Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc deu faísca na placa-mãe e não quer dar vídeo


Posts recomendados

Olá pessoal

 

Fui ligar o pc hoje de manhã, e beleza, ligou normal e deu vídeo, tudo certo, porém fui abrir o gpuz e nisso o pc desligou sozinho, fui ligar de novo e não ligou, apenas acendia os leds do teclado e mouse quando ligava a fonte, até que na terceira vez tentando saiu uma faisca ali perto do processador e não ligou nada, aí desmontei tudo e testei fonte, funcionando de boa e placa-mãe não aparenta nada. Botei tudo em uma bancada porém com outra placa de vídeo que tinha aqui que é uma gt710, liguei só com uma memória de 4gb e o pc deu uma faísca só que dessa vez perto do pci express porém ligou, ascendeu todos os leds e girou os fans porém não dá vídeo, e toda vez que ligo faz 2 bips.

 

Processador é um fx4300, placa-mãe N68-gs4-fx, 2 pentes de 4 gb DDR3, fonte vx350 e uma gtx1050ti 


existe a probabilidade de esse possível curto ter queimado minha 1050ti?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde

 

Provavelmente a placa de vídeo abriu o bico.

Procure uma outra placa de vídeo para testar no seu computador.

Agora sobre sua placa de vídeo o correto seria testar em outro computador.

Porém faça esse teste na placa de vídeo para saber se o mesmo esta com curto antes de ligar.

Agora se a placa estiver com defeito é mais vantagem comprar uma outra.

Reparo só vale a pena se for uma placa mais recente.

Depende do que for menos de 400 reais, não fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Silvahh ,olá

  • os 2 bips - Em geral o problema é na placa-mãe ou nos módulos de memória.
  • Se está gerando faísca é um problema sério.
  • Verificar a sua fonte pode esta ruim(componentes internos), gerando tensões erradas, por isso gerou a faísca.
  • Sua placa-mãe tem algum componente com defeito, como gerou faísca.
  • Devido a isso pode ter queimado além da placa de vídeo e pentes de memória = (componentes, conectores)
  • Verificar a sua montagem e as parte debaixo da placa-mãe no gabinete e outros componentes soltos.
  • Olhar o seu filtro de linha que vai na tomada.
  • Recomendação: Levar na assistência/técnico para verificar os componentes/peças. Risco alto de estragar todo o setup, além de afetar SSD/HD.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Felipe Silvahh disse:

@Edvaldo J. Frederico Eu testei com uma gt710 que tenho aqui e não deu vídeo

Essa faisca veio da placa de vídeo ou da placa-mãe?

Essa GT710 você tem certeza que ela está funcionando corretamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico a faísca veio da placa-mãe, próximo ao processador, e sim, a gt710 está funcionando corretamente

@Tiberio Pois é cara, a única coisa que não quero que tenha estragado é meu SSD sata e a placa de vídeo pois tem poucos meses que comprei ela, mas já estava nos planos comprar uma fonte melhor e montar um kit am4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Silvahh , o curto(faísca) pode ser algum componente que foi queimado, não tem como saber por sem ferramentas multimetro e conhecimentos das peças.

Ainda mais perto do processador e placa de vídeo por ser locais bem longe um do outro.

  • Se a placa-mãe estiver solta ou com folga no gabinete. Pode ter contato na parte de baixo onde tem contatos de circuitos da placa-mãe gerando um curto que pode queimar. Até um parafuso solto pode gerar se tiver contato com partes do circuitos.(excluindo os pontos(furos) para prender a placa-mãe). 
  • Cabos de fonte mal conectados podem dar curtos também.
  • Mas se deu curto, já indica problemas e não é normal.  Eu acho problema está na sua fonte  e pode ter danificado a placa-mãe.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Silvahh , se você fez teste em outro computador e está funcionando(dando vídeo, você rodou um jogo e não deu problema de imagem/travou). Estão não deve ter estragado.

Agora sem identificar o motivo e local da faísca. Sem teste em outro computador das peças fica difícil saber ou se não enviou a uma assistência técnica para verificar os componentes(peças). 

O mais provável que deu problema na placa-mãe ou na fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaze_jp Ainda não fiz testes da placa de vídeo em outro pc porém fiz o teste que publicaram ali em cima e não deu o bip nas primeiras casinhas o que é o certo, vou testar ela em outro pc, e o SSD, no que o curto o afetaria?

@Kaze_jp a placa-mãe ou fonte não estou preocupado se estragou pois já ia trocar, porém a placa de vídeo não 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Silvahh

  • Na placa de vídeo: deixar ela na tela preta(liga mas não gera imagem), reduzir a performance abaixo de x8 (ficar travado ), imagem da tela ficar com riscos e outros sintomas. Vai depender do que afetou ou estragou. Aí só técnicos especializados ou se você souber eletrônica+ferramentas e saber ler esquemas de eletrônica para poder tentar consertar.
  • Pode estar funcionando, mas deve ter afetado vida útil de algum componentes(memórias, gpu e outros componentes pequenos) na placa de vídeo.
  • No SSD, pode fazer ele ficar instável. Ser reconhecido mas não funcionar direto(travar, desligar e ligar(tipo reconhecer e voltar), reduzir a performance ficar travado em baixa velocidades de transferências, Vai depender o que afetou se foi na controladora, chips de memórias ou outro componentes.

Por isso é bom verificar a saúde dos peças em outro computador depois desse problema. Para ter uma ideia está tudo "OK".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Felipe Silvahh disse:

Pois é cara, a única coisa que não quero que tenha estragado é meu SSD sata e a placa de vídeo pois tem poucos meses que comprei ela, mas já estava nos planos comprar uma fonte melhor e montar um kit am4.

Agora pegue uma fonte decente e moderna como a MSI MAG A550BN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite, de novo kkkk, peguei a tarde de hoje pra fazer testes, testei a mesma placa com tudo igual porém sem placa de vídeo (usei a onboard) e deu vídeo normal e entrou no sistema de boa com as mesmas memórias, processador, placa-mãe, fonte e SSD, porém quando fui colocar a placa de vídeo não queria dar vídeo de jeito nenhum, aí peguei a placa de vídeo e fui testar em outro pc, funcionou perfeitamente e deu vídeo de primeira, Alguém já viu isso acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!