Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Xiaomi AX3000 + PLEX


Posts recomendados

Olá a todos,
Semana passada (27/06) chegou o meu Xiaomi AX3000 versão chinesa, realmente força do sinal é muito boa, cobriu todo meu apartamento sem problemas.
Porém notei que a imagem no sistema PLEX que uso para transmitir as imagens para minha smarttv, ficou muito pior.... ruim mesmo, a ponto de não dar para assistir com o roteador da Vivo a imagem ficava TOP demais.
Com o note no mesmo lugar.... passando o mesmo filme, somente mudando pro 5G do roteador da VIVO, a imagem volta a ficar TOP na hora.
Sabem o que pode ser??? Alguma configuração que possa ser feita.
Coisas q já fiz:
Teste de velocidade, nos dois... Vivo e AX3000, mesma coisa praticamente;
Teste via cabo;
Teste via 5G;
Teste via 2,4G;
Testei uma opção de tem no AX3000 que é algo como "compatibilidade com Wi-Fi 5" (nada aqui em casa é Wi-fi 6), fica a mesma coisa;

Alguém sabe o que pode ser???

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, JoJorge01 disse:

Sim, liguei na porta WAN, se não for assim, não passa a internet

 

Essa foi uma conclusão apressada.

 

A "internet" não "passa". Sequer existe internet numa rede local, o L de LAN. Entenda que o protocolo TCP/IP cuida disso. A internet não existe na LAN. Trata-se apenas de pacotes que saem para a rede externa, dirigidos inicialmente ao gateway padrão. Só isso.

 

NUNCA deve usar a porta WAN de um roteador que não esteja diretamente ligado ao provedor. Há razões para se querer isso mas são poucas. 

 

O caso do PLEX --- e de qualquer outro streaming na LAN --- é um exemplo dos problemas que acompanham essa decisão. E a perda de performance pode chegar a mais de 50% da banda nas redes abaixo da primeira.

 

Postei muitos exemplos e números e argumentos e roteiros de como fazer isso --- ter múltiplos roteadores --- numa rede local. Pode ver no meu conteúdo.

 

Se eu tiver tempo amanhã posto uma lista dos artigos. Parei de reescrever tudo.

 

Mas essa é a razão do Plex rodar tão diferente em sua rede ao mudar a máquina de uma rede para outra. Ao ligar no outro roteador o cliente Plex (ou o servidor) vai ficar em rede separadas e com duplo NAT. E para streaming de vídeo isso é um desastre. E pode nem funcionar. Bem como automação, compartilhamento de arquivos, espelhamento de tela de celulares...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, arfneto disse:

Postei muitos exemplos e números e argumentos e roteiros de como fazer isso --- ter múltiplos roteadores --- numa rede local. Pode ver no meu conteúdo.

 

Se eu tiver tempo amanhã posto uma lista dos artigos. Parei de reescrever tudo

 

26 minutos atrás, JoJorge01 disse:

Se puder me ajudar com o q eu tenho q fazer pra resolver isso, te agradeço.

 

Tentou ao menos ler o que te falei?

 

Como eu disse, NUNCA deve ligar roteadores via porta WAN a menos que seja o roteador ligado a internet. Por isso a performance cai tanto no Plex, e outras muitas coisas não funcionar ou vão funcionar muito mais devagar. Só pode --- por vezes deve --- fazer isso se puder desligar NAT na primeira rede, mas nesse caso provavelmente não estaria buscando suporte nesse forum.

 

Sobre os tópicos de que falei:

 

Alguns números em 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1605208-como-criar-uma-rede-pública-isolado-com-um-segundo-roteador/#comment-8429612

Outro caso em 
https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1606750-configurando-roteadores-d-link-dir-842-e-apple/#comment-8434558

detalhes aqui 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1613345-abrir-porta-com-modem-que-distribui-faixa-de-ip-diferente-para-o-roteador/#comment-8460463

exemplo aqui 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1625440-velocidade-duplex-pode-causar-quedas-de-internet/#comment-8506640

 

São todos sobre a mesma coisa. Parei de reescrever toda hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, JoJorge01 disse:

Boa noite!!!

 

Se puder me ajudar com o q eu tenho q fazer pra resolver isso, te agradeço.

Noite

 

É muito simples de resolver esse problema.

Suponhamos que o IP do roteador da VIVO seja 192.168.0.1 e do novo roteador seja o mesmo endereço.

Então você acesso o novo roteador e altere seu endereço de 192.168.0.1 para 192.168.0.2, em seguida desligue o DHCP do novo roteador.

