Ir ao conteúdo

Preciso trocar a fonte? (Reinicialização repentina)

Ir à solução Resolvido por Fuinha6,

Posts recomendados

Postado

Olá, gente

Vim aqui com um pequeno problema: Meu computado tem reiniciado sozinho e absolutamente do nada. Às vezes ele passa uma, duas, três horas ligado, executando funções no multitask, jogos, illustrator, navegador com várias guias abertas... e ai reinicia do nada. Às vezes, no entanto, é questão de segundos após inserir a senha. 

Recentemente, fiz upgrade de placa-mãe, Processador e Placa de vídeo, mas não atualizei minha fonte. Como não dá nenhum log de erro, a placa-mãe não acende nenhuma luz, e não escuto qualquer tipo de ruído, tendo a pensar que minha fonte está me deixando na mão. 

Segue meu sistema: 

- placa-mãe ASUS TUF Gaming Am4 B550m-plus mATX

- 4 memórias Ram, duas XPG 2400 e duas HyperX 3000 (todas setadas em 2400 porque não gosto de OC nas rams)

- Ryzen 5600

- Sdd M2 NVMe, SSD kingston sata, e um HDD seagate 

- Cooler da CoolerMaster, Hyper 412R

- 01 extensor de porta USB 3.2, genérico, que fica numa entrada PCI-e

- Placa de Vídeo 3060 de 12gb, modelo PNY Verto

E, finalmente: - Fonte Corsair CX650 Semi Modular

Disso tudo, o que é velho é: Ram, todo o armazenamento, o extensor de usb, e a fonte. Tudo com mais de 5 anos (acho que fez 6 esses dias)

Antes, essa fonte tankava uma B350 ATX da biostar (modelo GT5 Racing), com um Ryzen 1600x e uma RX 580 4gb.

Vocês acham que é a fonte? Acham que devo trocar?

Postado
15 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@Fuinha6 Como seria o desligamento ? Ele trava/congela? Desliga teclado e permanece ligado leds ? Da tela azul? Já tentou verificar a integridade do windows (sfc /scannow) e a saúde dos armazenamentos (Crystaldiskinfo)

Ele apenas desliga. Não congela, não apresenta tela azul, os leds permanecem ligados (da placa-mãe), mas o teclado desliga

na saúde dos armazenamentos, o m2 com o sistema está com 98%, o que não significa que está podre (pelo que eu vi, precisaria trocar ele lá pros 50%)

Não fiz o scan, mas fiz o reparo do windows que consertou umas chaves (que imagino q tenham sido prejudicadas pelas reinicializações repentinas)

Postado

@Fuinha6 , Sugestão:

• Verifica a montagem do setup: Cooler do processador pode estar solto ou com mau contato.
  • Verifica o saúde da fonte: Verificar a limpeza(entrada de ar tampada)  e cooler está funcionando.
  • Teste a combinação do kit de memória isolando um kit do outro.

image.png.951facdae5a37266954fcc6028028a34.png

Postado
33 minutos atrás, Fuinha6 disse:

4 memórias Ram, duas XPG 2400 e duas HyperX 3000 (todas setadas em 2400 porque não gosto de OC nas rams)

Faça um teste só com os dois pentes de 3000MHz HyperX pra ver como se comporta.

• mês depois...
  • Solução
Postado

Olá a todos! 

Depois de todo esse tempo, consegui identificar o problema: memória RAM. 

Vocês me deram valiosas dicas, e fiz como pediram: tirei as duas rams de 2400, deixei as hyperx de 3000... funcionou por um tempo, depois o problema reapareceu. Nesse tempo, comecei a fazer um milhão de testes ahahaha 

image.thumb.png.9473ff1d19cca321bce8432912db2198.png

Primeiro, o scannow não detectou nenhum problema, também fiz o chkdisk e deu tudo ok. 

Então, resolvi trocar as memórias da HyperX e colocar as das XPG (de 2400), e dai lembrei daquele teste de memória que executa por boot (MemTest86), eis o primeiro resultado:

20231011_115731.thumb.jpg.65b75151d6578672dbafdc6c98d0a85c.jpg

Depois de 2h40min, as emmórias da XPG deram ok! Então fiz com as HyperX, e logo nos primeiros minutos...:

ImagemdoWhatsAppde2023-10-11(s)12_07.46_cd4190cf.thumb.jpg.7e3ef023805ae39c73628b5da8e63b91.jpg

Separei cada uma e, infelizmente não tirei foto, mas uma delas apresentou erro. Sobrevivo agora com 24gb de RAM kkkkkkk Obrigada a todos que me orientaram, quase comprei uma fonte nova à toa. 

O tópico pode ser encerrado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!