Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Caso o google não te ajude (clique), você pode achar algum que possua os 3 contados do relé disponíveis. Geralmente só o NA vai pra fora deixando o NF apenas numa ilha. Apesar de que o relé pode nem ter o NF. Vai ter que analisar. (tenho alguns.. não analisei por não precisar..) O que você deve fazer é desmontar e isolar os 3 contatos C NA e NF, cortando trilhas e etc e montar seu paralelo nelas. Não é totalmente difícil.

Alguém usou recentemente o termo "secar" os contatos do relé dum sonoff... td av 🙂

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Um Sonoff básico pode ser acionado remotamente ou através de botão pulsador. Por que você simplesmente não ocupa-se de fazer extensões DC (com fio) ou pulsadores sem fio, para o referido botão? Seria menos invasivo do que alterar hardware pronto.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A ponderação de @alexandre.mbm me fez refletir.. de onde surgiu a necessidade de tal configuração de 2 inteligentes paralelos? Se o objetivo de 2 interruptores paralelos é apenas o controle distante um do outro, não consegui [ainda] incorporar um aumento de distância ainda maior com 2 (dois) wireless... Na minha pequena mente, um tipo normal em paralelo com um wireless aí sim meio que faz sentido.

De toda a forma, em ambos os casos creio que não dá pra saber remotamente se está on ou off.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

No uso comum de interruptores paralelos a pessoa olha diretamente para a luminária acesa ou apagada. É nesse cenário que faria sentido a minha ponderação.

Eu entendo que também pode existir o interesse de se ter múltiplos clientes remotos. Realmente eles deveriam conhecer o estado ligado-desligado da carga controlada (seja ela uma luminária ou qualquer outro equipamento AC). Aqui entra a consideração feita por @.if.

E eu acabo de entender que a demanda incluía um terceiro interruptor, intermediário.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
  Em 03/07/2023 às 15:47, alexandre.mbm disse:

Caso o interruptor intermediário seja um Sonoff.

Expandir  

Revisando... tens razão: não precisa adaptar pro intermediário: basta adaptar pra um dos outros: fica menos complicado (pra alguém que não seja eu explicar-lhe 😜)

• Membro VIP
Postado

De boa.

O intermediário tem que ser 2 polos e reversível o que dificulta o entendimento e adaptação. Já os da ponta, basta 1 polo e reversível o que torna a adaptação menos difícil.

Falando em dúvidas.. a minha sobre a real função deste projeto permanece...🤔

• Membro VIP
Postado
  Em 03/07/2023 às 17:39, alexandre.mbm disse:

O relé reversível dá certinho justamente no intermediário

Expandir  

Sim mas tem que ter 2 polos ou 2 relés de 1 polo

maxresdefault.jpg

Já os extremos basta 1

Se entendi bem a mente do [ausente] garoto, penso que o arranjo abaixo pode atender suas expectativas.

1802461245?profile=RESIZE_1024x1024

Considerei o rele shield como o sonoff adaptado ou nem muito: desde que se siga direitinho as conexões.

Acho que esta é a resposto do

.. de outra pessoa, já que a deste tópico nos ignorou 😑

• Curtir 1
Postado

@.if esse esquema que você fez eh exatamente o que eu preciso fazer, preciso trocar um paralelo da ponta por "alguma coisa", por isso minha pergunta.

não existe nenhum tipo de modulo "Smart WIFI Switch XYZ" que faca esse papel ? Sem precisar de um arduino ?

E que possa ser utilzado no app Smart Life para ficar integrado com Alexa e ter o status da luz.

Meu problema esta ate descrito nessa outra thread de forma mais especifica 

Atenciosamente.

@.if a outra thread é minha tb:)

La eu detalhei melhor, aqui tentei ser mais direto pra saber se existia algum modulo ou não 🙂

• Membro VIP
Postado

@.if, agora entendi.

