Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD é detectado pelo BIOS e depois desaparece


Posts recomendados

Boa tarde

 

Nessa semana um dia o pc demorou pra desligar e o SO que eu uso (linux) ficou mostrando umas mensagens sobre um processo chamado Disk Manager, até que finalmente desligou. No dia seguinte, liguei o pc e o HD seagate de 1 tera com 11,5 anos de uso sumiu. Agora ele é detectado quando ligo o pc, mas o boot trava e depois o HD some até eu desligar e religar o pc. Já troquei o cabo sata e de energia, liguei o HD em outra porta sata da placa-mãe, mas o problema persiste.

Eu uso outros dois hds no mesmo pc sem problemas. Há algo mais que eu possa fazer pra conseguir usar esse HD de novo?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tentaria o diagnóstico do fabricante, olharia o que está escrito no HDD e anotaria o nome do fabricante e do modelo, ai ia no site e procurava algum programa de diagnóstico e via se tem alguma atualização de firmware disponível, também daria um google com o modelo de HD seguido de não detectado.

Assim eu teria um panorama geral de toas as possibilidades, depois eu tentaria separar a placa lógica e limpar os terminais de contato e por fim como última possibilidade tentaria a atualização de firmware.

Esgotadas todas as possibilidades eu admitiria o inevitável, que o HDD ter morrido. Na lápide dele teria a menção honrosa de 11,5 anos de uma vida cheia de alegrias. Meu HDD Seagate nunca passaram de 4 anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

Boa tarde

 

Nessa semana um dia o pc demorou pra desligar e o SO que eu uso (linux) ficou mostrando umas mensagens sobre um processo chamado Disk Manager, até que finalmente desligou. No dia seguinte, liguei o pc e o HD seagate de 1 tera com 11,5 anos de uso sumiu. Agora ele é detectado quando ligo o pc, mas o boot trava e depois o HD some até eu desligar e religar o pc. Já troquei o cabo sata e de energia, liguei o HD em outra porta sata da placa-mãe, mas o problema persiste.

Eu uso outros dois hds no mesmo pc sem problemas. Há algo mais que eu possa fazer pra conseguir usar esse HD de novo?

 

Obrigado.

Se o Windows não enxerga o seu HD, está excluída a possibilidade de usar qualquer ferramenta baseada em Windows para diagnóstico.

Tente usar uma das versões do Sea Tools Legacy, da Seagate, que pode gerar uma mídia de boot, para fazer o diagnóstico fora do Windows.

https://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/seatools-legacy-support/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Wal SJC disse:

Se o Windows não enxerga o seu HD, está excluída a possibilidade de usar qualquer ferramenta baseada em Windows para diagnóstico

Eu tinha pensado nisto; eu tenho aqui CDs e DVDs das ferramentas da Seagate, parece que inicia o computador por um linux e faz o diagnóstico, ela só não enxerga o HDD quando o setup também não enxerga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Seu M4drug4 disse:

Boa tarde

 

Nessa semana um dia o pc demorou pra desligar e o SO que eu uso (linux) ficou mostrando umas mensagens sobre um processo chamado Disk Manager, até que finalmente desligou. No dia seguinte, liguei o pc e o HD seagate de 1 tera com 11,5 anos de uso sumiu. Agora ele é detectado quando ligo o pc, mas o boot trava e depois o HD some até eu desligar e religar o pc. Já troquei o cabo sata e de energia, liguei o HD em outra porta sata da placa-mãe, mas o problema persiste.

Eu uso outros dois hds no mesmo pc sem problemas. Há algo mais que eu possa fazer pra conseguir usar esse HD de novo?

 

Obrigado.

 

Bem possível ser alguma oxidação nos contatos dourados da placa eletrônica do HD. Tenta tirar essa placa com uma chave TORX que vende em lojas de ferragens e esfregar esses contatos com um lápis borracha e depois teste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

 

Bem possível ser alguma oxidação nos contatos dourados da placa eletrônica do HD. Tenta tirar essa placa com uma chave TORX que vende em lojas de ferragens e esfregar esses contatos com um lápis borracha e depois teste.

Caso decida fazer esta tentativa, eu recomendo colocar um pouco de vaselina sólida (pouco!) nos contatos, após a limpeza.

Para evitar que o problema volte a ocorrer, depois de algum tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que comentaram. 🙂

 

@Pincipi Nenhum Seagate durar mais que 4 anos é muito azar. Eu tenho outro Seagate de 2 tb comprado no fim de 2018 e um Western Digital de 1 TB comprado em janeiro de 2016. Espero que durem tanto quanto esse que morreu agora. Ou mais. 😁

 

Eu tentei usar a versão bootável do Seatools, mas ele também trava quando tenta começar o boot e dá o mesmo erro que o linux instalado em outro HD dá:

comreset failed (errno=-16)

 

E não sai disso.

 

Não existe nenhum firmware pro HD (modelo Seagate Barracuda ST31000524AS).

Mesmo se houvesse, eu não ia poder instalar sem conseguir fazer boot.

Pesquisando sobre o modelo do HD na net, não encontrei nenhuma outra dica.

 

Eu tirei o HD do gabinete. Olhando contra o sol eu reparei que tinha uma manchinha no conector de energia. Eu removi a mancha passando um limpa-contatos, mas o problema continua.

Vou ver se mexo na placa lógica outra hora.

 

Entrei em contato com uma empresa de recuperação de dados pra fazer um orçamento. Só a título de curiosidade mesmo, pois neste momento não posso pagar por esse serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isto tudo praticamente esgota tudo que sei na prática.

Na teoria a empresa de recuperação de dados deve tentar primeiro rever todas as conexões elétricas, para se eliminar qualquer coisa referente a mau contato.

Depois eles devem verificar se tem algum componente com defeito na placa lógica. Alguns modelos antigos de HDD permitem que funcionem ao colocar outra placa lógica de um mesmo modelo.

Depois vem a parte dos discos e os motores que os acionam.

Geralmente quando o HDD não é reconhecido o problema é na placa lógica e quando reconhece mas não consegue ler o problema é nos discos que estão soltando a camada de proteção, em casos intermediários são os motores que deixam de funcionar ou então as agulhas que não conseguem mais ler.

Ai entra em abrir o HDD em sala limpa e substituir as partes para tentar acessar o conteúdo.

Todo este trabalho custa mais de cem vezes o valor do HDD. Eu já fiz alguns orçamentos só para ter uma noção e foi de arrepiar.

No caso dos WD de 20GB eu consegui recuperar muitos dados de muitos HD, apenas usando a placa lógica de um no outro mas, quando o defeito era na parte dos discos não tinha jeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!