Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Gamer DDR5 - Como montar um custo-benefício até R$ 8.000,00?


Ir à solução Resolvido por ecosta.rocha,

Posts recomendados

Bom dia pessoal! Recentemente me tornei pai, então por conta do dia a dia corrido eu acabei vendendo  meu pc. Só que as coisas estão se ajustando e estou encontrando cada vez mais tempo livre, e sinto falta de jogar!

 

Meu pc anterior era um Ryzen 5 5600x, 16 gb DDR4 mem 3200mhz (já estava querendo colocar 32GB), GTX 1660, b450m. Eu sempre rodei 1080p 60fps os jogos que gosto, que são Arpgs (PoE/D4) e Crpgs em sua maioria, mas a unica categoria de jogos que ignoro de verdade são esportes. 

 

Penso em daqui alguns meses montar um novo, só que to meio por fora, já tá valendo a pena montar um DDR5? Principalmente para pensar em upgrades futuros?

 

Se fossem montar algo o mais custo-benefício possível, o que montariam? Penso num orçamento de até uns 8k? Não sei se é possível com isso. To bem por fora.

 

Muito obrigado desde já! 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá, @ecosta.rocha! Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Primeiramente, muitos parabéns por ter se tornado pai! 🙂

 

Quanto ao computador, não há uma resposta simples, no momento, sobre DDR5 ser um bom custo-benefício ou não. Se, por um lado, as placas-mãe compatíveis com DDR5 e as RAMs ainda estão com valores elevados, por outro investir em DDR4 seria investir em tecnologia "morta". Mas, nessa equação, também entra outro fato: essas RAMs DDR5 vendidas atualmente ainda estão no começo da tecnologia, e é provável que em algum tempo sejam consideradas produtos de entrada diante dos novos modelos com frequências mais altas que virão.

 

Recentemente eu acabei fazendo um upgrade e pegando um kit com Ryzen 7 5700X. Ainda oferece muito desempenho pelo valor, e a RAM DDR4 está em uma baixa histórica. Talvez você considere a leitura do tópico interessante:

 

 

Atualmente, se couber no orçamento, creio que o Core i5 13600K seja a melhor opção de processador. Ele oferece um desempenho absurdo pelo valor (não é à toa que foi escolhido como o melhor processador do ano pelo Gamers Nexus). São 6 núcleos de desempenho, 8 de eficiência e 20 threads no total.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para PC Gamer DDR5 - Como montar um custo-benefício até R$ 8.000,00?

32 GB (2x16) DDR5 ainda esta relativamente mais cara, mesmo das mais básicas - 5200 MHz.

 

Memória Lancer XPG, 16GB, 5200MHz, DDR5, CL38 - R$ 379,99 x2 = 759,98

 

DDR4 3200MHZ ~27% mais barata.

 

Memória Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - R$ 279,99 x2 = R$ 559,98

 

O ganho de desempenho em jogos é na média 4%, DDR5 6000MHz vs DDR4 3600MHz.

 

Uma placa-mãe com suporte para DDR5 também vai ser mais cara, já um Ryzen 5 7600 está com bom preço ~R$ 1.460,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente eu montei um com as seguintes specs e gastei próximo de 8k.

 

Foi mais sorte que juízo? Talvez, todo o kit DDR5 veio do Aliexpress sem taxa e a gpu peguei uma usada de boa procedência, a 3070 ti. Se quiser ficar mais safe, por um valor similar se consegue uma 6750 xt que praticamente entrega uma performance muito próxima.

 

 

Specs_PC.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ecosta.rocha Eu diria que consegue montar um PC com I7-13700F por um valor bacana ainda, abaixo de 7k

Eu tinha montado uma planilha com umas peças mais intermediárias que eu achava bacana

Claro, com orçamento tanto para I7-10700F

e I7-13700F e com outras peças a parte com e sem vídeo pra ver se o valor bate algo bacana por um pouco mais de desempenho ou Vídeo integrado

No final fiz uma soma que apenas com 1 Pente de 16GB DDR5 (Imagino que iria aumentar pra 32 ficar em dual channel)

deu basicamente R$ 6.756,92, se pegar mais um pente vai ficar nos 7K provavelmente

