Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual fusível usar num filtro de linha?


Posts recomendados

gente, eu comprei um filtro de linha, ainda vai chegar pela internet, mas eu gostaria de saber qual é o fusível, tipo sou leigo, mas o fusível que vai nesse filtro de linha é de 3A ? Isso significa que se ultrapassar 3 ampères, o fusível queima e dai o que estiver plugado no filtro de linha não liga? Só trocando outro fusível? Ou mesmo com o fusível queimado, os componentes ainda ligam mesmo assim? De quanto em quanto tempo é bom verificar se o fusível está ok? Mede-se ele na escala de continuidade do multímetro e ele tem que dar aquele BIP ??? Se der BIP tá tudo ok com o fusível? 

filtro.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Dínamo ,

 

Na verdade só vai saber qual o fusível abrindo o receptáculo , removendo e procurando a inscrição no corpo do fusível.

Mas creio que você se enganou, isso não é um filtro de linha, e sim uma extensão para 3 tomadas .....

Creio que você pode colocar nele um fusível de 5A, mas antes é melhor avaliar a grossura do fio que é utilizado até a tomada, alguns são tão finos que eu tenho até medo de colocar 3A neles ......

Você pode testar o fusível com um multímetro sim, mas apenas para ver se ele não está aberto.

Se o fusível estiver aberto, nenhum aparelho ligado nessa extensão vai funcionar, ok ?

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, isto não é um filtro de linha, é uma régua de tomadas/extensão normal que só oferece proteção contra surto de corrente. Ele não tem aviso sonoro algum, se queimar, os equipamentos desligarão, já que o circuito passa pelo filamento do fusível e este estará rompido. Se você procura por um filtro de linha mesmo, para proteger o PC e outros eletrônicos, dê uma olhada nos modelos iClamper.

Sobre o fusível, você só vai saber abrindo o porta-fusível, pois as fabricantes desses produtos genéricos geralmente não seguem padrão algum, então pode ser qualquer coisa entre 3 e 10 amperes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Álvaro Dínamo disse:

o fusível queima e dai o que estiver plugado no filtro de linha não liga? Só trocando outro fusível? Ou mesmo com o fusível queimado, os componentes ainda ligam mesmo assim?

Quando fusível rompe o filamento, não passa energia para os demais equipamentos, nesse caso só trocando ele.

 

Não precisaficar verificando se está bom, não é algo que precisa disso, você saberá que ele deu problema porque não terá energia.

 

Geralmente equipamentos com fusíveis já dispõe de 2 unidades, dentro do porta fusível presente no equipamento.

 

O mais comum para esse tipo de equipamento é o fusível de vidro, então é de fácil identificação se está bom ou não.

 

fusivel-de-vidro-bom-vs-queimado.jpg

 

Além disso, para saber a especificação certinha do fusível, basta olhar nas pontas prateadas, estará escrito, é para ter algo como 250V ~ 3A, valor de exemplo, você tem de olhar quando for necessário comprar mais, pois como falei, virá 2.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Lucas3301 disse:

Na verdade, isto não é um filtro de linha, é uma régua de tomadas/extensão normal que só oferece proteção contra surto de corrente. Ele não tem aviso sonoro algum, se queimar, os equipamentos desligarão, já que o circuito passa pelo filamento do fusível e este estará rompido. Se você procura por um filtro de linha mesmo, para proteger o PC e outros eletrônicos, dê uma olhada nos modelos iClamper.

Sobre o fusível, você só vai saber abrindo o porta-fusível, pois as fabricantes desses produtos genéricos geralmente não seguem padrão algum, então pode ser qualquer coisa entre 3 e 10 amperes.

Qual é a diferença de filtro de linha pra régua de tomada? Não tem a mesma função?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Lucas3301 disse:

Na verdade, isto não é um filtro de linha, é uma régua de tomadas/extensão normal que só oferece proteção contra surto de corrente. Ele não tem aviso sonoro algum, se queimar, os equipamentos desligarão, já que o circuito passa pelo filamento do fusível e este estará rompido. Se você procura por um filtro de linha mesmo, para proteger o PC e outros eletrônicos, dê uma olhada nos modelos iClamper.

