Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Intel Core i7 13700k com clock baixo.


WinChip
Ir à solução Resolvido por WinChip,

Posts recomendados

Alguém poderia me ajudar a resolver esse problema, o que eu preciso fazer? Eu simplesmente comprei o cpu e instalei no pc deu vídeo tudo certo, porém a velocidade de GHz fica em 2,50Ghz, não sai disso os P-Core, já os E-Core está na velocidade normal do site do processador. Alguém me ajuda, se preciso ativar alguma coisa ou outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tarde

 

Passe o restante da configuração, item por item.

E passe como está a temperatura.

Faça um teste no cinebench R23 e mande uma foto de como está a temperatura dessa forma.

https://www.alcpu.com/CoreTemp/

https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

https://www.maxon.net/en/downloads/cinebench-r23-downloads

5.5 im.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.3796d46d42e85f8d2c860cb2eeb5e1e9.png

@Edvaldo J. Frederico image.thumb.png.23ccbb1fa02f8410327f8945dbeaa83e.png

image.thumb.png.147e8d39db81d9b216129039f9906a93.png

@Edvaldo J. FredericoBoa noite. Configuração:

placa-mãe: ASUS B660M TUF GAMING D4 PLUS

Processador: Intel Core i7 13700K

Cooler: Water Cooler gigabyte aorus x360mm

Memória: Corsair 2400mhz 4x16GB @2400mhz

Armazenamento: 1TB

Gabinete: Cooler Master H500P

Fonte: XPG 1300W

Placa de vídeo RTX 3050

 

image.thumb.png.5f33f18197cd0a7f86700c89fc6e9e0b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, WinChip disse:

image.thumb.png.3796d46d42e85f8d2c860cb2eeb5e1e9.png

@Edvaldo J. Frederico image.thumb.png.23ccbb1fa02f8410327f8945dbeaa83e.png

image.thumb.png.147e8d39db81d9b216129039f9906a93.png

@Edvaldo J. FredericoBoa noite. Configuração:

placa-mãe: ASUS B660M TUF GAMING D4 PLUS

Processador: Intel Core i7 13700K

Cooler: Water Cooler gigabyte aorus x360mm

Memória: Corsair 2400mhz 4x16GB @2400mhz

Armazenamento: 1TB

Gabinete: Cooler Master H500P

Fonte: XPG 1300W

Placa de vídeo RTX 3050

 

image.thumb.png.5f33f18197cd0a7f86700c89fc6e9e0b.png

Desempenho do seu processador está baixo mesmo, meu 13600k nesse teste do CPU Z consegui passar dos 800 pontos no teste de único núcleo e no multi mais de 10000, sem overclock.

Resete a BIOS da placa-mãe, se isso não resolver atualize a BIOS da placa-mãe.

E por fim da um gás nessa memória e coloque elas para trabalharem como 2600Mhz ou 2700Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
49 minutos atrás, WinChip disse:

@Edvaldo J. Frederico image.thumb.png.9a799dde1e6c6de1401e8f24c97dfd24.png

@Edvaldo J. Frederico Será que alguma coisa ta desabilitada na BIOS?

@Edvaldo J. Frederico Já atualizei a BIOS, Vou formatar o windows agr. 

Alguém tem uma solução?

Acabei de instalar esse programa aqui e está dessa mesma maneira, com exceção desse "IAVX2 Ratio Offset" que está 3,0x , mais deve ser porque estou com um leve overclock.

Teste resetar a BIOS. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WinChip disse:

Agora estou tendo problema com a temperatura ta chegando a 100º E o water cooler não ta dando conta. o que eu faço? Comprei o water com bomba e cooler forte. Será que tenho que apertar mais?

Pode revisar a instalação do bloco da CPU, ver a rotação da bomba e fans mas, muito provavelmente, o que mais vai fazer efeito, seria mexer no Vcore, e ver se consegue manter ele operando, com um pouco menos de tensão..

 

Veja, essa CPU com o Turbo Boost destravado, bate mais de 260 Watts de consumo, sozinho., o que não é pouca coisa.. Se essa temperatura for fazendo qualquer coisa, realmente a instalação dele, tá com problema.. Mas, se for em algo que exija muito da CPU por muito tempo, vai exigir um controle maior de tensão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@WinChip  Bom dia

 

Rode o teste do cinebanch R23 por 10 minutos e mantenha o CPU-Z ao lado e vá acompanhando o clock do processador, veja se ele mantem o mesmo clock.

Provavelmente nos primeiros testes você vai ter um resultado maior e depois de 10 minutos o resultado vai cair drasticamente, se cair então você vai ter que entrar na BIOS e fazer undervolt.

Pode fazer sem medo porque não terá perda de desempenho.

Se ver que ainda não está legal então você vai ter que instalar um "Frame" igual da foto.

D_NQ_NP_2X_787537-MLB70982482357_082023-

Eu instalei esse frame no meu PC e veja como fica, é que formato que esse processador é preso ele exerce pressão apenas no centro do processador fazendo com que o processador empene um pouco. 

frame_pasta_termica.jpg

Antes de instalar o frame

5.5 antes.png

Depois que instalei

5.5 im.png

A temperatura não caiu um absurdo, mais o tive redução de clock depois de um tempo.

Eu fiz um tópico sobre esse mesmo problema seu.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @Edvaldo J. Frederico Acho que sei qual é o problema, o travador do meu WC que acompanha ele veio frouxo, porém na hora de fechar o WC ele fica certinho travado. 

@Edvaldo J. Frederico Depois vou fazer um vídeo abrindo esse pc e mostrando como fica as presilhas do WC. Eu acredito que não ta legal porq era pra ficar travado os parafuso e não fica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, WinChip disse:

@RS Faria @Edvaldo J. Frederico Acho que sei qual é o problema, o travador do meu WC que acompanha ele veio frouxo, porém na hora de fechar o WC ele fica certinho travado. 

@Edvaldo J. Frederico Depois vou fazer um vídeo abrindo esse pc e mostrando como fica as presilhas do WC. Eu acredito que não ta legal porq era pra ficar travado os parafuso e não fica.

Beleza faz o vídeo e poste no You Tube e depois manda o link aqui.

Quando montei meu 13600K a dois mês atrás a temperatura nos primeiros dias estava excelentes por se tratar de um processador quente.

Teste de stress por 20 minutos e temperatura abaixo dos 80ºC (e estava com undervolt) mais depois de uns dias a temperatura começou a subir.

image.png

O i5 13400 e i3 13100 da pra se manter uma temperatura mantendo cooler box, agora o i5 13600k, i7 13700k e i9 13900k que são bem mais quente será necessário undervold e o frame para manter a pressão sobre o soquete do processador de forma uniforme.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Fiz undervolt coloquei pra 125W para preservar a vida útil dessa belezinha, é um cpu de 16 Core 24 Th é muita coisa além do Clock ser auto, perdi um pouco de desempenho, mas da pra fazer tudo e ainda sobra. 4.20Ghz~4.30Ghz 

@Edvaldo J. Frederico A temperatura ficou entre 80~82º 100% de uso, sendo que a temperatura da minha cidade está 29º e ta quente aqui onde estou...

Tópico resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!