Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um SSD desabilitado, mas conectado pode ser infectado?


Posts recomendados

Olá, tenho dois SSD na minha máquina,  um NVMe e outro Sata. Minha dúvida é a seguinte instalei o Windows 11 no NVMe e o 10 no sata. Estou utilizando o sata pra edições e renderização com um software que pode ter vírus, gostaria de saber se os vírus que eu pegar no SSD sata ele pode passar para o NVMe. OBS: quando vou usar o sata eu desabilito o NVMe na BIOS e do boot pelo sata e quando vou usar o NVMe desabilito o sata. Eu também desabilitei o NVMe no gerenciador de dispositivo, mas ainda tenho dúvida se ele pode ser infectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Josereal249 Se você desabilitou o SSD no windows 11 e 10 antes de instalar o software suspeito, então acho difícil infectar via arquivos, mas tem virus que conseguem alterar configurações no roteador, podendo te direcionar pra um DNS malicioso que pode tentar capturar cookies e ate fazer phishing te direcionando pra sites falsos afim de roubar dados...

 

Não era mais seguro usar um maquina virtual pra rodar esse software suspeito? uma VM sem internet e com uma pasta compartilhada com o host pra troca de arquivos, e rodar um antivirus nessa pasta pra pegar qualquer arquivo suspeito que tente "escapar", acho que a maioria dos virus hoje são pra ganhos financeiros, mirariam em atacar o navegador de internet, ou o roteador, ou mesmo instalar um keylogger pra roubar senhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na prática eu nunca consegui infectar uma unidade desabilitada.

Eu sempre fiz isso de rodar algum vírus só para ver o que acontece e depois testar a unidade infectada no antivírus para ver se ele detecta mas, vai saber, quem sabe já tenham desenvolvido alguma forma mirabolante de acessar a unidade desabilitada e você se tornaria uma das primeiras vítimas.

A lei de Murphy sempre prevalece quando se "utiliza software que possa ter vírus", se algo pode dar errado é que realmente algo vai dar errado e será sempre no pior momento possível.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!