Sobre o fusível, você só vai saber abrindo o porta-fusível, pois as fabricantes desses produtos genéricos geralmente não seguem padrão algum, então pode ser qualquer coisa entre 3 e 10 amperes.

veja, ali na descrição tá dizendo que é filtro de linha

filtroo.png

1 hora atrás, aphawk disse:

@Álvaro Dínamo ,

 

Na verdade só vai saber qual o fusível abrindo o receptáculo , removendo e procurando a inscrição no corpo do fusível.

Mas creio que você se enganou, isso não é um filtro de linha, e sim uma extensão para 3 tomadas .....

Creio que você pode colocar nele um fusível de 5A, mas antes é melhor avaliar a grossura do fio que é utilizado até a tomada, alguns são tão finos que eu tenho até medo de colocar 3A neles ......

Você pode testar o fusível com um multímetro sim, mas apenas para ver se ele não está aberto.

Se o fusível estiver aberto, nenhum aparelho ligado nessa extensão vai funcionar, ok ?

 

Paulo

 

 

 

Veja, ali na descrição tá dizendo filtro de linha

filtroo.png

2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Filtro de linha protege.

 

Régua só aumenta a quantidade de tomada e não a mesma proteção que um filtro de linha de qualidade.

Veja, ali na descrição tá dizendo filtro de linha

filtroo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Dínamo No anuncio diz: Filtro de linha / Régua elétrica

 

Isso ai é régua elétrica, a parte interna tem menos componentes do que um filtro de linha.

 

Vendedores enganam cliente com esse tipo de produto ai, vende como filtro de linha, mas não tem a mesma qualidade do que um filtro de linha realmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Álvaro Dínamo No anuncio diz: Filtro de linha / Régua elétrica

 

Isso ai é régua elétrica, a parte interna tem menos componentes do que um filtro de linha.

 

Vendedores enganam cliente com esse tipo de produto ai, vende como filtro de linha, mas não tem a mesma qualidade do que um filtro de linha realmente.

mas, ele protegerá de alguma forma meu notebook? Pois ele tem um fusível né? Se o fusível queimar, ele interrompe a passagem de energia, dai pra voltar a funcionar tenho que pôr outro fusível, é isso? 

1 hora atrás, Lucas3301 disse:

Na verdade, isto não é um filtro de linha, é uma régua de tomadas/extensão normal que só oferece proteção contra surto de corrente. Ele não tem aviso sonoro algum, se queimar, os equipamentos desligarão, já que o circuito passa pelo filamento do fusível e este estará rompido. Se você procura por um filtro de linha mesmo, para proteger o PC e outros eletrônicos, dê uma olhada nos modelos iClamper.

Sobre o fusível, você só vai saber abrindo o porta-fusível, pois as fabricantes desses produtos genéricos geralmente não seguem padrão algum, então pode ser qualquer coisa entre 3 e 10 amperes.

filtro de linha tem aviso sonoro? avisa o q por exemplo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Dínamo Protege de forma ruim, seria melhor um filtro de linha de qualidade mesmo.

 

Sim, se o fusível queimar você tem de trocar, e você saberá que ele queimou por não passar energia.

 

Lembrei de um vídeo que já vi no youtube que mostra pode dentro de uma régua elétrica, não é o mesmo produto igual você comprou, mas é o mesmo principio.

 

 

 

E aqui um filtro de linha com DPS por dentro.

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Dínamo ,

 

Isto é um filtro de linha de verdade :

 

https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

 

Esse aí que você postou, embora diga no anúncio que é um filtro de linha, não tem todas as características necessárias para um verdadeiro filtro de linha, que tem de ter todos os componentes para redução de ruído presente na linha, e proteção sobre tensão em todos os modos com pelo menos 3 varistores. Porisso que chamamos ele de apenas uma extensão de tomadas.

 

Ah, e pelo anúncio, o fusível é mesmo de 3A ok ?

