Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistência Equivalente na Associação de Resistores em Paralelo


Mr.Phantom
Ir à solução Resolvido por caolne,

Posts recomendados

Olá, tudo certo?

 

Tenho uma dúvida simples que me deparei quando estava estudando sobre esse assunto...

Notei que dois resistores com a mesma resistência costumam oferecer metade de sua resistência.

             Ex. 2 resistores de 10k em paralelo oferecem 5k de resistência; enquanto que 2 resistores de 5k em paralelo oferecem 2,5k de resistência.

 

Mas o mesmo não acontece quando uso um resistor de 10k e um resistor de 1k; totalizando aproximadamente 900 ohms... Porque isso acontece? Fiquei curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A formula da associação de resistores em paralelo é (R1xR2)/(R1+R2)

 

exemplo com dois resistores de 10K:

10.000 x 10.000 = 100.000.000

10.000 + 10.000 = 20.000

100.000.000 / 20.000 = 5.000

 

exemplo com resistores de 10K  e 1K

10.000 x 1.000 = 10.000.000

10.000 + 1.000 = 11.000

10.000.000 / 11.000 = 909,0909....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção Caroline!

 

Exatamente! Também consegui chegar nessas conclusões a partir do mesmo cálculo que você apresentou...

A dúvida que ficou é, já que dois resistores (iguais) de 10k oferecem 5k de resistência (a metade)...
           porque então um resistor de 10k e um resistor de 1k (diferentes) ofecerem 900 ohms ao invés de oferecerem 5,5k ohms (metade)?

 

Sei que pode parecer bobo, mas fiquei meio confuso com esse fenômeno kkk'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... Pensando aqui também eu estava com um pensamento lógico errado...

 

No exemplo dos de 10k eles oferecem um quarto da soma para ser mais exato, não é a metade...

             10 + 10 = 20/4 = 5k   // enquanto que  10 + 1 = 0,900k

 

Mas também não é via de regras... Pelo fato de existir o resistor de 1k, obrigatoriamente a equivalência vai ser menor que 1k...

 

Entendi perfeitamente agora. Valeu Caroline!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Mr.Phantom disse:

A dúvida que ficou é, já que dois resistores (iguais) de 10k oferecem 5k de resistência (a metade)...
           porque então um resistor de 10k e um resistor de 1k (diferentes) ofecerem 900 ohms ao invés de oferecerem 5,5k ohms (metade)?

 

Sei que pode parecer bobo, mas fiquei meio confuso com esse fenômeno kkk'

Não é bobo não.

Tem a ver com as correntes envolvidas.

Como estão em paralelo, possuirão a mesma tensão em seus terminais (vou chamar de V), porém um resistor de menor valor deixará passar maior corrente.

Como já existe este resistor, então tem-se já uma corrente, que chamarei de I1.

No outro resistor vai passar mais outra corrente, que chamarei de I2 .

O resistor equivalente (Requ) será a tensão entre eles (V), dividido pela soma das correntes (I1 + I2).

Requ = V / (I1 + I2)

Mas I1 = V / R1 e I2 = V / R2

Então a equação Requ = V / (I1 + I2) pode ser reescrita como segue

Requ = V / [( V / R1) + (V / R2) ].

Simplificando a expressão (cortando V) ...

Fica

Requ = 1 / [(1 / R1) + (1 / R2)]. Com uma pequena manipulação matemática, chega-se em...

Requ = (R1 * R2) / (R1 + R2) , ou produto dividido pela soma das resistências.

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, agora ficou sem sombra de dúvidas. Entendi totalmente!

 

Não tinha levado em consideração esses fatores da corrente que passa por eles; passou despercebido!

 

Obrigado pela explicação detalhada, espero que essas explicações de vocês ajude mais pessoas aqui no forum!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal explicou de forma bem técnica e muito bem. Mas vou tentar complementar c/ a explicação p/ leigos que entendi.

Pense no resistor como um cano de menor diâmetro. Quanto maior a resistência do resistor, menor o diâmetro e passa menos água dentro dele (no caso do resistor passa menos energia por ele)
Se você colocar 2 "canos" em paralelo, vai passar o dobro de "água" por eles. O mesmo ocorre c/ a energia no resistor.
AO juntar "canos" diferentes, a passagem também será menor no resistor de maior valor, por isso ele baixa pouca coisa a média do resistor de menor valor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!