Agora é só ligar porta LAN de um roteador na porta LAN do outro roteador.

Recomendo que você escreva em baixo do novo roteador seu endereço.

router.JPG

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas respostas.... eu não manjo nada de redes.... e achei q estaria resolvendo um problema (cobertura) e acabei criando outro.

 

 

Esses daqui são os IPs que estão agora.

VIVO - 192.168.15.1
AX 3000  - 192.168.31.1

 

RedeVivo.JPG.91c4b3721326256df8b5bdd7e3f38f7d.JPG

 

 

Essas são as configurações do AX3000

image.png.a34e591a9acccb6219d9083773db0a0d.png

Entrando nas configurações para definir o IP:

Tentei colocar: 

192.168.15.2

192.168.15.100

192.168.15.101

 

Ele não deixa, dá um erro com a seguinte mensagem: 

RedeAX3000.thumb.JPG.36b678e6b5e6d6df09c970add364ed74.JPG

 

Tentei alterar o IP com o DHCP desligado e com o DHCP ligado tb.

Quanto ao DHCP ele deixa eu desligar normalmente

 

Para mudar essa configuração eu não mudei o cabo de lugar... continuo conectado no AX3000 pelo Wifi que está no roteador VIVO pela porta WLAN do AX3000

 

Podem me ajudar?? o q está faltando eu fazer???

 

Obrigado!!!

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, JoJorge01 disse:

resolvendo um problema (cobertura) e acabei criando outro

 

Não é um problema de cobertura. O que criou foi um problema de performance por ter criado duas redes e duplo NAT por usar a porta WAN no segundo aparelho.

 

35 minutos atrás, JoJorge01 disse:

Tentei alterar o IP com o DHCP desligado e com o DHCP ligado tb.

Quanto ao DHCP ele deixa eu desligar normalmente

 

Para mudar essa configuração eu não mudei o cabo de lugar... continuo conectado no AX3000 pelo Wifi que está no roteador VIVO pela porta WLAN do AX3000

 

Pelo visto não leu nenhum dos 4 tópicos que listei pra você. Tente um que tem o prefixo "detalhes". Mas qualquer um deve servir.

E para configurar os roteadores faça o simples e use os roteadores um por vez, em sua mesa, ligados ao computador por um cabo curtinho. É claro que não precisa de internet para resolver isso. Apenas faça um plano antes.

 

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Suponhamos que o IP do roteador da VIVO seja 192.168.0.1 e do novo roteador seja o mesmo endereço.

Então você acesso o novo roteador e altere seu endereço de 192.168.0.1 para 192.168.0.2, em seguida desligue o DHCP do novo roteador.

Agora é só ligar porta LAN de um roteador na porta LAN do outro roteador

 

Não precisa necessariamente desligar o DHCP no segundo roteador. Só precisa fazer isso se não houver alternativa. Mas certamente precisa retirar o endereço que usou para o segundo do intervalo de endereços em uso pelo DHCP no PRIMEIRO...

 

sugiro ler o que expliquei em algum dos tópicos que citei antes.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm simples não quer dizer necessário, nem útil. Como já te disse, tudo de que só se tenha um é um ponto de falha e não é esperto.

 

Se você só tem um servidor DHCP e o roteador do provedor parar você fica sem a LAN. E a LAN nada tem a ver com a internet a menos que você vincule as duas coisas a esse ponto...

  • Qual o sentido de ficar sem a impressora wifi porque o roteador da CLARO (um provedor gigante que por vezes faz isso) congelou durante a tempestade, por exemplo?
  • Qual o sentido de não poder ver filmes a partir do Plex (rodando lá na máquina do quarto) na TV da sala, que já vem com Plex, só porque a fonte do roteador da VIVO morreu do nada? Dá pra imaginar que o NETFLIX pare, que o Disney+ pare, mas porque vai parar o Plex com terabytes de mídia?
  • Porque não pode passar as fotos do celular na TV só porque o roteador do provedor parou e se tem outros dois roteadores na rede?

E nem vou falar dos escritórios e pequenos negócios que tem a rede controlada por pessoas que acreditam nessa história de que só pode ter um servidor DHCP na rede. E o deixam rodando no roteador da operadora...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal!!!!