 

Paulo

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, aphawk disse:

@Álvaro Dínamo ,

 

Isto é um filtro de linha de verdade :

 

https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

 

Esse aí que você postou, embora diga no anúncio que é um filtro de linha, não tem todas as características necessárias para um verdadeiro filtro de linha, que tem de ter todos os componentes para redução de ruído presente na linha, e proteção sobre tensão em todos os modos com pelo menos 3 varistores. Porisso que chamamos ele de apenas uma extensão de tomadas.

 

Ah, e pelo anúncio, o fusível é mesmo de 3A ok ?

 

Paulo

 

eu acho que é 3A , mas pelo menos da uma proteção, né? melhor do que se se não tivesse fusível, né?

agora, Álvaro Dínamo disse:

eu acho que é 3A , mas pelo menos da uma proteção, né? melhor do que se se não tivesse fusível, né?

quais são são os componentes de um real filtro de linha? Ele tem fusível e o q mais? Saberia me informar? Como saber se o filtro de linha não serve mais? Qual o sinal q ele dá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

melhor do que se se não tivesse fusível, né?

Melhor é um com DPS.

 

Fusível já é algo de proteção ultrapassado.

 

2 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

quais são são os componentes de um real filtro de linha? Ele tem fusível e o q mais? Saberia me informar?

Veja os vídeos que eu apresentei, o segundo mostra internamente um filtro de linha de qualidade com DPS.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Álvaro Dínamo ,

 

Eu sou radioamador, e em minha casa só uso ISOBAR, que é o top dos tops. Também, tem mais de 20 anos kkkkkk !

Tem capacitores diversos, indutores diversos, trocentos varistores, e a fiação é extemamente parruda, suportando mais de 15A.

Veja o que tem dentro de um :

 

https://www.nooutage.com/isobar.htm

 

Acho que dá para você ter uma ideia da porcaria que se vende hoje em dia, olhando um ISOBAR por dentro :

 

image.png.7eacb00820d23be9f696743e26e4870b.png

 

 

Paulo 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, aphawk disse:

@Álvaro Dínamo ,

 

Eu sou radioamador, e em minha casa só uso ISOBAR, que é o top dos tops. Também, tem mais de 20 anos kkkkkk !

Tem capacitores diversos, indutores diversos, trocentos varistores, e a fiação é extemamente parruda, suportando mais de 15A.

Veja o que tem dentro de um :

 

https://www.nooutage.com/isobar.htm

 

Acho que dá para você ter uma ideia da porcaria que se vende hoje em dia, olhando um ISOBAR por dentro :

 

image.png.ab96783888b10053b82ea5138a5369f2.png

 

Paulo 

 

isobar é filtro de linha ou é algo diferente? 😮

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

eu acho que é 3A , mas pelo menos da uma proteção, né? melhor do que se se não tivesse fusível, né?

 

Alguma proteção você terá, só que não para o seu equipamento. Fusível serve para cortar a corrente e impedir que a sua casa pegue fogo, mas vai deixar passar a corrente completamente até o seu equipamento.

 

Varistores por outro lado acabam agindo de forma rápida e impedem que a corrente chegue em seu equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Gui GC disse:

 

Alguma proteção você terá, só que não para o seu equipamento. Fusível serve para cortar a corrente e impedir que a sua casa pegue fogo, mas vai deixar passar a corrente completamente até o seu equipamento.

 

Varistores por outro lado acabam agindo de forma rápida e impedem que a corrente chegue em seu equipamento.

Droga veei, todos os comentários me desanimaram com esse filtro de linha fake que comprei. Comprei hoje na shopee. Ok Da próxima vez comprarei um verdadeiro filtro de linha e farei pesquisa antes. Mas, meu notebook lenovo ideapad 320 deve ter componentes eletrônicos que protege a placa-mãe né?  Esse meu notebook é desde 2017, e eu tô com um teclado aqui pra trocar, tem tela agarrada e não posso colocar o notebook em modo suspender pois ele liga imediatamente por conta creio eu de defeito nesse teclado com teclas agarradas

20 minutos atrás, Gui GC disse:

 

Alguma proteção você terá, só que não para o seu equipamento. Fusível serve para cortar a corrente e impedir que a sua casa pegue fogo, mas vai deixar passar a corrente completamente até o seu equipamento.

