Ir ao conteúdo

Estabilizador caindo em desuso.

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Saudação! Essa foto ai é de um estabilizador que tenho a cerca de 16 anos. Vocês podem me dizer se ele é de 300 v, ou 500 v (qual o melhor?)? Estou me informando que não se usa estabilizadores mais, se usa agora filtro de linha, pois as fontes modernas funcionam como estabilizadores. A fonte de meu computador é de cerca de 9 anos atrás. Nesse caso se enquadra no tipo de fonte moderna que faz o PC não precisar de estabilizador? Vocês recomendariam um filtro de linha com fusível? Muito obrigado. 🙄 

Estabilizador.jpg

• Coordenador
Postado
Em 10/08/2023 às 18:55, Brainiac019 disse:

Saudação! Essa foto ai é de um estabilizador que tenho a cerca de 16 anos. Vocês podem me dizer se ele é de 300 v, ou 500 v (qual o melhor?)? Estou me informando que não se usa estabilizadores mais, se usa agora filtro de linha, pois as fontes modernas funcionam como estabilizadores. A fonte de meu computador é de cerca de 9 anos atrás. Nesse caso se enquadra no tipo de fonte moderna que faz o PC não precisar de estabilizador? Vocês recomendariam um filtro de linha com fusível? Muito obrigado. 🙄 

Esse estabilizador  da sua foto é de 300 W.

As outras dúvidas, é respondida nos links que o @Gabriel Torres indicou.

• Obrigado 1
Postado

@Gabriel Torres eu vi o primeiro vídeo, o segundo não assisti todo. A fonte de meu computador é de cerca de 9 anos atrás. Nesse caso se enquadra no tipo de fonte moderna que faz o PC não precisar de estabilizador? Você recomendaria um filtro de linha com fusível, um nobreak, ou ligar o PC direto na tomada? No caso de um nobreak você poderia especificar qual seria melhor para mim? No caso de um estabilizador ele pode estragar o PC (ou isso é raro de acontecer?), ou só faz desligar o PC? Muito obrigado e desculpa não ver todo o material que me mandou, eu estou meio na correria aqui. 👍 

Postado

@Brainiac019 Esse estabilizador aí é de 300VA = 150W.

Livre-se do estabilizador, compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper e seja muito bem vindo ao século XXI.

Só tome cuidado antes de  ligar a fonte sem o estabilizador se a chave seletora vermelha está sentada na tensão aí da sua casa.

• Obrigado 1
Postado

@Tiberio Eu já estou procurando um filtro de linha da Clamper para comprar. A fonte de meu computador é de cerca de 9 anos atrás. Será necessário trocar a fonte? Ou você acha ela moderna pelo tempo que tenho. Desculpa não abri o PC para te mandar uma foto. 

3 horas atrás, Tiberio disse:

Só tome cuidado antes de  ligar a fonte sem o estabilizador se a chave seletora vermelha está sentada na tensão aí da sua casa.

Não entendi o que quis dizer. Veja a foto da chave da minha fonte. Eu posso deixar ela do jeito que esta para conecta-la ao filtro de linha da Clamper? Muito obrigado pelo suporte. 👍

Fonte.jpg

Postado
57 minutos atrás, Brainiac019 disse:

Não entendi o que quis dizer. Veja a foto da chave da minha fonte.

Na sua região a energia é 110V ou 220V ?

Se for 110, deixa a fonte em 115V mesmo.

Se for 220V, mude a fonte para 230/235V.

58 minutos atrás, Brainiac019 disse:

Eu posso deixar ela do jeito que esta para conecta-la ao filtro de linha da Clamper?

Sim e Não.

O filtro de linha não irá converter a energia na saída.

Nele entra 127V, da tomada, e sai 127V na saída.

Se na sua região for 110V, pode sim deixar a fonte em 115V.

Compre sim um filtro de linha de qualidade, já deveria usar, aposente o uso de estabilizadores, atualmente não servem para nada, a não ser peso de papel, escoro de porta e queimar eletrônicos.

Pede para alguém verificar a tensão da sua tomada, onde liga o pc, para saber se é 110V ou 220V, as vezes vem discriminado também na conta de luz.

• Curtir 2
Postado

@Brainiac019 Fonte ainda com a maldita chave seletora vermelha, projeto do século passado, futuramente troque ela por uma moderna sem chave seletora, seu hardware agradece.