 

arfneto, eu li os seus tópicos, mas algumas coisas que você escreveu lá não funcionaram NESSE ROTEADOR dessa forma descrita, acredito q pelo firmware dele. Ontem depois desse tópico eu ainda mexi mais um pouco e encontrei um outro local para trocar o IP, dessa forma eu consegui fazer com que todos os meus dispositivos wi-fi recebessem a mesma faixa de IP, consequentemente o PLEX voltou a exibir a imagem, porém o app de gerenciamento do roteador e o "site" que eu entrava, o antigo e o do novo ip, não respondem mais.... ou seja, não consigo acessar mais nenhuma configuração do roteador. Confesso q apesar de ter funcionado, estou bastante incomodado... não achei correto dessa forma.

 

Agora vem outra dúvida.


se eu voltar o AX3000 original (resetar ele), ir no meu roteador da VIVO e passar ele pra Bridge.

image.thumb.png.6c9a49d2ecb50ca0d08e85de7e535730.png

 

Nesse caso eu pegaria o cabo do roteador VIVO, ai sim colocaria na porta WLAN do AX3000 e ele q gerenciaria tudo, eu não teria mais 2 LANs..... certo??

 

 

Atrás do modem da VIVO hoje tem 2 cabos: 
     1 vai pro switch da rede cabeada, tvs e notes;
     1 vai pro AX3000.


Dessa forma o switch tb seria ligado em qq porta do AX3000 ficando tudo lá.
Assim ficaria melhor não ficaria não???
porque pelo q vi... esse AX3000 tem um hardware bom pra gerenciar bastante conexões

 

Podem opinar, por favor??

 


 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, JoJorge01 disse:

algumas coisas que você escreveu lá não funcionaram NESSE ROTEADOR dessa forma descrita, acredito q pelo firmware dele

 

Funcionam exatamente como eu expliquei. Roteadores apenas implementam coisas estabelecidas desde os anos 80/90, TCP/IP, DHCP, DNP, coisas assim.

 

33 minutos atrás, JoJorge01 disse:

Confesso q apesar de ter funcionado, estou bastante incomodado... não achei correto dessa forma

 

Pois é. Não sei o que dizer. Leu onde tem "Como fazer o simples, com exemplo"  em https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1613345-abrir-porta-com-modem-que-distribui-faixa-de-ip-diferente-para-o-roteador/#comment-8460463 ? É só aquilo. 

 

Se perdeu o acesso fez as coisas na ordem errada e não planejou antes. 

 

Leu a partir de O que eu sugiro: em https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1606750-configurando-roteadores-d-link-dir-842-e-apple/#comment-8434558? É a mesma coisa.

 

39 minutos atrás, JoJorge01 disse:

se eu voltar o AX3000 original (resetar ele), ir no meu roteador da VIVO e passar ele pra Bridge

 

 

Ai não vai mais ter dois roteadores e o tópico nem se aplica mais. E vai perder tudo o que pode usar do aparelho da VIVO. Isso pode incluir os telefones e TV se usa. E o wifi que acho que são 300 ou 600 mbps em 2.4Ghz e 800gbps em 5.0ghz. E a cobertura dessas antenas, claro. E as portas LAN.

 

40 minutos atrás, JoJorge01 disse:

Assim ficaria melhor não ficaria não???
porque pelo q vi... esse AX3000 tem um hardware bom pra gerenciar bastante conexões

 

Não fica melhor. Apenas vai deixar de usar o aparelho e a cobertura wifi do aparelho da VIVO.

 

Vou resumir mais uma vez o que já expliquei em dezenas de tópicos aqui até parar de repetir:

 

resolva antes como vai usar. ANTES. Para não perder o acesso depois 😉 

 

Coloque os roteadores em pontos adequados da casa. Em geral podem ficar perto ou atrás dos televisores mesmo. Isso simplifica muito as coisas. As TV são grandes consumidoras de banda e é claro que é bom ter um cabo curtinho passando o sinal para a TV. É meio ingênuo usar wifi numa TV

  • que não se move
  • em geral tem porta LAN
  • pode gastar mais de 30 mbps por si só, cada uma

A capacidade das antenas é fixa e tem que ser dividida. Esse AX3000 suporta até 570 mbps em 2.4 GHz, o resto em 5.0ghz até a sala ao lado ou talvez até a próxima. E em 2.4ghz não é muito. 

