Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de kit para juntar com Radeon RX 6600 até R$ 4300


Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Eu tenho meu kit desde 2015 e pretendo trocar para um mais atual, e ficar com ele até se tornar inviável, sem maiores upgrades, busco longevidade, também quero manter a placa gráfica já que ela me agrada, porém está gargalando com o processador e ram. Nas minhas pesquisas cheguei a 2 resultados: o custo-benefício e o parrudo, sendo o custo-benefício tendo um R5 5600 de cpu, uma a520, 2x16 DDR4 3600mhz, e um cooler cooler master ag400 (R$ 2426 no total), já na "parruda", optei por um r7 5800x3d (fiquei em dúvida se optaria pelo r7 5700x por ser mais barato e ter perfomance até parecida), uma b550m, 2x16 DDR4 3600mhz e um DeepCool AK620 (R$ 4300 no total), porém fico em dúvida do quanto devo investir e se estou investindo certo, se esses processadores que escolhi são certos para o setup e  vão ter vida longa decente para trocar para outras placas de vídeo possivelmente se essa se tornar inviável com os jogos que virem.
- Minha atual configuração é:

> RX 6600
> I5-4690
> ASUS Z97 MARK 2 
> VENGEANCE DDR3 2X8 1600MHZ
> CORSAIR RM750

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gkabriel Bom dia, sem dúvidas alguma recomendaria trocar esse core i5 muito antigo já, certamente trocando ele ganharia uns 30 fps ou até mais em jogos na Resolução full HD 1920x1080, poderia ter comprado um Ryzen no Aliexpress por 400 reais nem isso, mesmo assim recomendaria um Ryzen 5 5500 por 600 aqui no brasil e uma placa-mãe a320 aguentaria ele sem problemas, mas se puder pegue uma B450m, 16 gb Ram DDR4 tem no aliexpress por 140 reais, chance de ser taxado quase zero, paguei 130 na minha da Killsire,com frequência 3200mhz, comprando esse kit Ryzen + placa-mãe e memória Ram digo que gastaria em torno de 1300 reais ou menos, iria dar um bom Up no teu Setup !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Recomendação de upgrade para RX 6600: Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5800X3D?
6 horas atrás, gkabriel disse:

 optei por um r7 5800x3d (fiquei em dúvida se optaria pelo r7 5700x por ser mais barato e ter perfomance até parecida), 

 

Não é bem assim, o 5700X tem performance multi-tread geral similar ao 5800X - porém consumindo e e esquentando menos.

Porém em alguns jogos a performance do 5700X é entre o 5600 e o 5600X - isso porque o 5600X tem clock base maior, o que beneficia jogos com engine antigo, como CS:GO.

 

Já o 5800X3D é outra categoria, tem um desempenho - em jogos, já que ele se justifica para é para o "PC Gamer"; uns 20-25% maior.

 

O detalhe é que com uma RX 6600 o 5800X3D vai ficar sub-utilizado, para esta VGA o 5600 (sem X, sem G) esta de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como placa-mãe você cogitou A520 ou B550, mas como está também considerando valores, seria interessante mencionar modelos específicos, já que há muita variação de preço e qualidade em placas de mesmo chipset, e ficará mais fácil a indicação de melhores placas com melhores preços.
Lembrando que se optar por A520 estará abrindo mão do PCIE 4.0 (se é que isso importa para você).
Sobre o processador, não sei se pensa em recorrer ao aliexpress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, gkabriel disse:

@SAFEDISK o cooler master é ruim pelo preço? No meu gabinete só cabe 120mm, vale a pena o water cooler?

 

Cooler Master não é ruim, é que o SuperFrame - que é marca de fantasia da Terabyte para produtos OEM (white label); é mais barato.

 

WC de 120mm não vale a pena, a performance é praticamente a mesma de um air cooler de 120mm bom, ex. DeepCool AG400, AG500, porém custando mais caro.

 

Se o gabinete não tem suporte para um WC de 240mm, 360mm não vai ser adequado para um Ryzen 5800X3D e VGA forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, gkabriel disse:

@Crixus Champion Gigabyte A520M K v2, e se for pegar mais, uma tuf também a520

@Crixus Champion Ali está fora de cogitação, taxação é muito arriscada

 

Essa Gigabyte é básica, compensa se custar pouco.
E cuidado para não comprar A520 com preço de boas B450. As B450 precisam de BIOS atualizada para 5600 e série 5000, sendo necessário se informar com a loja se já vem atualizadas, embora acredita-se que lotes mais novos já vêm atualizadas.

Eu diria que o 5600 leva até RX 6900XT / RTX 3080 ti.