Citação

spacer.png

Expandir  

Em 03/07/2023 às 18:30, Kleyson Rios disse:

Não existe nenhum tipo de módulo "Smart Wi-Fi Switch XYZ" que faça esse papel sem precisar de um Arduino, e que possa ser utilizado no app Smart Life, para ficar integrado com Alexa e ter o status da luz?

Expandir  

O ponto de partida é buscar um simples que monitore o estado da luz.

Postado

@.if @alexandre.mbm Poderiam mostrar exatamente qual eh o "rele shield como o sonoff" que poderia ser utilizado e o que significa "adaptado ou nem muito".

E o que precisaria ser feito no arduino ?

Meu conhecimento na area de eletronica é bom limitada.

Atenciosamente.

• Membro VIP
Postado

A seguinte é uma placa Sonoff que, com alguma sorte, pode ser encontrada por R$ 20:

br-11134201-23020-o0z80nl7pmnvda.jpg.jpg.0cf831faca1324282ef67072620b09c8.jpg

Seu relé azul é simples: tem os contatos normalmente aberto (NO) e normalmente fechado (NC).

Em inglês: "open" ou "closed".

Com um pulso no botão ele alterna entre esses contatos. Além do botão (que pode ser substituído por um rabicho), e do Wi-Fi, esse modelo tem RF 433 MHz e pode ser "pulsado" por botão em controle remoto de portão eletrônico.

Não sei lhe dizer de pronto se é compatível com o software que você usa.

Em 03/07/2023 às 15:01, .if disse:
Expandir  

Eu encontrei esta imagem:

a829d395af627b24ff2e99bc6c457a27.jpg.5c1330de852b6696e1da1179066f8ad1.jpg

Nela parece mais claro que dois pinos centrais são [o mesmo] contato ora com dois pinos da [nossa] esquerda ora com dois pinos da [nossa] direita.

Os dois pinos que estão próximo à legenda "7,62" são entrada/saida DC para excitação da bobina.

Note que o relé simples (original da placa) tem 5 pinos, enquanto esse tem oito.

• Membro VIP
Postado

Sua imagem não está correta pra proposta do amigo, amigo. A ideia é esta...

683110_1.webp

Mas desfoquemos dela.

O seu interruptor que tem em comum com a ideia são os contatos secos ou seja, sem conexão com nada a não ser a si próprios. Ao googlar isso o seu aparece. Uma questão é que ele é movido de 7 a 32v. Se isso não for empecilho pro autor, deve servir ao seu propósito. Pois parece que 'secar' os contatos de um sonoff tradicional pode ser difícil pra ele...

Em 03/07/2023 às 19:41, Kleyson Rios disse:

conhecimento na area de eletronica é bem limitado.

Expandir  

• Membro VIP
Postado
  Em 03/07/2023 às 21:40, .if disse:

Sua imagem não está correta para a proposta do amigo @Kleyson Rios

Expandir  

Olhando os dois esquemáticos com mais atenção agora eu me dou conta das diferenças de funcionamento. Minha imagem de relé com o que você chamou de "contatos secos" não difere realmente de um relé de 5 pinos em lógica. Os três pinos excedentes são duplicatas. Existe de fato somente 1 pólo.

Screenshot_20230703-193528.jpg.2c74c7f0922d16cee71f919102441987.jpg

Está explicado por que encontrei aquela minha imagem em anúncios que falavam de ter "2 contatos" mas não falavam em "pólos". Duplicidade de pólo é duplicidade de COMUM.

@Kleyson Rios , isso aqui ainda é um Sonoff básico:

Montagem2.jpg.bcf2a6cda457d08515663270c65b53dd.jpg

Exatamente como a placa que mostrei. Os dois esquemas que mostrei são equivalentes (em lógica de vias).

Enquanto o relé que @.if está propondo substituiria, em lógica de vias, este bloco:

Montagem3.jpg.86f6e7b65c87718a003e52957cea1e17.jpg

O chamado four-way...