 

EXEMPLO (de novo)

  • PENSE antes nos roteadores e no DHCP. Não depois.
  • Coloque os roteadores em sua mesa. Não vai usar internet para isso. E não quer ficar andando pela casa atrás disso. Use um cabo curtinho e não levante da mesa. Leva minutos fazer isso.
  • A  VIVO usa 192.168.15.0/24 por padrão. Bom como qualquer outro e
    • ao menos não é 192.168.0.0 ou 192.168.1.0 como todo mundo.
    • E não é porque eles sejam gentis ou espertos. Foi feito só para usar o 15 da extinta Telefonica.
  • Separe uns endereços para seu uso, digamos 9. Isso quer dizer
    • que vai poder usar de 192.168.15.1 a 192.168.15.9 para roteadores e outros dispositivos
    • não pode usar o final 0 nem o final 255, endereços de rede e de broadcast 
  • ligue o AX3000 ao seu computador
    • mude o endereço de rede dele (LAN) para 192.168.15.2 ou algum até o 192.168.15.9 já que foram os endereços que reservou ANTES. Claro que não vai usar .1 porque já sabe que o aparelho da VIVO vai usar esse endereço. Claro que ao mudar o endereço de rede o AX3000 vai reiniciar e seu computador vai perder o endereço de rede
    • na volta dele seu computador vai receber um endereço nessa nova rede, claro.
    • Na página de configuração do AX3000, obviamente no endereço que você definiu, defina o intervalo de DHCP como entre 192.168.15.133 e 192.168.15.254 (122 hosts) e use um lease time curto, tipo uns 10 minutos, assim se o aparelho da VIVO  morrer ainda poderá usar o AX3000 e tudo que estiver ligado nele, como o PLEX por exemplo. E a rede se recuperará em no máximo 10 minutos se ele morrer (e sua rede tiver menos que uns 120 aparelhos) e quando ele voltar.
    • marque o endereço de gateway como 192.168.15.1 porque já sabe que esse será o endereço do aparelho da VIVO
    • desligue esse roteador
  • e ligue seu computador ao roteador da VIVO
    • seu computador vai receber um endereço desse aparelho da VIVO, na mesma rede do AX3000, porque é a mesma rede, 192.168.15.0/24. É isso o que quer em uma rede doméstica.
    • acesse a página de configuração dele e mude o intervalo de DHCP para entre 192.168.15.10 e 192.168.15.132, claro (123 hosts) e o lease time para o mesmo que usou no AX3000
  • ligue os roteadores nas posições definitivas. Se vai usar switches prefira ligar no aparelho da VIVO primeiro. Ligue o AX3000 via porta LAN.

É só isso. Claro que pode desativar o DHCP no aparelho da VIVO ou no AX3000 e usar de .10 a .254 no DHCP. Apenas considere que a latência do DHCP será menor ao usar dois e terá uma redundância na rede se usar como expliquei.

 

Isso não depende de firmware. A única dependência é de o firmware de seu roteador secundário permitir estabelecer o endereço de gateway na configuração de DHCP. O roteador da VIVO por exemplo não admite, mas não é o caso do AX3000 até onde eu sei.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, JoJorge01 disse:

Boa noite pessoal!!!!

 

arfneto, eu li os seus tópicos, mas algumas coisas que você escreveu lá não funcionaram NESSE ROTEADOR dessa forma descrita, acredito q pelo firmware dele. Ontem depois desse tópico eu ainda mexi mais um pouco e encontrei um outro local para trocar o IP, dessa forma eu consegui fazer com que todos os meus dispositivos wi-fi recebessem a mesma faixa de IP, consequentemente o PLEX voltou a exibir a imagem, porém o app de gerenciamento do roteador e o "site" que eu entrava, o antigo e o do novo ip, não respondem mais.... ou seja, não consigo acessar mais nenhuma configuração do roteador. Confesso q apesar de ter funcionado, estou bastante incomodado... não achei correto dessa forma.

 

Agora vem outra dúvida.


se eu voltar o AX3000 original (resetar ele), ir no meu roteador da VIVO e passar ele pra Bridge.

image.thumb.png.6c9a49d2ecb50ca0d08e85de7e535730.png

 

Nesse caso eu pegaria o cabo do roteador VIVO, ai sim colocaria na porta WLAN do AX3000 e ele q gerenciaria tudo, eu não teria mais 2 LANs..... certo??

 

 

Atrás do modem da VIVO hoje tem 2 cabos: 
     1 vai pro switch da rede cabeada, tvs e notes;
     1 vai pro AX3000.


Dessa forma o switch tb seria ligado em qq porta do AX3000 ficando tudo lá.
Assim ficaria melhor não ficaria não???
porque pelo q vi... esse AX3000 tem um hardware bom pra gerenciar bastante conexões

 

Podem opinar, por favor??

 


 

image.png

 

 

 

Cara, segue o fio.

