Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ubuntu Server com partição corrompida


Raul Corrales
Ir à solução Resolvido por Raul Corrales,

Posts recomendados

Fala pessoal, tudo bem?

 

Tive um problema ao tentar redimensionar uma partição de 10GB do meu Ubuntu Server, pois o meu Zabbix estava acusando memória cheia com poucas semanas de uso.

 

Porém redimensionei errado, e acho que acabei apagando arquivos importantes do boot do Ubuntu e meu Zabbix parou de funcionar.

 

Forcei o Ubuntu a reiniciar, e agora ele não dá boot normal. Cai numa tela de Shell, conseguem me auxiliar a resolver?

 

Vale lembrar que eu coloquei o sistema em RAID01, no ato da instalação do SO

 

 

 

1'23.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM usei o comendo sudo cfdisk

 

Meu erro foi de principiante, pois a partição tinha só 10gb, tentei dar o resize pra 500gb e obviamente não deu. Pensei que o comando não funcionava e então testei reduzir pra 2gb kkkkkkk.

 

Quando eu me toquei, ja era tarde. Eu redimensionei novamente pra 10gb na esperança de não ter perdido os arquivos, e como pode imaginar não deu certo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O arranjo /dev/md0 é "sustentado" por discos ou partições. Supondo que seus discos sejam SATA, seria algo assim:

 

/dev/sda1 --\
             |--> /dev/md0 --> /dev/md0p1, etc
/dev/sdb1 --/

 

Você redimensionou diretamente os volumes que compreendem o arranjo? Quantos discos são usados? Sabe o layout exato desse arranjo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM @Marcos FRM Marcos eu não me lembro exatamente o volume que eu modifiquei. Eu identifiquei um volume com 90% de uso, e deduzi que ele era o volume que estava armazenando o Zabbix, pois no painel do zabbix recebi alguns alerts de disco cheio. Esse servidor está montado usando 2 discos seagate de 4TB em Raid01. Não sei o layout do arranjo, no momento que montei o raid deixei tudo padrão.

 

Acho que vale ressaltar que não montei RAID utilizando a controladora RAID do servidor, pois o painel sata da controladora queimou. O Raid foi montado com o instalador do ubuntu.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As duas partições EFI (de ~1 GB) devem estar ok, pois o sistema chega a iniciar. Ou seja, o bootloader carrega kernel e initramfs pelo menos.

 

O que estes comandos retornam?

 

mdadm --examine /dev/sda2

mdadm --examine /dev/sdb2

mdadm --detail --scan

cat /proc/mdstat

 

Se estiver como usuário normal, tem que adicionar "sudo" (sem apas) antes de cada comando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcos FRM disse:

As duas partições EFI (de ~1 GB) devem estar ok, pois o sistema chega a iniciar. Ou seja, o bootloader carrega kernel e initramfs pelo menos.

 

O que estes comandos retornam?

 

mdadm --examine /dev/sda2

mdadm --examine /dev/sdb2

mdadm --detail --scan

cat /proc/mdstat

 

Se estiver como usuário normal, tem que adicionar "sudo" (sem apas) antes de cada comando.

tentei todos os que começam com mdadm, e o que eu tive de retorno no terminal foi: Command 'mdadm' not fount, but can be installed with: apt install mdadm.

 

Quando eu executo o comando apt install mdadm, ele me retorna: Package mdadm is not available, but is referred to by anothe package. This may yean that the packege is missing, has been obsoleted, or is only available from another source.

 

 

Quando executo o comando cat/proc/mdstat recebo o seguinte:

 

Personalities:

unused devices: <none>

 

 

Eu não entendi onde era pra rodar, rodei os comandos no terminal do pendrive bootavel com o instalador do linux.

 

Depois tentei pelo initramfs, mas nenhum comando desses funcionam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, Raul Corrales disse:

Quando eu executo o comando apt install mdadm, ele me retorna: Package mdadm is not available, but is referred to by anothe package. This may yean that the packege is missing, has been obsoleted, or is only available from another source.

 

Você precisa de um Linux "live" qualquer, que rode do pendrive, que tenha esse comando. Tente com o https://www.system-rescue.org/ .

 

11 minutos atrás, Raul Corrales disse:

Eu não entendi onde era pra rodar

 

Dentro do Linux carregado pelo pendrive.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
13 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Em princípio, você não detonou /dev/sda2 e /dev/sdb2, o que é bom sinal.

 

Rode:

 

lsblk -fp

fdisk -l

 

Cara muito obrigado pela ajuda, acabei executando um comando parecido que resolveu o meu problema:

 

rodei esse aqui para identificar a partição que eu tinha detonado

 

sudo fdisk -l

 

identifiquei a partição de 10GB que eu tinha alterado, que era a partição /dev/md0p2

depois rodei:

 

sudo fsck -y /dev/md0p2

 

E problema resolvido:)

 

Muito obrigado pela atenção e pelo apoio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!