Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal! Tenho um i7 11700 é uma RTX 3060 , o que pra mim já seria uma boa config pros jogos que eu jogo, porém sinto que a máquina não está proporcionando se desempenho máximo. O exemplo seria valorant( acontece com outros também, mas valorant deveria rodar com mais de 300 fps no meu setup) que é o jogo que mais jogo,  não consigo pegar 144fps sem ter quedas, e já vi configs “inferiores” pegarem 240fps. Dei uma pesquisada e vi que a placa-mãe podia estar limitando o desempenho do meu cpu, já que é uma placa-mãe de entrada e um processador um pouco mais forte( uma h510m-DA mancer). Me deem opiniões pessoal, estou certo quanto a pensar em trocar essa placa-mãe? Se sim, falem alguma que me atenderia bem e resolveria meu problema por favor, sou um pouco leigo.

Postado

@Brenorkb Acho que o problema pode ser a sua CPU mesmo, o Core i7 com a RTX 3060 não é uma combinação muito legal, gera o famoso "bottleneck" ou gargalo. Ele sim tem uma perda de desempenho em vários jogos, o I7 de 11º por mais que tenha uma boa descrição aos olhos, ele só consegue lidar com jogos que não requisitem tanto da CPU:

Acho difícil o problema ser na placa (apesar dos produtos da Mancer também não serem de qualidade). Acho que o correto mesmo seria trocar o processador.

Postado

@SAFEDISK qual processador seria o ideal? Eu teria que trocar de placa-mãe dependendo do processador certo? Complicado é que eu gastei quase 2k pra comprar esse i7 e não tem nem 3 meses, antes eu tinha um i5 de mesma geração, os fps não mudaram em nada e eu ainda tinha os mesmos problemas 

• Moderador
Postado

@Brenorkb É um bom processador, isso não devia tá acontecendo. Monitora as temperaturas do seu sistema durante o jogo, GPU, CPU, frequências, uso de memória etc. Se as temperaturas do i7 não estiverem muito altas (inclusive que cooler você tá usando?), é possível que o problema seja a placa-mãe de entrada que não foi pensada pra levar um i7.

Qual o modelo da sua fonte?

Ah sim, pra monitorar seu sistema pode usar o MSI Afterburner.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada Me esqueci de colocar no post essa informação sobre temperatura. Ja havia postado algo parecido aqui e me disseram isso, fui monitorar e está tudo certo com as temperaturas de todo o hardware(chequei as memórias ram também e tudo ok, inclusive um técnico viu o pc e disse que estava tudo certo, por isso que estou achando que pode ser a placa-mãe, só tenho medo de comprar uma à toa. Estou perdendo noites de sono com isso kkkk

vou te mandar a foto da fonte que eu tenho, pra ser específico 

IMG_0370.jpeg

• Coordenador
Postado

@Brenorkb Seu processador não é o problema. O Core i7 suporta placas até muito mais potentes que a RTX 3060 com muita folga. Certamente tem algo errado aí.

Verificou as temperaturas dos VRMs da placa-mãe? Ela nem tem dissipadores e pode ser o problema sim... E esse i7 puxa um bocado de energia.

Essa fonte também é suspeita e pode ser o problema. Todas as fontes dessa marca testadas até o momento foram ruins. Essa daí tem PFC ativo pelo visto, o que é até milagre.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Brenorkb Eu não encontrei informações sobre essa fonte específica, mas eu sei que a Duex não é confiável, com modelos que não entregam a potência que prometem. Essa fonte eu trocaria por uma de mais confiança, como a MSI MAG A650BN, tava numa promoção boa na Kabum mas agora voltou o preço normal. Também recomendo essa fonte aqui: NZXT C650 Semi modular, tá com um desconto bacana.

Postado

@KairanD já medi todas as temperaturas com um software, mas não entendo muito bem, vou deixar uma foto aqui da temperatura da placa-mãe que medi esses dias enquanto estava jogando.

Desde já agradeço a todos que estão tentando me ajudar! 

IMG_0294.jpeg

Postado

Sim, a placa-mãe  OEM (white label) está limitando o CPU.

O abacaxi da 11a. Geração teve um modesto ganho de performance - relativo a 10a.; baseado no aumento do consumo.

O  CPU demanda placa-mãe com bom VRM para manter clock alto e Boost.

Se quiser entender melhor a questão veja os vídeos que o Hardware Unboxed fez em 2021 a respeito, com placas-mãe - de marcas renomadas; "capando" o CPU em até 30%, por deficiência do VRM.

Você precisa de uma placa-mãe "parruda" ex ASUS TUF B560, ASRock B560 PRO-4 para CPU 11a.