  1. Coloca o roteador da vivo em Bridge
  2. Desativa as rede wifi do modem vivo
  3. Configura o Xiaomi AX3000 Para conexão PPPoE com usuário: cliente@cliente e senha: cliente (acredito que seja padrão)
  4. Deixa o DHCP ativado no Xiaomi AX3000
  5. Liga o teu switch no Ax3000

 

 

Desta forma o AX3000 será responsável pela conexão e por gerenciar os ips na rede, esse roteador é mais parrudo então deixa tudo em cima dele.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

É "o simples". Se deixar de atender, aumente a complexidade.

 

6 horas atrás, edu.dnb disse:

Desta forma o AX3000 será responsável pela conexão e por gerenciar os ips na rede, esse roteador é mais parrudo então deixa tudo em cima dele.

 

Simplicidade e uma coisa bacana. Bonita. 

 

Mas a realidade não é assim em geral.

 

Esse AX3000 não é assim o máximo. E o roteador da VIVO também não.

 

Aritmética e WiFI

  • O AX3000 suporta até 574mbps em 2.4 GHHz, Eles queriam dizer 600 mas 574 já é um exagero. E os roteadores da VIVO suportam 300. Essa é a frequência que tem MUITO mais alcance e onde liga quase tudo. Ao desligar o wifi da VIVO vai perder então 33% da capacidade da rede em 2.4Ghz.
  • O AX3000 suporta uns 2.4Ghz em 5GHz, onde o alcance é mínimo e quase nada conecta. Alcança a sala ao lado, talvez uma parede a mais, e no segundo ambiente a velocidade já cai muito, tipo 8X. Os aparelhos da VIVO suportam em torno de 800mbps (informação do técnico, nunca vi um manual desses aparelhos OEM que dissesse isso claramente. Então vai perder uns 25% da banda nessa frequência.

Mas e a cobertura? Sabem que todas as antenas desses aparelhos ficam no aparelho? Então a cobertura vai ser MUITO prejudicada porque não pode colocar por exemplo um roteador na sala atrás de uma TV e um outro colado atrás da TV no andar de cima (falando de memória a partir de uma instalação onde estive ontem).

 

E se esse aparelho morrer, por exemplo porque a medíocre fonte que vem com ele morreu (falando de memória mais uma vez) vai ter que reprogramar o aparelho da VIVO e trocar cabos e perder um tempão. 

 

E quando o AX3000 voltar vai er que fazer tudo de novo, mudanças físicas.

 

O Forum como fonte pública de referência e não de suporte individual

 

Pois é: os tópicos nos foruns do Clube do Hardware são acompanhados por visitantes e gente com problemas similares, ou por curiosos apenas (não falo pelo forum).

 

Nesse caso aqui entendam que ao colocar um roteador de operadora em modo bridge está perdendo acesso (descartando) a todo recurso que tenha no aparelho fornecido. E no caso da VIVO isso inclui o acesso a TV e ao telefone (1 ou 2 linhas). Esses roteadores usam VLAN para separar o tráfego e para isso continuar funcionando com o roteador em modo bridge vai precisar de suporte, que a VIVO não vai te dar.

 

A noção de redundância

 

A busca pela simplicidade levou a mensagens de 140 letrinhas, vídeos de 30s, painéis só de ícones e outras coisas assim...

 

Recomendar

  • desligar um roteador quando já tem dois
  • desligar um servidor DHCP quando se tem dois
  • ficar com 4 portas LAN quando se tinha 6 livres (-33%)
  • cortar a banda de wifi em um terço numa frequência e um quarto na outra
  • sacrificar a cobertura de wifi usando um único grupo de antenas quando se tinha 2

é mais um sinal desses novos tempos. 

 

E vai ficar com um ponto único de falha. A aritmética diz que não é esperto.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite pessoal!!!

 

Consegui chegar em uma solução que acredito ser  a "melhor" para o q eu tenho, para o que preciso e dentro do meu (limitado) conhecimento.

 

Voltei o AX3000 para o padrão de fábrica;

Tirei o cabo do Switch do roteador da VIVO e liguei na porta LAN do AX3000;

Liguei o roteador VIVO na porta WLAN;

Desliguei o wi-fi do modem da VIVO;

O AX3000 cobriu bem todo meu ap.

 

Dessa forma, tanto a rede cabeada (TVs/TVs BOX e pontos para os notebooks) quando os Wi-Fi recebem o IP do AX3000.

Dessa forma ficou como eu queria, o AX3000 gerenciando tudo, o PLEX voltou a funcionar normalmente.

 

Agradeço a todos que me ajudaram e se propuseram a me dar opiniões e explicar!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!