Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Telas azuis WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e KERNEL_DATA_STORAGE_ERROR


CodeZeta

Posts recomendados

Versão W10 22H2, peças do PC na assinatura.

Em janeiro~fevereiro eu tinha duas BSODs acontecendo direto e semi-aleatóriamente, WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e KERNEL_DATA_STORAGE_ERROR.
Podia acontecer quando tava jogando à muito tempo ou quando muitos programas levels/médios estavam abertos. Desde Chrome com um software de edição 3D abertos ou dois joguinhos level ao mesmo tempo (tabletop simulator pra jogar RPG e um Warframe do lado pra farmar nas pausas). Nenhum técnico conseguiu reproduzir o erro, imagino porque a maioria dos meus jogos precisava de senha pra entrar eles nem testaram, só usaram os programinhas de teste genéricos. Continuou acontecendo, levei pra casa de um amigo: Botamos FurMark, AIDA64, God of War, Elden Ring e Warframe tudo ao mesmo tempo... e nada. Tudo no verde, até temperatura tava boa e tava 35ºC de Rio de Janeiro. Levei de volta pra casa, fiz os testes, tudo verde. Esperei 1 mês e voltou fui no r/techsupport do reddit, dois sábios lá me ajudaram a focar no problema: Na 1ª linha de código de erro da tela-azul terminava com "10", então era problema de NVMe ou da placa-mãe e provavelmente "consertou" quando eu movi o PC de um lado pro outro. Queria trocar os dois mesmo, guardei grana, troquei pros atuais, sarou o problema até esse mês.

Aqui estão as fotos das tela-azul e pelo menos não é mais xxxxx10! O pior é que agora é (quase) sempre diferente kkkk
As 4 primeiras do álbum acima foi jogando Baldur's Gate 3. As vezes por muitas horas, as vezes pouquinho, então MUITO parecido ao que rolou antes. MAS, o jogo tava mesmo com um memory leak então fiquei, eu fiz uns testes abaixo e fiquei no pensamento positivo no final que era isso mesmo

O Furmark não apresenta problemas, Ainda não testei o hiper-teste igual da última vez de todas as peças, mas ACHO que a placa de vídeo não é, mas vai saber.
Testei as memórias RAM pelo teste de memória do windows e tive:
- No teste com as duas memórias achou um problema
- Testei uma memória de cada vez, indicou problema com uma delas
- Refiz o teste com essa mesma memória, mas num slot diferente. Não deu problema, mas decidi tirar mesmo assim pra testar rodar com a RAM supostamente boa
- Joguei, deu tela azul.
- Conectei as duas RAM de volta, invertendo a posição, falou que não tinha problema. No final, fiquei sem saber se tem ou não tem

 

Aí esse domingo tive duas:
- Uma de abrir software de edição 3D + chamada no discord com joguinho leve. Essa é a quinta BSOD do álbum no link
- Na noite do mesmo dia enquanto tava editando arquivos de word/excel e fechando minhas abas do Chrome que não ia usar mais enquanto gerava uma imagem na inteligência artificial, que é bem intensa na placa de vídeo. Essa é a sexta.

 


E a última é de hoje, de quando eu forcei uma abrindo um monte de jogo e dando Alt-Tab até apresentar problemas. Outro detalhe doido: nas tela-azul do Baldur's Gate 3, meu computador precisa ser resetado á força. porque no primeiro boot depois de voltar ele não tava achando meu HDD nem meu SSD pra iniciar o sistema, aí me jogava pra BIOS.

E aí? Não sei o que fazer mais velho kkkk. Temos algum veredito ou é maldição de uma bruxa mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CodeZeta olá,

Dúvidas:

  • a imagem I.A é gerada de um site ou é feita no computador (local) IA Stable Diffusion no seu computador?
  • Windows utilizado é 10 ou 11?
  • SSD NVMe 512GB é qual marca? Do Aliexpress?
  • Você fez modicações na BIOS( como alterar frequências, tensão ou overclock)?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@CodeZeta "WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR" é falha de hardware. "MEMORY_MANAGEMENT" me faz pensar na memória, seja a RAM ou a VRAM da placa de vídeo.

 

1 hora atrás, CodeZeta disse:

Testei as memórias RAM pelo teste de memória do windows e tive:
- No teste com as duas memórias achou um problema
- Testei uma memória de cada vez, indicou problema com uma delas
- Refiz o teste com essa mesma memória, mas num slot diferente. Não deu problema, mas decidi tirar mesmo assim pra testar rodar com a RAM supostamente boa
- Joguei, deu tela azul.
- Conectei as duas RAM de volta, invertendo a posição, falou que não tinha problema. No final, fiquei sem saber se tem ou não tem

 

A Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows requer configuração adicional para ser eficaz. Recomendo que teste as memórias seguindo atentamente este artigo:

Caso você confirme que não se trata das memórias, recomendo que teste outra placa de vídeo para ver se o problema persiste (visto que seu processador não possui vídeo integrado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Rio McCloud alterou o título para Telas azuis WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e KERNEL_DATA_STORAGE_ERROR

@Tiberio Modelo é Fonte Cougar VTE 31VE060.0005P 600W 80 Plus Bronze PFC Ativo

 

@Kaze_jpMeu SSD é esse aqui, sim meio aliexpress mesmo, foi o que consegui pagar depois do último erro ser possivelmente ou ele ou a placa-mãe. Porém repare que o mesmo erro não persiste, as mensagens de erro na BSOD não são mais as mesmas. Stable Diffusion. Como dito no post, o Windows é 10 e não, não faço overclocks nem edito BIOS!