 

Varistores por outro lado acabam agindo de forma rápida e impedem que a corrente chegue em seu equipamento.

Um verdadeiro filtro de linha tem varistor?

28 minutos atrás, aphawk disse:

@Álvaro Dínamo ,

 

Eu sou radioamador, e em minha casa só uso ISOBAR, que é o top dos tops. Também, tem mais de 20 anos kkkkkk !

Tem capacitores diversos, indutores diversos, trocentos varistores, e a fiação é extemamente parruda, suportando mais de 15A.

Veja o que tem dentro de um :

 

https://www.nooutage.com/isobar.htm

 

Acho que dá para você ter uma ideia da porcaria que se vende hoje em dia, olhando um ISOBAR por dentro :

 

image.png.7eacb00820d23be9f696743e26e4870b.png

 

 

Paulo 

 

este aqui >>> https://shopee.com.br/Kit-3-Filtros-de-Linha-iCLAMPER-Energia-5-i.878676702.18176623260?sp_atk=0f5389e0-4248-45c9-bcea-7070ad36b176&xptdk=0f5389e0-4248-45c9-bcea-7070ad36b176

 

seria o filtro de linha ISOBAR? se não for,  Dá pra tu me mandar um link ai da shopee com esse ISOBAR? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, aphawk disse:

fantásticos filtros de linha.

Pela sua empolgação, se entrar onda quadrada no plug, sai senoidal na tomada 😁

 

Um dos pulos de gato dos filtros "de verdade" é um trafo toroidal por onde passam as duas fases. Não parece ser aquele mencionando "balanceado" mas sim o do topo superior esquerdo. A ideia simplista é algo como: um ruído que entre em ambas as fases simultaneamente é invertido, subtraído e anulado... ou algo do gênero ..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Qual fusível usar num filtro de linha?

@.if ,

 

Olha.... não testei até esse ponto kkkkkk, mas te garanto uma coisa : pode ligar furadeira nessa tomada de filtro de linha que o ruído não vai para nenhuma outra tomada.

Os transformadores balanceados fazem exatamente o cancelamento que você disse acima.

Eu tenho um filtro desses de 8 tomadas, onde as 4 de cima são protegidas igualmente, mas as 4 de baixo tem atenuação adicional de 10 dB cada uma, na sequencia, isto é, a ultima tem 40dB extra de filtragem de ruídos elétricos.

O mais legal : o produto tem certificado de garantia contra danos elétricos que possam atingir os aparelhos protegidos por esse filtro, no total de US$ 50.000,00 !!!!

Um dos meus é este aqui , mas sem a chave remota :

 

https://www.amazon.com/Tripp-Lite-Protector-Right-Angle-ISOBAR8RM/dp/B00005122S?th=1

 

E comprei meus 3 filtros aqui no Brasil, quando tinha um importador oficial, nos anos 1997-2002 se não me engano, e todos estão perfeitos até hoje. Um deles teve vários danos quando um raio atingiu a minha antena de rádio, mas troquei os varistores e alguns capacitores e o fusível térmico, e está funcionando perfeito.

 

Fala a verdade, dá gosto ter a possibilidade de comprar isso nos USA né ?

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Eu acho que isso aqui é um estabilizador, mas acho que ele não está funcionando direito, coloco na tomada e ele da um som de quando você aperta o botão e a luz verde aparece, mas eu coloco na tomada e ele já liga direto pois parece que esse botão power esta emperrado. E o som ai que falei, ele fica de instante em instante fazendo essa zuada que eu disse. Bem a dúvida é: Ele protege mais do que o componente ai que eu estava dizendo ser um filtro de linha?  Se der pra consertar ele, eu vou dar uma olhada no youtube

estabilizador3.png

esta.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Álvaro Dínamo Estabilizadores não protegem, muito pelo contrário, ajuda a danificar mais ainda.

 

Estabilizadores são pragas eletrônicas.

Se o meu amigo souber explicar o motivo de o estabilizador ser uma praga, por favor, me diga. É que ele estava aqui em casa, vim só porque sou curioso, quero que me ensinem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!