anos. O computador está ligado a um nobreak. Já usei essa fonte por 10 anos em outra configuração com Phenom 2 X4.

Atual:

i7 6700

ASUS H110M-C/BR

12 Gb RAM

2 SSD

2 HD

Placa rede wi-fi

Hoje funciona perfeitamente. Tem como saber se essa fonte está no fim da vida útil? Quais os primeiros sinais que ela dará neste momento?

Obrigado 

• Solução
Postado

Se o seu computador começar a desligar sozinho, ou a placa de vídeo (inexistente) apresentar artefatos, a fonte está dando adeus.

Como é uma fonte de qualidade, apesar de extremamente obsoleta, você não precisa se preocupar com a mesma danificar seus equipamentos ou algo do gênero.

Realmente não tem como adivinhar se está ou não próxima do fim da vida útil, a menos que você extraia o máximo da potência oferecida.

Postado

Obrigado, @Razzee! Acho que ela está durando esse todo tempo devido a dois fatores: qualidade de projeto (e peças!) e o uso com nobreak. Tinha outra no escritório que ficava ligada direto na tomada e graças a oscilação diária na tensão, ela não durou 2 anos. 

você me tranquilizou me explicando que o problema começará a acontecer quando desligar sozinho. Estava com receio que fosse quando começasse a dar travamentos, pois ora não fornecia energia ora para os SSDs/discos rígidos e ora para as memórias. Legal saber que não fornece para o conjunto.

Postado

Dependendo do modelo do seu nobreak, o mesmo está na verdade encurtando a vida útil da fonte, e não prologando, pois a maioria funciona da mesma forma que um estabilizador.

Sobre a fonte, há diversas linhas de energia (3.3V, 5V e 12V). Se a fonte está "devendo" tensão em alguma dessas linhas (ou excedendo), uma unidade decente é projetada para desarmar.

• Obrigado 1
Postado

Meu nobreak APC 1500 VA interativo (825W). É senoidal por aproximação, ou enganação já que a palavra aproximação é muito ambígua? Pretendo adquirir um on-line.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!