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, gkabriel disse:

@Crixus Champion Boas B450 seriam quais modelos? A steel legend da ASRock parece ser meio engana bobo mas aparenta ter uma construção muito boa e está custando R$ 700 reais, uma ASUS prime b550 custa 50 reais a mais, enquanto uma TUF a520 custa 620, e uma ASUS prime a520 uns 539

 

Existe mais de uma ASUS Prime B550... de qual delas você está falando exatamente?

A vantagem das B550 em relação às B450 é o PCIE 4.0. Alguns não se importam com isso, vai de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion A ASUS b550-a está 750, a ASUS b550-K está 800 reais,uma ASRock steel legend b450 está 700, e uma a520 tuf está 620. A variação de preço está baixa se for comparar entre uma e outra, como você disse, a diferença da b450 para a b550 é o pcie-4, mas esse vale 50 reais a mais? Além disso, a diferença de uma TUF a520 para uma b450 é baixa, creio eu, que seja a diferença de que uma faz OC e outra não. Ai gostaria de saber a mais custo beneficio entre essas 4. Pcie 4 não me importa muito, um Crucial p3 de 3500gb/s já me é suficiente, chega no limite do pcie 3 e tem um preço muito bom, além disso eu quero pegar marcas de mais qualidade nos produtos, então se fosse optar pela b550 que tem pcie-4, eu me obrigaria a gastar num SSD NVMe 4.0, que por sua vez é bem mais caro que outros NVMe's, pois comprar um 3.0 gastando mais na placa n vale a pena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A falta do nome exato nos leva a resultados inesperados. Se eu buscar por esse primeiro nome que postou o google dá como resultado a ROG STRIX B550-A GAMING.( Placa de 2 mil reais)


Mas eu sei que se refere a ASUS Prime B550M-A e ASUS PRIME B550M-K. Aliás, a ASUS PRIME B550M-K está custando 679 na Terabyte.
A série PRIME é a linha de entrada da ASUS de Placas-Mãe, e todas essas ASUS PRIME B550m são exatamente a mesma placa, com mesma construção e peças.


A ASUS PRIME B550M-K é a pior delas simplesmente por não possuir um dissipador de calor no VRM, que é aquela peça de alumínio do lado esquerdo do soquete.
A ASUS Prime B550M-A é a K com dissipador no VRM. Já a ASUS Prime B550M-A (Wifi) é a K com dissipador de VRM e WIFI.
Os preços como sempre são decididos nos dados, já que é comum uma mesma loja vender um produto pior mais caro do que um melhor.

Review da ASUS PRIME B550M-K LINK 
Esses testes levam as peças a níveis extremos, uma procura de pelo em ovo. Mas note que ela apresentou thermal trolling com o Ryzen 9 3900x em estresse já no clock padrão... talvez se tivesse o dissipador isso não ocorreria.

 

Review da ASUS Prime B550M-A LINK
Análise feita por brasileiro, serve para qualquer versão da PRIME B550M com dissipador de VRM.
Note que as temperaturas ficaram altas com o Ryzen 9 3900x no teste de estresse do blender, mas não ocorreu o thermal trolling.

 

Os 2 testes acima são situações atípicas, e não um cenário real. Os problemas sempre acontecem ao usar se processadores de alto TDP (105W) em estresse ou overclock. Para jogar no clock base não traria problemas mesmo com processadores de tdp 105, embora eu ache mais equilibrado comprar uma placa-mãe mais robusta aqueles que pensam em utilizar processadores de 105w de tdp.

 

Se faz questão do PCIE 4.0 é você que decide. Para Placas de Vídeo não há diferença, com exceção da RX 6500 XT, que teve melhor desempenho em 4.0, e é considerada um projeto ruim. Enquanto que com NVMe você já sabe. Outro detalhe é que Placas B550 dessa faixa de preço com 2 slots M.2, apenas um costuma ser PCIE 4.0, como é o caso das ASUS PRIME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 minutos atrás, gkabriel disse:

@Crixus Champion Olhando por dimensões menores, há algo que faça ir numa A520 mais bem construída ou numa B450? Como o modelo único ASUS TUF A520M Plus II, que tem um bom preço de 619,99 e construção e VRM notáveis, ou uma B450 de preço semelhante 

 

Essa ASUS A520M tem padrão de B450/B550 que são no máximo decentes, vindo com 4 slots de memória, vrm de 4+2 fases e dissipador.

Ela não conta com PCIE 4.0 por não ser B550 ou X570.

Possui apenas 1 slot M.2, o que tornará impossível usar mais de um NVMe, que estão cada vez mais acessíveis e dispensam qualquer cabo. 


Compatível com Ryzen série 3000 em diante (com exceção daqueles terminados em G ou GE). Ryzen 1ª e 2ª geração nem pensar.
Não é uma Placa para overclock ou testes intensos. Pessoalmente eu não usaria nada além do 5700x.
Se quiser economizar, vale os 600 reais. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!