Mas claro, isso misturando peças de vários sites diferentes e desconsiderando peças do Paraguai (que ficaria MUUUITO mais em conta nos meus orçamentos)

 

Pra ter noção seria algo relativo como

I7-13700F (Link)

Gigabyte B760M DDR5 (Link)

memória RAM DDR5 XPG Lancer 5200Mhz 16GB (Link)

Gigabyte P750GM 750W Full Modular Gold (Link) (Eu peguei essa mas imagino que tenha melhores, não tenho tanto conhecimento em fontes mas essa aparentava ter boas reviews na net)

WD Black SN70 NVMe M.2 1TB (Link)

Gabinete Ninja Saizo Mid Tower (Link)

Cooler DeepCool Gammaxx AG500 (Link)

e a 3050 MSI 8GB GDDR6 (Link)

 

Fiz ela ontem então não sei se chegou a mudar o valor de tudo, mas somando

e teoricamente pagando a vista ficaria na casa dos R$ 6800 por ai

1 hora atrás, KairanD disse:

Olá, @ecosta.rocha! Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Primeiramente, muitos parabéns por ter se tornado pai! 🙂

 

Quanto ao computador, não há uma resposta simples, no momento, sobre DDR5 ser um bom custo-benefício ou não. Se, por um lado, as placas-mãe compatíveis com DDR5 e as RAMs ainda estão com valores elevados, por outro investir em DDR4 seria investir em tecnologia "morta". Mas, nessa equação, também entra outro fato: essas RAMs DDR5 vendidas atualmente ainda estão no começo da tecnologia, e é provável que em algum tempo sejam consideradas produtos de entrada diante dos novos modelos com frequências mais altas que virão.

 

Recentemente eu acabei fazendo um upgrade e pegando um kit com Ryzen 7 5700X. Ainda oferece muito desempenho pelo valor, e a RAM DDR4 está em uma baixa histórica. Talvez você considere a leitura do tópico interessante:

 

 

Atualmente, se couber no orçamento, creio que o Core i5 13600K seja a melhor opção de processador. Ele oferece um desempenho absurdo pelo valor (não é à toa que foi escolhido como o melhor processador do ano pelo Gamers Nexus). São 6 núcleos de desempenho, 8 de eficiência e 20 threads no total.

Sinceramente eu acho o ponto que o Kairan levantou muito bom, mesmo que agora tenha um desempenho absurdo

as peças no geral estão muito caras pra DDR5, e tecnicamente ta muito barato as peças DDR4, você se tiver disponibilidade pra ir no Paraguai o Ryzen 7 5700X ta quase sempre na média de 1000 reais por ai, e tem um desempenho quase indiferente do Ryzen 7 5800X por um valor menor

no geral da facilmente pra montar um kit DDR4 por no máximo 4500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 09/08/2023 às 10:09, ecosta.rocha disse:

Bom dia pessoal! Recentemente me tornei pai, então por conta do dia a dia corrido eu acabei vendendo  meu pc. Só que as coisas estão se ajustando e estou encontrando cada vez mais tempo livre, e sinto falta de jogar!

 

Meu pc anterior era um Ryzen 5 5600x, 16 gb DDR4 mem 3200mhz (já estava querendo colocar 32GB), GTX 1660, b450m. Eu sempre rodei 1080p 60fps os jogos que gosto, que são Arpgs (PoE/D4) e Crpgs em sua maioria, mas a unica categoria de jogos que ignoro de verdade são esportes. 

 

Penso em daqui alguns meses montar um novo, só que to meio por fora, já tá valendo a pena montar um DDR5? Principalmente para pensar em upgrades futuros?

 

Se fossem montar algo o mais custo-benefício possível, o que montariam? Penso num orçamento de até uns 8k? Não sei se é possível com isso. To bem por fora.

 

Muito obrigado desde já! 😁

 

Seu PC é consideravelmente moderno, não compensa montar um novo ainda. Se for trocar algo é só a placa de vídeo, a qual já é um tanto inadequada em face das exigências de alguns dos jogos mais modernos. 

 

Lol, só vi agora que havia vendido o anterior. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!