Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como controlar Motor de Liquidificador via Microcontrolador?


Posts recomendados

Estou montando um circuito para controlar a velocidade de um Motor de Liquidificador 127V 60Hz por meio de um microcontrolador. Escolhi o Arduino porque é o mais fácil de encontrar.

 

Sei que o Motor de Liquidificador é um Motor Universal, portanto funciona tanto em AC quanto em DC. Logo, julguei que um circuito que controlasse a tensão DC por PWM funcionaria.

 

Selecionei esse módulo com MOSFETS D4184 que permite controlar a tensão de saída (OUT) por PWM do Arduino. Testei em cargas puramente resistivas e funcionou perfeitamente.

 

Porém, quando a saída é o Motor em específico em uma bateria de 12V, o comportamento varia muito. Muitas vezes o motor apenas faz um "barulho agudo" e só gira de fato quando o Duty Cycle do PWM chega muito perto de 100%... Muitas vezes, também, a tensão da bateria "cai" quando ligo no circuito, e a tensão de saída controlada pelo PWM é muito baixa. Tentei até fazer um Snubber no mosfet do módulo e colocar um filtro passa baixas no pino PWM, mas não adiantou.

 

Alguém tem uma sugestão de circuito? Alguém sabe se é apenas devido ao tipo de motor escolhido?

 

motorliq.png

 

 

ModuleFunctions.png

mod-d4184-schematic.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Filipe Ihancis alterou o título para Como controlar Motor de Liquidificador via Microcontrolador?
39 minutos atrás, Filipe Ihancis disse:

quando a saída é o Motor em específico em uma bateria de 12V

Ué, seu motor é de 127V não vai funcionar bem em 12V. 

 

Para funcionar direito, seu circuito de PWM tem que controlar a tensão da tomada mesmo. Você pode transformar AC da tomada em DC. 

 

Mas aí é interessante um circuito com opto acoplador, pra deixar seu arduino sem contato com a rede elétrica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Renato.88 disse:

Ué, seu motor é de 127V não vai funcionar bem em 12V. 

 

Para funcionar direito, seu circuito de PWM tem que controlar a tensão da tomada mesmo. Você pode transformar AC da tomada em DC. 

 

Mas aí é interessante um circuito com opto acoplador, pra deixar seu arduino sem contato com a rede elétrica. 

 

Acho que expliquei mal. O motor é ligado na tomada (127 AC) para funcionar nos liquidificadores. Mas, por ser universal, quando eu o alimento diretamente em 12V DC ou 24V DC (de baterias DC mesmo), ele também funciona. A velocidade não é a mesma, mas não é um problema pro projeto. O que eu quero fazer de fato é controlar uma tensão DC aplicada no motor por PWM (de 24V da bateria DC, serem entregues 12V DC, por exemplo), mas quando o motor é ligado na bateria pelo circuito do módulo, passa a se comportar de maneira estranha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Filipe Ihancis disse:

O que eu quero fazer de fato é controlar uma tensão DC aplicada no motor por PWM (de 24V da bateria DC, serem entregues 12V DC, por exemplo)

Com essas tensões baixas não dá certo. 

Teria que ser pelo menos a metade, uns 60V pra aproveitar alguma coisa desse motor. 

23 minutos atrás, Filipe Ihancis disse:

A velocidade não é a mesma, mas não é um problema pro projeto

E o torque também não. Sei lá pra que vai usar o motor, mas tende a ficar muito fraco. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Filipe Ihancis disse:

quando o motor é ligado na bateria pelo circuito do módulo, passa a se comportar de maneira estranha

O controle pode estar sendo influenciado pelos retornos ruidosos eletromagnéticos do motor. Deixe + longe, una os gnds potência e controle na fonte, capacitor (p a nF), diodo antiparalelo com com motor e alguns etc tem algo pra dar certo... principalmente se aplicar a maior tensão permitida pelo seu módulo. ,,, mas se com baixa V tá dando pau, então .. só sei que nada sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor também é um indutor. Isso significa que quando o PWM conecta a energia a corrente sobe lentamente. Caso a frequência do seu PWM seja muito alta o efeito será de uma tensão média razoável com uma corrente desprezível. Experimente baixar a frequência do seu PWM para uns 200Hz e poste o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2023 às 16:03, Filipe Ihancis disse:

O motor é ligado na tomada (127 AC) para funcionar nos liquidificadores. Mas, por ser universal, quando eu o alimento diretamente em 12V DC ou 24V DC (de baterias DC mesmo), ele também funciona.

Como assim? Tem algo escrito no motor?
Que eu saiba não existe motor que funciona AC e DC ou c/ correntes de 127 a 12.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Que eu saiba não existe motor que funciona AC e DC

Sim, existe. É o tipo de motor da foto que é encontrado em muitos eletrodomésticos. 

 

Mas pra funcionar direito tem que ser na mesma tensão ou então um valor próximo. 

 

E até me fez lembrar que quando eu tinha sei lá uns 10 anos de idade, meu pai tava com uma furadeira lá perto do carro e eu fiz uma gambiarra lá e liguei a máquina na bateria, obviamente ela girou bem devagar dada a baixa tensão. Como eu já conhecia algo sobre CA e CC, inverti os fios da tomada e pra minha surpresa ela girou para o mesmo lado! :lol:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Como assim? Tem algo escrito no motor?
Que eu saiba não existe motor que funciona AC e DC ou c/ correntes de 127 a 12.
 

Na imagem da esquerda temos o motor DC shunt ou paralelo. Representei apenas 1 polo para facilitar a visualização. A bobina fixa, lado externo, pode ser substituida por um imã. A alimentação das bobinas é independente. Este é o motor DC mais comum.

Na imagem direita temos as mesmas 2 bobinas mas estas estão ligadas em série, daí ser conhecido como motor série. Então quando a corrente está no semiciclo positivo e za bobina externa apresenta ímã positivo. A bobina interna é ligada invertida e por conta disso apresenta ímã negativo para o semiciclo positivo (estão em série). Quando o semiciclo alterna ambas bobinas alternam e isto mantém a condição de atração. Isto faz com que esta máquina trabalhe tanto em AC como em DC.

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!