Então ao invés de gastar com placa-mãe para uma geração obsoleta - LGA1200;  é  mais lógico vender esse i7-11700 e placa-mãe e comprar um kit LGA1700 e um i5-13600KF, que supera esse i7 da 11a. por boa margem.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada Deve ser a quinta pessoal já me recomenda uma fonte melhor, acho que está na hora de pensar em trocar lkkkkkkk. Mas todos falam da placa-mãe bem “furreca” também, o que eu deveria dar prioridade? Acredito que a fonte duvidável, estaria influenciando mais no desempenho da GPU certo? O que não parece ser o caso, pois em diversos jogos eu coloco na qualidade gráfica máxima e na mínima e não tem praticamente nenhuma oscilação de fps, o que dá a entender que é culpa do processador. Vou trocar a fonte de qualquer jeito, mas talvez a placa-mãe seria o principal agora, ou eu estou errado?

@1lokos perfeito. Porém pra eu vender o i7 eu teria que ficar um bom tempo se usar o computador até juntar dinheiro pra comprar um novo kit, e eu também uso o pc pra trabalho, pra mim não seria uma opção tão boa… 

Trocando de placa-mãe pra essa que você me sugeriu, eu resolveria o meu problema? Quero apenas jogar o valorant com um 240hz e alguns jogos de campanha mas nada de exagero 

• Moderador
Postado

@Brenorkb Complicado é que tá difícil de encontrar uma placa-mãe LGA 1200 que dá pra ter certeza que será boa pro seu processador, porque é um socket mais antigo e agora o mercado tá abarrotado de LGA 1700, AM4 e AM5. E mesmo encontrando o preço provavelmente vai estar salgado. Mas respondendo a sua pergunta, provavelmente resolveria seu problema se você conseguir uma placa-mãe B560 de qualidade. E sobre a questão da fonte, mesmo que talvez nesse problema específico não seja culpa dela, eu ainda a trocaria primeiro ou simultaneamente, não deixaria pra depois. Pensa que se você conseguir uma placa-mãe nova e ter seu i7 e 3060 trabalhando a todo vapor você vai querer uma fonte que dá pra confiar alimentando esses caras.

Reiterando sobre o cooler, se você tiver utilizando o cooler que veio com seu i7, ele simplesmente não aguenta o tranco, vai limitar a performance do seu processador mesmo com fonte e placa-mãe boas

Postado

@Batata Defumada andei pesquisando algumas placas… https://www.terabyteshop.com.br/produto/18908/placa-mãe-gigabyte-b560m-gaming-HD-chipset-b560-intel-LGA-1200-matx-DDR4?gclid=CjwKCAjwloynBhBbEiwAGY25dH0mNa-Iomq-_AvNQm6sV9R67DWmuqSPC_JAx8sdHvXlJqf50BHdjxoCqJwQAvD_BwE 

essa é um exemplo, achei por um bom preço… mas não sei se serviria, tem outras bem

mais caras. Tenho a intenção de trocar fonte e botar um water cooler também, mas acredito que a placa-mãe seja prioridade, provavelmente vou comprar com a fonte junto 

Postado

Uma atualização pessoal… cheguei em casa e fui monitorar com o msi afterburner e percebi que o uso da minha GPU fica oscilando entre 30 e 50% ao jogar, e utilizando  entre 40 e 60w de energia. Enquanto o processador fica mais em uso do que a GPU, com porcentagens maiores e consumo de watts também… Qual pode ser o problema? Aliás, tem algum problema? 

• Moderador
Postado

@Brenorkb Por acaso a RTX 3060 é a primeira placa de vídeo do seu setup ou você tinha outra placa de vídeo anteriormente? Eu só pergunto isso devido a um possível conflito de drivers de vídeo, que se fosse o caso eu recomendaria usar o DDU, mas isso é bem improvável então esquece disso por enquanto. Só tenha certeza de que está com os drivers mais recentes instalados através do GeForce Experience.

Continuando, vai no Painel de Controle da NVIDIA (NVIDIA Control Panel) e aí navegue pelas Configurações 3D > Gerenciar as configurações 3D > Configurações globais > Modo de gerenciamento de energia (escolhe Preferência por desempenho máximo).

Aproveita e vai em Configurações do Programa, seleciona o executável do Valorant, por exemplo, e aí em GPU com renderização OpenGL você escolhe a RTX 3060. Isso é só pra garantir que o jogo não vai inventar de utilizar a integrada do seu processador em vez da sua placa de vídeo dedicada.

Eu nunca descarto um eventual problema físico também, no sentido da instalação dos componentes, por exemplo você chegou a retirar e recolocar a sua 3060, só pra garantir que tá bem encaixada, os conectores de energia dela estão corretamente encaixados, sem folgas (tanto na própria placa quanto na fonte)? Vale a pena checar.

Se quiser também ir nas opções de energia do Windows e escolher o modo de Alto Desempenho. Tudo isso só pra tentar garantir que a 3060 não tá sendo subutilizada por causa de opções de energia.

Postado

@Batata Defumada na verdade ja é minha terceira placa de vídeo, minha primeira foi amd e a outra foi NVIDIA também, mas os drivers estão instalados corretamente e atualizados. Quanto a montagem, foi um técnico que fez então acredito que esteja tudo certo, já as configurações de energia, eu já coloquei em desempenho máximo pelo Windows, só não fiz ainda como você disse, pelo painel NVIDIA 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!