Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite!

Semana passada usei o fórum para tirar uma dúvida sobre um drone antigo meu que faleceu...

Desde então, andei pesquisando e comprei um outro modelo um pouco melhor e meu único objetivo com isso é desmontá-lo e transformar em um carrinho de controle remoto.

Um dos motivos para decidir comprar um drone ao invés de de um controle e uma placa receptora já prontos pra isso, é que no drone eu tenho a possibilidade de controlar 4 motores e pretendo fazer o carrinho usando 2 atrás e 1 na frente, por enquanto. Os controles e placas receptoras que vi na internet só aceitavam dois motores, a partir de três já eram mais caros que o valor do drone. Sei que dá pra fazer um carrinho somente com 2 motores, já que é o padrão, mas também queria esse desafio de utilizar peças de um drone, além de outras vantagens como alcance maior, mais velocidade e reaproveitar funções como câmera e gps.

O problema é que só agora parei pra pensar, quando ligamos um drone, todos os 4 motores são acionados, e na hora de usar um carrinho isso não pode acontecer, principalmente na parte da direção.

Enfim, bobeei na hora de pensar nisso e não encontrei nenhum vídeo ou artigo de pessoas que já fizeram isso. Vocês acham que é possível fazer isso de alguma maneira, veem algum outro desafio que eu teria nesse projeto, ou é melhor comprar o controle e a placa receptora próprios para isso?

Meu conhecimento em eletrônica e elétrica é muito básico, agradeço qualquer ajuda 🙏

Postado

Antes de qualquer coisa poste o link do drone p/ que possamos ver mais informações técnicas do controle, placa e afins. Fotos dos mesmos, principalmente desmontados se o materia de internet não tenha tb ajudam.

Mas numa análise escura, você pode ter sorte do controle enviar informações dos 4 motores separados e você só precisaria modificar o controle (após descobrir como manipular os sinais)
C/ menos sorte, o controle envia códigos p/ a placa receptora, que interpreta eles. você até consegue controlar, mas vai requerer muita engenharia reversa.
C/ o maior dos azares, a placa controladora por padrão gira os motores no máximo e só aceito comando de reduzir um motor por vez ou algo assim, o que tornaria o carrinho incontrolável.

Postado

@Thiago Miotto Oi Thiago, eu comprei um drone da Multilaser usado, bem mais barato. Peguei de uma marca conhecida na tentativa de encontrar mais informações, mas não consegui muita coisa. Entre vídeos e fotos, nenhum mostrava ele desmontado. Esse é o link com mais informações que achei, mas quase nada técnico: https://www.loja.vivo.com.br/drone-multilaser-bird-camera-HD-1280p-bateria-22-minutos-alcance-de-80m-flips-em-360°-controle-remoto-preto-azul---es255-681/p

Pelo que você explicou seria algo de bastante teste né, nesse caso seria mais complicado. Você acha que vale a pena arriscar?

Postado

Desconheço toda a parte técnica deste drone. 

Mas supondo que ele deve ser algo o mais leve possível, não há muito o que fazer. 

Pois penso que a eletrônica dele seja basicamente um receptor de RF, um microcontrolador e um driver para motores. 

Onde o micro controlador recebe o sinal deste receptor e envia para o driver um sinal de pwm indicando qual motor deve girar mais rápido e qual deve ser mais devagar. 

Isso torna o circuito totalmente inviável a transformar em um carrinho, pois o funcionamento é totalmente diferente. 

Claro que poderia ser diferente, mas aí tornaria o circuito maior e mais caro. Algo totalmente fora da realidade deste tipo de equipamento. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Você quer parar de voar e se rastejar no chão? 🤪 Adapte rodinha neste drone daí 😁.

Apesar de desconhecer a fundo o princípio, a princípio há controles independentes dos motores sim se não ele só subia e descia né? Mas passar isto pro carrinho no solo é de fato dificultoso.

Mas se você deseja controlar coisas a distancia relativamente longa, cogite estudar um pouco de programação mesmo que arduína e módulo loRA que é trisimples - só sinal tx e rx igualzim interface serial - e quase barato e consegue conversar a mais de 10Km!

Postado

@Renato.88 Pelo que entendo, imagino que funcione mais ou menos da forma que você explicou. Então nesse caso realmente seria difícil fazer o que quero...

Acho que vou ter que estudar mais sobre e depois seguir o caminho mais convencional, montando com peças específicas pra isso.

Obrigada pela ajuda!

@.if

1 hora atrás, .if disse:

Você quer parar de voar e se rastejar no chão? 🤪 Adapte rodinha neste drone daí 😁.

Kkkkkk eu achava que seria fácil assim, só colocar uma rodinha e virou um carrinho 😁

Pelo que vi aqui realmente seria um projeto quase impossível pra mim.

E agradeço as recomendações, vou pesquisar sobre, já tinha visto algo parecido antes em carrinhos profissionais. Mas por enquanto o que me resta então é estudar, valeu pela ajuda!

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

A inteligência de um quadricopter não é aproveitável para tracionar um carrinho. Mas não desista por aqui. Você tem coisa aproveitável. Nem começou! Cadê as fotos das partes?

Drones baratos usam placa única. O receptor obtém comandos abstratos. A controladora de voo gerencia, com sensores e algoritmo PID, o que deve demandar aos controladores de cada motor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!