Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Estava vendo um vídeo no YouTube sobre como colocar uma ponta USB em uma placa Mini pci express wi-fi para virar um adaptador USB...  Dá para usar no Arduino? Existe a possibilidade de usar uma placa desse tipo para fazer um shield wifi e/ou bluetooth para arduino?

Postado

Olá, eu utilizo o Arduino Uno, e ele não tem wi-fi nativo, gostaria de saber se é possível adaptar uma placa Mini pci express de wi-fi no Arduino para executar projetos IoT. Obrigado

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Edu Donizetti disse:

Arduino Uno, e ele não tem wi-fi nativo,

Permita-me opinar que um módulo wifi esp8266 é barato demais considerando o tempo que vai levar na adaptação.

Obs: não conheço nem cliquei no seu tal mini pci express...

Postado

Concordo, é que eu tenho muitas placas dessas e gostaria de aproveitar, sou professor no ensino médio e dou aula eletiva de arduino e seria muito útil se desse para fazer isso. 

• Membro VIP
Postado

Boa amigo. Só não sei se conectar uma placa desta Mini pci express wi-fi que googlei agora

Placa-wi-fi-sem-fio-mini-cart-o-pci-e-wi

em um arduino é tarefa pra simples mortais - sem querer menosprezá-lo, claro. Mas, se como disse, alguém conseguiu conectar usb nela

21 horas atrás, Edu Donizetti disse:

colocar uma ponta USB em uma placa Mini pci express wi-fi para virar um adaptador USB

Tenta 1º conectar seu arduino num usb que suponho ser menos difícil. Daí então fica arduino->usb->wifi

De novo.. tarefa pra chuck norris e acima.

• Curtir 1
Postado
Em 19/09/2023 às 20:49, Edu Donizetti disse:

shield wifi e/ou bluetooth para arduino

Placa-wi-fi-sem-fio-mini-cart-o-pci-e-wi

Só para tirar uma dúvida: uma vez uma pessoa me disse que esses dois conectores são, o 1 para wi-fi e o 2 para bluetooth.

Já quando fui substituir o HD do note para SSD, o vendedor disse que não, que apenas o primeiro conector (main) é necessário, e o que diferenciaria wi-fi de bluetooth seria a frequência... Alguém sabe ao certo Por que essas plaquinhas tem dois conectores para antenas?

Postado
20 horas atrás, Edu Donizetti disse:

Concordo, é que eu tenho muitas placas dessas e gostaria de aproveitar, sou professor no ensino médio e dou aula eletiva de arduino e seria muito útil se desse para fazer isso. 

Olha, esse módulo é projetado para uso em BUS PCI-EX, portanto tem temporização que exige alta velocidade, e uma complexidade muito maior do que usar um simples ESP8266 , que hoje custa o mesmo que uma banana e que tem milhares de exemplos de uso com o Arduino, o que pode lhe ajudar bastante em suas aulas.

Como disse o @.if , tarefa prá chuck norris e vai precisar de Arduinos mais velozes do que os que usam os Atmegas da vida .....

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Por que essas plaquinhas tem dois conectores para antenas?

Meu chute vai porque trabalha com duas freqs garrafalmente descritas na imagem que você publicou. Uma antena pra cada freq. Mais um belo chute: uma antena de tx outra pra rx....

Você decide... 🤪

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!