Filtro de linha Clamper 

27 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Pede para alguém verificar a tensão da sua tomada, onde liga o pc, para saber se é 110V ou 220V, as vezes vem discriminado também na conta de luz.

Talvez a lista abaixo resolva o problema👇

Tensão Nominal Brasil

• Curtir 2
Postado

@Tiberio agora eu vou passar a bola para o técnico do meu computador, para trocar a fonte por uma mais moderna (na verdade quero dar um upgrade no computador todo). Filtro de linha da Clamper vou comprar dois, pois um é para o PC, o outro para o notebook, que usa um filtro de linha da Force Line que parece não ser muito bom. Se vocês puderem sugerir uma marca de "fonte" boa ai, passem o nome para mim. Melhor uma de quantos w? Aqui onde estou na Bahia a tensão nominal na minha cidade eu tenho certeza que é 220v, não preciso nem pedir para alguém medir. Muito obrigado a todos...tem ajudado demais. 💓🙂

• Curtir 1
Postado

@Brainiac019 Você sabe informar a configuração desse computador ? Quais peças ele tem, processador, placa-mãe, HD, leitor de DVD, memória RAM.

Você pode usar o CPU-z para isso, algumas informações será mostrada.

Eu salvei uma versão do CPU-z no meu drive, é portable, não precisa instalar.

https://drive.google.com/drive/folders/16e8Z4hKUZZuyzvjAGMCi12kGe3fOVwYI?usp=drive_link

Sabendo qual é a configuração, fica mais fácil recomendar algo, e eu recomendo dizer quanto pode gastar, em números.

3 minutos atrás, Brainiac019 disse:

eu vou passar a bola para o técnico do meu computador, para trocar a fonte por uma mais moderna

Pegue uma fonte que for recomendada por aqui, e pede para o técnico instalar.

Não pegue sugestão de fontes dada por técnicos, pois se depender dele, ainda será recomendado o uso de estabilizadores, item esse que você já irá tirar do pc e colocar algo que é muito melhor para a proteção, um filtro de linha.

• Curtir 1
Postado

Pelo seu PC - como ele é bem básico e não é um PC Gamer (Atual que consome Muito) 
Se você não for Fazer UpGrade 

Da pra recomendar uma fonte com menos Watts - Caso a Grana esteja curta.

Sobre UpGrade não recomendaria Não.

Pois pra você trocar o Processador seria Tipo pra um I7 3770 que hoje custa no Minimo 300 reais usado e bem usado e Hoje qualquer i3 atual tem 3 vezes mais performance que ele.

você estaria trocando , praticamente não iria mudar muita coisa , gastaria dinheiro e ainad ficaria com o antigo processador parado.

Só pra você ter uma ideia uma Ryzen 5 1600Af usado é claro você acha até por menos de 200 reais - Ou Ryzen 2400G que teria mais desempenho que seu pc completo ja que o 2400G ja vem com placa de Vídeo nele e acha ele 200 pratas ja com Placa - PC básico 

Ja rodaria alguns games em HD e os MMO free to plays básico - Ou Kits Xeon tem KIT Completo com memória placa-mãe e processador por menos de 300 reais e TB ja seria bem melhor que você mudar o I7 

Claro seria com peças usadas , mas o seu upgrade tb seria e você gastaria mais pra ter menos resultado.

Na questão de UPGRADE talvez a dica que eu dei seja a melhor opção.

Se for só a fonte - segue a Oipnião da galera ai - usava fontes genericas LAAAAAAAAAA atras e sempre o pc queimava todo o semestre ia parar no tecnico quando coloquei uma fonte melhor parou de dar problema o pc.

Não sei se ajudei ou compliquei abração

• Curtir 1
Postado

@Brainiac019 Uma fonte de 400~450W será suficiente.

Eu recomendo a Pylon de 450W da XPG, e também tem a MancerThunder de 400W, ambas sendo boas opções.

Você pode optar sim por fontes de 500~550W, tendo a Pylon de 550W, e Nidus 500 da Pichau, além claro da MSI MAG A550BN.

