Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, seguinte, estou com esse rádio Philips aqui que não sai som no modo FM nem no toca fitas. O AM está com som normal. O toca cds está com um problema e não gira, mas esse eu quase não uso. Gostaria de tentar reparar o Fm e o toca fitas. Detalhe, ele liga, em todos os modos, o toca fitas também está girando em todas as funções, REW, FF e PLAY. Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?

20230822_144414.jpg

Postado

Meu chute vai para a chave que seleciona as funções. 

Pode estar solta ou suja. 

Pra limpar é um pouco complicado, precisa de um pouco de experiência com a coisa. Tem que tirar, desmontar e dar uma lixada nos contatos. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Também pode ter saído de sintonia. Mexa com cuidado e conhecimento de causa nos ajustes de bobinas/indutores

• Curtir 1
Postado

@Henrique - RJFiz isso, na placa toda, teve um tempo que o FM pegou, mas parou, e agora mesmo refazendo isso não obtive som. O toca fitas está saindo som agora. @Renato.88 Vou mandar uma foto da chave, pelo modelo dela, eu já tentei abrir uma dessa uma vez, mas o resultado foi que perdi a chave. Aqueles contatos que ficam na parte movel não fixavam legal depois que abri, será que vale a pena? Passei um limpa contato como o Henrique disse, nela também e fiz o movimento várias vezes, mas não resolveu Detalhe: ela é de 14 polos. @.if Sobre os ajustes, vou te mandar uma foto, parec que esse rádio é um pouco diferente dos mais antigos. Fato é: como ele tem sintonia digital, sem capacitor variável. Não sei bem quais componentes a verificar. Parece que ele tem uns osciladores cerâmicos de Fi, para o FM, mas bobinas "parece" que só para o AM. Além de uns trimmers de RF. Tem alguma dica para testar essa parte, nesse caso?

20230824_102437.jpg

20230824_102451.jpg

20230824_101703.jpg

20230824_101710.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De fato sua chave aparenta oxidação por fora. Pode estar por dentro também. Se achar que deve/pode, tente desmontar e verificar os contatos.

Há bobinas identificadas relacionadas ao FM. Mas não são muito mexíveis por meros mortais. Arrisque-se se achar que deve ou se tudo estiver perdido. Vejo também oxidações generalizadas.. experimente limpar com álcool isopropílico ou do gênero.

Por fim, vejo trilhas muito próximas. Podem ter sofrido com uma tal perturbadora eletro migração ao longo dos anos. Passe com vontade uma agulha entre elas

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Jhonatan de Freire Turco disse:

Aqueles contatos que ficam na parte movel não fixavam legal depois que abri, será que vale a pena? 

Pois é, como eu disse acima. É meio ruim de mexer. 

Mas primeiro deve testar a continuidade da chave com o multimetro pra ter certeza que é ela. 

2 horas atrás, Jhonatan de Freire Turco disse:

Tem alguma dica para testar essa parte, nesse caso?

Como é sintonia digital, dificilmente sai da frequência correta. 

Recomendo não mexer nas bobinas. 

Importante saber se no circuito do rádio chega a alimentação e como o AM funciona, talvez os botões e o circuito que fazem a mudança de faixa não estejam funcionando. 

• Curtir 2
Postado

@.if e @Renato.88 Realizei uma limpeza em toda placa com álcool isopropílico, apliquei com mais atenção a chave também, porém não obtive resultado. Testei a continuidade da chave, e parecia que havia algo errado, mas antes de arriscar soltá-la a e abrir, passei a agulha entre as trilhas referentes a ela (esse rádio tem muitas trilhas extremamente próximas de fábrica), se isso tiver ocasionado a tal eletro migração, acho que já era. Ressoldei os pinos da chave, e mais alguns pontos suspeitos, porém pós essas coisas, nada de resolver. Retirei a chave, limpei os contatos, que tinham sim algum zinabre, e montei, e o contato dela melhorou. Mas sem resolver o problema. Testei os botões de mudar estação e troca de banda, e estão funcionando devidamente. Ressoldei-os por precaução. Teve um momento que até pegou o FM, mas só por um momento, depois de eu remontar a chave, mas pouco depois não pegou mais novamente, como antes, o que indica que o problema persiste. 

20230828_090251.jpg

• Membro VIP
Postado
Em 24/08/2023 às 13:28, Renato.88 disse:

Como é sintonia digital,

... analise agora o entorno do ci que controla isso. Ressolde/limpe/etc.

FM funciona bem se tiver antena. Analise sua conexão - um simples fio e sua trilha geralmente até um capacitor. Meça/troque/etc

Desistir é pros fracos 😁

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@.if Encontrei esses dois capacitores smd aqui, (em roxo) que estão ligados diretamente com o pino 43 do CI TEA5757H para a antena, que não estão constando capacitância, mas, minha dúvida é se tem como medir sem tirar do circuito. Esse transistor A7> (em amarelo) também tem ligação com o circuito após os capacitores. E consta continuidade em todos os pinos, independente da posição das ponteiras do multímetro. Por fim a antena é ligada ao aterramento do circuito do rádio e todos os pinos desse transistor tem continuidade com o terra. O fio da antena está colocado no conector (em vermelho), e ainda tem antena telescópia original no rádio. @Renato.88 Vou verificar com mais atenção para ver se encontro algo. Já estou ressoldando varios pontos suspeitos, mas até o momento não encontrei nada. 

20230913_100652.jpg

• Membro VIP
Postado

De fato o em vermelho está sinistro. Se for a entrada de antena parece estar aterrando ela. Por isso o curto no amarelo. Remova o curto pra ver. O roxo não tem como medir pois os capacitores podem ser de baixo valor e estão em paralelo com o circuito.

Algo me diz que parece que você achou o problema... e solução...😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!