 

@Carlos FW Informatica Lembro de ter testado assim que o comprei. Mas poderia testá-lo novamente! O que recomenda, rodar um AIDA 64 mesmo?

 

@Rio McCloud Também fiquei achando que era a RAM ou VRAM, mas também é porque só falta trocar isso e a fonte, o resto é tudo novo kkkk. Estou pensando em comprar dois sticks para testar quando virar o mês. E opa! Obrigado pelas dicas do memtest86. Vou aplicá-las. No momento estou tendo que configurar meu registro do Windows seguindo um guide de fórum americano, pois meu computador não está emitindo dumps das telas azuis.

 

Agradeço a ajuda de todos até aqui. Gostaria muito que continuassem a perguntar o que precisam para melhor localizarmos qual filhote de maldito tá precisando ir pro lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio  Olá Tiberio, como feita review pelo Teclab, a fonte é de um modelo "okay", não "baixa qualidade". Muito provável que, comparativamente, a que você enviou sejam melhores, não duvido disso, mas poderia me ajudar a conectar a atual situação, ou erros/códigos das BSODs à fonte, ou me explicar como o computador se desligando semi-aleatóriamente (baixo stress, alto stress depois de muitas horas ou alto stress automaticamente) pode estar conectado à fonte? Existe algum teste de fonte possível de ser feito via software que você recomenda para chegar à essa conclusão de forma metódica?

Como estamos falando de um investimento, apreciaria um pouco mais de elaboração. Mas agradeço a atenção, se no final das contas for provado o máximo possível que esse seja o caso, focarei nas que você recomendou!

 

@Kaze_jp Ok, farei o teste do AIDA64, seguido do chkdsk  e crystal disk info e reportarei de volta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, CodeZeta disse:

Existe algum teste de fonte possível de ser feito via software que você recomenda para chegar à essa conclusão de forma metódica?

Não cheguei a uma conclusão de forma metódica, esse modelo de fonte Cougar VTE segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List está classificado como Tier E - evitar, fonte de projeto ultrapassado ainda com regulação em grupo, sendo assim inadequada para placas de vídeos e processadores modernos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava rodando alguns testes em outro fórum e por enquanto localizamos algumas falhas do SSD mesmo. (Então por enquanto o @Kaze_jp tá ganhando rsrs).

Resta saber se é apenas isso! Vou lhes trazendo notícias.

Os logs dos erros em questão:

Citação

Event[2850]:
  Log Name: System
  Source: disk
  Date: 2023-09-24T01:16:52.0820000Z
  Event ID: 7
  Task: N/A
  Level: Error
  Opcode: N/A
  Keyword: Classic
  User: N/A
  User Name: N/A
  Computer: DESKTOP-5R7004M
  Description: 
The device, \Device\Harddisk1\DR1, has a bad block.

Event[2851]:
  Log Name: System
  Source: disk
  Date: 2023-09-24T01:16:52.0820000Z
  Event ID: 7
  Task: N/A
  Level: Error
  Opcode: N/A
  Keyword: Classic
  User: N/A
  User Name: N/A
  Computer: DESKTOP-5R7004M
  Description: 
The device, \Device\Harddisk1\DR1, has a bad block.

Event[2852]:
  Log Name: System
  Source: disk
  Date: 2023-09-24T01:16:52.0820000Z
  Event ID: 7
  Task: N/A
  Level: Error
  Opcode: N/A
  Keyword: Classic
  User: N/A
  User Name: N/A
  Computer: DESKTOP-5R7004M
  Description: 
The device, \Device\Harddisk1\DR1, has a bad block.

E no dump call stack:

Citação

               rsp : 0xfffffe838b0d6c48 : 0xfffff80340410e29 : nt!KiBugCheckDispatch+0x69
0xfffffe838b0d6c48 : 0xfffff80340410e29 : nt!KiBugCheckDispatch+0x69
0xfffffe838b0d6c60 : 0xfffff803406b63f1 : nt!HvpGetCellPaged+0xc1
0xfffffe838b0d6c78 : 0xfffff80343edd955 : Ntfs!NtfsCheckFileRecord+0x155

 

Que o cara explicou, e desculpa, mas não to com paciência pra traduzir "Here was can see the Windows ntfs.sys driver checking a file record (Ntfs!NtfsCheckFileRecord) followed by the kernel getting the next cell from the paging file (nt!HvpGetCellPaged) and then we get the bugcheck. This suggests that the paging file drive is the more likely candidate for the root cause."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!