A escolha de não usar estabilizadores ainda se mantém no uso dessas fontes, todas elas funcionam em tensoes de 96 a 264V, o 220V está nesse meio.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth muito obrigado a você e a todos que me orientaram nesse fórum. Para breve estarei comprando uma das fontes que sugeriu. Eu pergunto para vocês...seria mais vantajoso dar um upgrade no meu computador (vocês tem os dados sobre a minha maquina), ou comprar um computador novo? Posso gastar em torno de R$2.000,00 até aproximadamente R$3.000,00. Pretendo deixar o computador muito veloz mas não quero usar processador/ memória SSD (não sei a diferença de processador e memória SSD). Prefiro HD pois armazeno muitos dados no computador. O meu computador não precisa ficar um tipo gamer, mas quero que rode velozmente o Windows 10, e Windows 11, e eu consiga trabalhar bem com Photoshop, Corew Draw, Corel Photo Paint e programas similares. Tenho instalado no PC o jogo The Smurfs - Mission Vileaf (um jogo que roda no Xbox e Play Station), mas eu nem ligo, só para dizer que tenho o jogo. E...é isso...espero não ter esquecido nada. 👐🙂

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, Brainiac019 disse:

Eu pergunto para vocês...seria mais vantajoso dar um upgrade no meu computador (vocês tem os dados sobre a minha maquina), ou comprar um computador novo? Posso gastar em torno de R$2.000,00 até aproximadamente R$3.000,00.

Na minha opinião vale a pena montar um.

Pois você escolhe as peças que quer, e mesmo que não destine o pc 100% para jogos, nada lhe impede de montar um pc bom a nível de poder jogar sem muita preocupação.

Um pc pode ser usado para várias aplicações, um pc vendido ou dado como "gamer" também pode ser usado para trabalho.

47 minutos atrás, Brainiac019 disse:

Pretendo deixar o computador muito veloz mas não quero usar processador/ memória SSD (não sei a diferença de processador e memória SSD).

Processador, memória RAM e SSD são coisas diferentes.

Processador no caso do seu pc é o i5 3340, esse é o processador dele.

SSD é para armazenar dados, igual o HD, também podendo ser chamada de memória do pc, embora um SSD ou HD, seja memória que armazene a longo prazo, enquanto a memória RAM só armazena dados a curto prazo, esse último é só enquanto o pc está ligado.

E memória RAM, é para outras funções no funcionamento do pc.

Postado

@Brainiac019 Montar um novo.

Comprar placa-mãe, memória RAM, processador, HD, SSD, gabinete, e fonte novos para usar.

No caso a fonte será removido da necessidade de compra, pois já vai pegar.

E claro, uma placa de vídeo se o processador escolhido não tiver vídeo integrado.

• Curtir 1
Postado

@Brainiac019

Olá - Vou dar algumas sugestões - Loja Pechau , 2230 Reais a Vista 

Ele é um Ryzen 5 5600G ( é uns dos melhores Processadores custo beneficio) 
Esse Processador já vem com Placa de vídeo que Roda Todos joguinhos mais simples 

Pra você ter ideia ele roda até Resident Evil 4 Remaker em 720p a 30Fps - Então jogos mais leve da Geração do Ps4 ele da conta de maneira moderada.

Ele tem 16GB DDR4 que hj em dia é suficiente.

Ele tem um SSD 480GB e SSD deixa a maquina bem veloz.

Ele ja vai com FONTE MANCER 400W essa fonte passou no Teste TECLAB então é boazinha.

Link - https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-selene-ii-amd-Ryzen-5-5600g-16gb-DDR4-SSD-480gb-41336

Aqui um teste do  SMURF rodando no Ultra a 900P - Mais ou menos nesse Ryzen - Claro você pode colocar no médio e garantir mais fluides.

Ai o resto é gosto , se você tiver mais margem de grana.

Caso a grana esteja curta tem esse 1700 a vista Ryzen 5 4600G 16Gb 480gb SSD - Fonte você manda eles por a mancer  acho que vai rodar o smurf mais ou menos igual o Vídeo acima.

Esses dai são custo beneficios , lembrando que é so o PC sem teclado mouse ou monitor , vai gabinete fonte memória etc.

Mas ai é só exemplo -

Da pra montar comprando peça por peça , e fazer um pc Gamer topzinho 

Topzinho barato da pra Montar Ryzen 5 4600G - 16GB Fonte placa-mãe basica SSD gabinete você monta com menos de 1500 reais e 1300 você acha a rx6600 que ia você roda tudos os jogos no máximo de boa ou uma GTX 1660 super 1000 reais 

Daria 2500 reais ia tb seria um PC top , melhor que o meu e olha que sou Gamer kkk 

Ou investir os 3000 e montar com carinho coloquei ate uns 2500 que deixei margem de 500 reais - pra você otimizar seu pc colocar mais coisas ,   margem pra teclado mouse etc.

