Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá internautas. É o seguinte, vou tentar fazer umas experiências por ai que vi na internet pra ver se consigo gerar energia free, grátis. Eu gostaria de saber se eu fizer um painel solar que gera 12 volts e 30 watts, da pra eu carregar alguma bateria tipo um power bank e recarregar meu celular e notebook por exemplo??

• Membro VIP
Postado

O Powerbank é possível, mas é meio lento, tendo em vista que agora tem PB que carrega rapidamente.

Notebook, também é possível, mas a capacidade do notebook pode ser ainda maior levando mais tempo.

Lembrar que em ambos os casos, provavelmente precisa converter para a tensão de cada dispositivo. Toda conversão tem um pequena perda.

• Curtir 1
Postado

30 Watts é até razoável pra celular ou o power bank. 

Sendo 12V precisa ser um regulador bem eficiente para baixar para 5V e fazer a carga deles. 

O notebook é mais complicado, é mais de 70W para uma boa carga. Assim esse modelo de placa solar já não fornece potência suficiente. 

Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

30 Watts é até razoável pra celular ou o power bank. 

Sendo 12V precisa ser um regulador bem eficiente para baixar para 5V e fazer a carga deles. 

O notebook é mais complicado, é mais de 70W para uma boa carga. Assim esse modelo de placa solar já não fornece potência suficiente. 

Amigo, se quiser tente este experimento ai e me diga se deu certo pra eu fazer aqui em casa:

• Haha 2
  • Membro VIP
Postado

Energia infinita doeu um pouco eletro-tecnicamente falando. Brunão devia ter trocado por um título digamos... menos surreal. 😁

Voltando um pouco à realidade,

4 horas atrás, Renato.88 disse:

um regulador bem eficiente para baixar para 5V

O nome disso é regulador chaveado ou conversor dc dc step down que não compensa projetar mas sim comprar.

Postado
23 minutos atrás, .if disse:

Energia infinita doeu um pouco eletro-tecnicamente falando. Brunão devia ter trocado por um título digamos... menos surreal. 😁

Voltando um pouco à realidade,

O nome disso é regulador chaveado ou conversor dc dc step down que não compensa projetar mas sim comprar.

mas você não quer nem testar ai pra ver se da certo? Eu ouvi dizer que os ets alimentam as naves deles com energia retirada do espaço.  
Eu irei tentar fazer este experimento pra ver se consigo essa energia free

• Haha 3
  • Membro VIP
Postado

Semi off topic mas me permita.. Ao linkar videos daquele tipo pode comprometer a imagem da nossa comunidade. Acredite se quiser mas há quem não ve tais videos como diversão e de uma certa forma meio que acreditam. Portanto, caro leitor, se você clicou e viu o Vídeo antes de ler isso, apenas se divirta lendo os comentários e imaginando o tempo e recurso que o carinha desprendeu pra fazer aquilo, ok?

O que me fez lembrar que em tenra idade vi algumas lâmpadas acenderem com amendoim, e creia-me, por muitos segundos cri. 😁

E me deu vontade voltar ao tópico...

10 horas atrás, Renato.88 disse:

um regulador bem eficiente para baixar para 5V e fazer a carga

Que tal se baixasse direto pra v da bateria pra ficar ligeiramente mais eficiente?

🙃

Postado

Quando aparece energia infinita no título, é diversão garantida! Principalmente com .if comentando! 🤣😂

Postado

Eu estive calculando que se você comprar um painel solar de 560 watts, que hoje em dia já estão por uns R$700,00, e der um jeito de aproveitar toda a energia dele diretamente, sem que precise comprar controladores caros ou baterias, você recupera o investimento em aproximadamente 1 ano a no máximo 1 ano e meio.

Depois desses 1 ano e meio, a energia passa a ser literalmente grátis. 

A questão é que em 1 ano e meio, o painel vai ter gerado o equivalente a uns R$700,00 e esse valor de energia você não usou da concessionária. É um valor de energia que você iria ter que pagar de todo jeito. Então não pagou para a concessionária, mas investiu no painel solar. E depois de 1 ano e meio em diante, que o painel se se pagou com sua própria geração, a energia gerada passa a ser gratuita.    

Postado
17 horas atrás, albert_emule disse:

Eu estive calculando que se você comprar um painel solar de 560 watts, que hoje em dia já estão por uns R$700,00, e der um jeito de aproveitar toda a energia dele diretamente, sem que precise comprar controladores caros ou baterias, você recupera o investimento em aproximadamente 1 ano a no máximo 1 ano e meio.

Depois desses 1 ano e meio, a energia passa a ser literalmente grátis. 

A questão é que em 1 ano e meio, o painel vai ter gerado o equivalente a uns R$700,00 e esse valor de energia você não usou da concessionária. É um valor de energia que você iria ter que pagar de todo jeito. Então não pagou para a concessionária, mas investiu no painel solar. E depois de 1 ano e meio em diante, que o painel se se pagou com sua própria geração, a energia gerada passa a ser gratuita.    

Bom dia

Mas deve precisar das baterias para ter um fornecimento de energia constante e estável, não ?

E as baterias com o tempo se acabam e devem ficar caras.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

baterias para ter um fornecimento de energia constante e estável, não ?

Não necessariamente amigo. Se o sistema for on grid a solar fica em paralelo com a rede. É algo como o sol é um carregador de bateria e a bateria é a rede. De dia o relógio medidor gira ao contrário, entende?

Mas pra quem pode investir em baterias é uma boa pedida. Principalmente pra onde há quedas frequentes de luz. O sistema on e off grid é mais complexo, claro.

Em 14/10/2023 às 09:39, Mega Blaster disse:

energia infinita no título, é diversão garantida! Principalmente com .if comentando! 

Se quiser rir pesado, google imagens rar energia.

rar_motor0.jpg

De fato até o google relaciona com energia infinita.🤪

• Haha 1
Postado
3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Bom dia

Mas deve precisar das baterias para ter um fornecimento de energia constante e estável, não ?

E as baterias com o tempo se acabam e devem ficar caras.

Estou com uma ideia diferente: 

O funcionamento prático desse sistema é semelhante ao inversor On-grid com limitador, um modelo que impede que a energia gerada em casa seja enviada para a rede pública.

O resultado é o mesmo que o inversor On-grid com limitador, porém, o funcionamento interno apresenta algumas distinções.

A carga que está sendo alimentada por esse inversor será mantida da seguinte maneira:

1. 100% pela energia gerada pelos painéis solares.
2. 50% pela energia dos painéis solares e 50% pela rede elétrica.
3. Ou 100% pela rede elétrica.

O sistema de painéis solares pode gradualmente assumir a carga, indo de zero até 100%, e retirar a porcentagem correspondente da energia proveniente da rede elétrica.

393201043_349574287490881_85630144711911

Acho que transformei um assunto de brincadeira em algo mais sério.

Até seria interessante que um moderador trocasse o título de energia infinita para energia grátis solar. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...