Revisando elétrica predial:

Comparando:

683110_1.jpg.f5505aca8dd6e0214c3dc44853296849.jpg

Aqui a única bobina excitando duas chaves faz as vezes do nosso dedo empurrando a união de plástico que é um acionador (alavanca) único para duas chaves.

• Membro VIP
Postado

@Kleyson Rios , você tem três interruptores. Se substituir algum por switch Wi-Fi, mas não todos, terá de adaptar sensor, para conhecer o estado da carga. Se você substituir todos, terá de implementar software que gerencie os três e conheça o estado da carga através de lógica.

• Membro VIP
Postado
  Em 03/07/2023 às 22:46, alexandre.mbm disse:

o relé que @.if está propondo

Expandir  

... deixou de ser proposto há alguns posts atrás.

Em 03/07/2023 às 18:30, Kleyson Rios disse:

a outra thread é minha tb:)

Expandir  

Ah sim.. eu já sabia .. foi só pra descontrair mesmo 😁

Em 04/07/2023 às 00:49, alexandre.mbm disse:

terá de adaptar sensor, para conhecer o estado da carga

Expandir  

Me veio à vaga lembrança que é possível personalizar o sw do sonoff

https://blogmasterwalkershop.com.br/automacao/substituindo-o-firmware-original-do-sonoff

Uma ideia adicional seria colocar um shunt de corrente pra identificar se está on ou off e talvez + alguns etc como sensor de temperatura, de umidade, de movimento ...  Mas claro, isso não é pra meros mortais.

• Membro VIP
Postado
  Em 04/07/2023 às 10:29, .if disse:

é possível personalizar o software [embutido] do Sonoff

https://blogmasterwalkershop.com.br/automacao/substituindo-o-firmware-original-do-sonoff

[...mas] não é para meros mortais

Expandir  

Eu estava considerando que por este caminho de hack ele teria de ampliar os investimentos em ferramentas eletrônicas, enquanto que acrescentar um sensoriamento externo pode requerer apenas alguma compra menor.

E se ele puder deixar tudo para uma lógica em cliente que concentre o controle de três Sonoff (2+1), a depender do ponto de vista e das habilidades de programação, fica ainda mais "barato".

• Curtir 1
Postado

Obrigado @.if @alexandre.mbm 

De fato MUITA informacao nessa thread. Vou precisar de tempo para poder digerir o que vcs falaram e tentar compreender as soluções.

A cerca de 1 ano e pouco quando reformei minha criei uma caixa de automacao e levei pra la o "terceiro interruptor paralelo" para futuramente ser substituido por "algo" para automatizar toda parte de luz da casa.

Na epoca meus estudos me mostravam uma solucao que passava por um modulo sonoff como foi colocado anteriormente mais um outro modulo (que não me lembro o que era) que fica conectado em paralelo ao retorno da lampada para verificar se a luz estava acessa ou não.

Mas então um colega me emprestou um Mini Smart Switch e eu achei que um modulo desses iria faciliar imensamente minha vida 🙂 Mas parece que não tanto ainda hehehehe

Minha caixa de automacao esta lotada com um monte de 3-way la dentro. Estou pensando colocar uma outra do lado externa e usar um Mini Smart que recebe fase na S1, assim não tenho muita alteracao no meu esquema atual hoje, so precisaria ligar o retorno da lampada no Mini junto com o pino central do paralelo e pronto.

Obrigado mais uma vez pela rica discussao.

abraços.

• Membro VIP
Postado
  Em 04/07/2023 às 11:50, Kleyson Rios disse:

Minha caixa de automação esta lotada com um monte de 3-way la dentro.

Expandir  

Qual é o uso que você faz deles?

levei pra lá o "terceiro interruptor paralelo", para futuramente ser substituído por "algo" para automatizar toda [a] parte de luz da casa

Expandir  

Até então seus dois tópicos tem considerado (desenhado) apenas dois interruptores paralelos.

Vou precisar de tempo para poder digerir o que vcs falaram e tentar compreender as soluções.

Expandir  

Perguntas ajudam...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!