Aqui ta uns testes do Ryzen 5 4600G que mandei o kit mais barato - vai rodar mais ou menos assim e aqui o pessoal ta testando os jogos MAIS PESADOS os mais leves rodam de boas.

Ai tu ve , tens uns caras que rodam os jogos em FULLHD ai é força a amizade ele é mais pra rodar em 720p ou maximo 900p pra ir de boas.

Abraços e fiquem com deus , qualquer duvida e so marca ai 

*EDIT so lembrando dei exemplos de Maquinas BARATA que ja rodam alguns joguinhos , mas da pra Otimizar com placa de Vídeo como uma GTX 1660 super ai fica lindo - sem a placa de Vídeo vai rodar os jogos , mas em HD e 900P como os exemplos acima , sendo ok , estamos entendidos 

• Curtir 1
Postado
Em 16/08/2023 às 11:33, Elder Nauvirth disse:

@Brainiac019 Uma fonte de 400~450W será suficiente.

Eu recomendo a Pylon de 450W da XPG, e também tem a MancerThunder de 400W, ambas sendo boas opções.

Você pode optar sim por fontes de 500~550W, tendo a Pylon de 550W, e Nidus 500 da Pichau, além claro da MSI MAG A550BN.

A escolha de não usar estabilizadores ainda se mantém no uso dessas fontes, todas elas funcionam em tensoes de 96 a 264V, o 220V está nesse meio.

Elder...esse conector da foto entra nestas fontes que você me sugeriu? Até onde eu sei ele é um cabo tripolar atualizado. Eu tenho dois deles. Precisa ser de marca e tal?  Só mais uma duvida. O nobreak esta descartado no meu caso? O melhor seria filtro de linha mesmo?😐Conector.thumb.jpg.a52c5a0be8e28f5d91df8e754c6f03ed.jpgConector.thumb.jpg.2c38672cf48490458e8354fcaf38066b.jpg

Postado

@Brainiac019 Sim, esse cabo se conecta na fonte, apenas o conector que está a esquerda na foto, aquele que tem 3 furos.

O formato do conector não muda desde que foi inserido nas fontes.

A única coisa que terá de diferença é que não dá para ligar o cabo de alimentação do monitor em uma tomada direto na fonte.

Fontes de baixa qualidade vem assim em boa maioria das vendidas.

20210811_164931-03f5bb13a23d1a35f1162880

Das recomendadas, a parte onde conecta a alimentação delas, que vai para a tomada, será assim:

fonte-xpg-core-reactor-850w-80-plus-gold

O conector ainda encaixa, só está colocado de lado.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio Só mais uma duvida. O nobreak esta descartado no meu caso? O melhor seria filtro de linha mesmo? Desculpa mas preciso perguntar...quero ir certeiro no que for melhor para meu PC. Muito obrigado. 😐

Postado

@Tiberio

...eu li tudinho e conclui que o filtro de linha é melhor que o nobreak.

Segue trecho do texto que me passou: “É o surto de tensão provocado pelo desligamento de uma carga indutiva. Imagine a rede elétrica, ao perder a energia, milhares de cargas indutivas por ela alimentadas poderão gerar surtos potencialmente danosos. Isso dai se resolve com proteções contra surtos, varistores, dispersores a gás, elementos que se encontram dentro de bons filtros de linha/proteções contra surtos.”

Contudo, o filtro de linha mesmo sendo de qualidade não vai deixar passar ruído, surtos e demais anomalias da rede elétrica assim como o o short-break? 😐

E...eu vou pedir para você por favor dar uma olhada no filtro de linha no link que estou postando, e me dizer se acha ele adequado, pois pretendo compra-lo. Muito obrigado. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2633513191-filtro-de-linha-regua-5-tomadas-clamper-dps-energia-5-bivolt-_JM?matt_tool=14372353&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14302215552&matt_ad_group_id=150145935327&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=649558500191&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=548784179&matt_product_id=MLB2633513191&matt_product_partition_id=2016650230047&matt_target_id=pla-2016650230047&gclid=CjwKCAjwxOymBhAFEiwAnodBLEXrsgtIOx_O3wlq2Bxy4Z06UJQIW2FSs6yZcwNs0yxFHd3StKkKhhoCjMcQAvD_BwE

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...