Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manter do jeito que está, Modo Bridge ou AP?


Posts recomendados

Fala povo, beleza?

 

Eu tenho uma ONT da Huawei, a EchoLife HG8245Q2, fornecida pelo meu provedor de internet. Recentemente, por riscos de trocar de provedor, tive que comprar um outro roteador, sendo o Huawei AX2S WS700 o escolhido.

 

Eu estou na dúvida em algumas opções: 

1- Manter os 2 ligados e utilizar ambos (com o cabo lan da ont ligado na entrada wan do ax2s).

2 - Colocar a ONT em modo bridge e deixar o wi-fi apenas para o AX2S.

3 - Manter a ONT do jeito que está e colocar o AX2S como um AP.

 

Moro em uma casa pequena, então sinal de Wi-fi fraco nunca foi problema para mim, só a quantidade de Mbps muito menor que o esperado nos celulares.

(Sou um pouco leigo no assunto pois estou começando nessa área agora, treinando em casa mesmo.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, UmaPessoaAi disse:

@W46n3r Tem alguma consequência na segurança ao desativar o dhcp da operadora? Imagino eu que, como o do roteador ficaria ligado, eu não teria problema na distribuição de ips automática ao conectar os dispositivos por ele, mas como ficaria a ONT?

 

você vai continuar a receber ip da operadora, mas só na interface WAN do seu roteador. Só vejo benefícios em colocar em modo bridge... a menos que o seu rotador interno seja inferior ao da operadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, UmaPessoaAi disse:

Tem alguma consequência na segurança ao desativar o dhcp da operadora

 

O servidor DHCP embutido na ONT é um serviço local. Apenas distribui endereços na LAN. Nada tem a ver com a operadora ou com seu endereço IP público.

 

Sobre o modo bridge vou copiar o que escrevi por exemplo em https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1650593-xiaomi-ax3000-plex/#comment-8606998

 

Citação

 

A noção de redundância

 

A busca pela simplicidade levou a mensagens de 140 letrinhas, vídeos de 30s, painéis só de ícones e outras coisas assim...

 

Recomendar

desligar um roteador quando já tem dois

desligar um servidor DHCP quando se tem dois

ficar com 4 portas LAN quando se tinha 6 livres (-33%)

cortar a banda de wifi em um terço numa frequência e um quarto na outra

sacrificar a cobertura de wifi usando um único grupo de antenas quando se tinha 2

é mais um sinal desses novos tempos. 

 

E vai ficar com um ponto único de falha. A aritmética diz que não é esperto.

 

 

Suponha que sua ONT suporte uns 400mbps em 2.4Ghz e 800 mbps em 5.GHz, um AC1200 como o marketing costuma descrever. Ao colocar em modo bridge vai perder tudo que tem na ONT e ela vai ficar como um modem, uma ponte --- bridge --- de rede. Seu roteador novo é um "AX1500" com 300 / 1200 mbps no wifi.

 

E tem a questão física que também expliquei naquele outro post --- e em outros tópicos --- não dá para colocar um roteador em dois lugares. Então a menos que sua casa seja muito pequena e tenha poucos dispositivos mesmo, a aritmética e as leis da física sugerem a opção simples "4" 

 

  • ficar com 6 portas ethernet e não 4 (+50%)
  • ficar com 600 mbps ao menos de wifi a 2.4 onde liga tudo e não apenas 300 (+100%)
  • ficar com 2 pontos de wifi a 5ghz cujo alcance é mínimo e raramente passa duas paredes, e o dobro de banda (+100%)
    • melhorar muito a cobertura a 5Ghz, por conseguência óbvia
  • dividir o DHCP e melhorar a latência na segunda rede
    • se cair um dos dois ter uma redundância na rede
  • no geral melhorar muito a cobertura do wifi
  • simplificar muito o cabeamento e diminuir o comprimento dos cabos de rede, já que pode fazer o simples e colocar o segundo roteador atrás da segunda TV...

Claro, deve conectar os dois via LAN e não WAN

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!