Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá colegas de Eletrônica. 

Estou precisando construir um circuito para controlar um dimmer, mas que quando eu desse um stop ou desligasse ele, ele zerasse a resistência que ele estava trabalhando.

achei um circuito mas ele possui memória. 

possuir um botão incremento e outro para diminuir o valor da resistência

vou controlar um motor de esteira, mas não quero usar dimmer analógico. 

Desde já Grato!

Potenciômetro Eletrônico Digital com CI DS1669.JPG

• Membro VIP
Postado

Amigo basta você colocar um interruptor reversível. De um lado liga, do outro curto circuita seu 'potenciômetro'. Talvez você vá ter que chaver o gnd, ok? Ou se não, use uma chave reversível 2 polos: um pra L/D outro pro curto

23 horas atrás, Anderson.badaui88 disse:

zerasse a resistência que ele estava trabalhando.

• Curtir 1
Postado

Abaixo uma alternativa 80% pronta.

A tática utilizada é manter o circuito energizado pelo tempo necessário para que sua saída zere após o desligamento de VCC.

O uso de um diodo que tenha baixo Vf para a corrente de consumo, procure por <= 200mV (faz parte dos seus 20%).

O capacitor, que teve seu valor apagado deverá manter o circuito energizado por pelo menos 10s. Busque no datasheet o consumo máximo do CI e a tensão mínima de operação para o dimensionamento do capacitor. Coloque um capacitor de pelo menos 2X o valor calculado (faz parte dos seus 20%).

Para uso prático não é um bom circuito, muito mais simples o uso de um microcontrolador controlando a velocidade do circuito.

Sem título.png

• Membro VIP
Postado
Em 14/10/2023 às 09:10, Anderson.badaui88 disse:

quando eu desse um stop ou desligasse ele, ele zerasse a resistência que ele estava trabalhando.

Em 14/10/2023 às 09:10, Anderson.badaui88 disse:

um motor de esteira,

Juntando as duas frases me ocorreu que você pode estar querendo parar ou frear a esteira imediatamente - sem inércia, é isso? Neste caso a abordagem é outra: dar um curto no motor ou aplicar uma V reversa meio que controlada V & I.

Postado

Será que não tem um chip de pot eletrônico com interface de botão que seja volátil?

Para áudio conheço umas velharias aí, mas que funcionam bem, TC9153 e PT2256, ambos trambolhões para dois canais e de mais de 16 terminais (o DS1669 tem 8, apenas). Talvez haja pots eletrônicos voláteis com a interface desejada até menores e para apenas um canal...

• Curtir 1
Postado

Tem o modelo X9C102/103/104/502 (1k, 10k, 100k, 50k). Este também possui memória mas uma boa leitura do datasheet mostra como contornar o problema. O valor é gravado na memória quando o CS vai para o nível alto. Mantenha o CS aterrado e não haverá gravação, em compensação o chip estará sempre ativo (CS é o chip select).

Postado

@Anderson.badaui88

Note uma coisa sobre o X9C: o manual não indica em qual posição o trimpot vem de fábrica. No meu post anterior indiquei que o CS fosse aterrado. Faça isso através de um resistor (pode ser 10k). Se, ao ligar pela primeira vez , a saída for de um valor diferente de zero comande o chip para decrescer o valor até atingir o zero. Com um pedaço de fio conecte por 1 segundo o pino CS ao positivo. Isso fará que o valor atual (zero no nosso exemplo) seja gravado na memória.

Boa sorte.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

Olá colegas, meu projeto meio que foi por água abaixo, chegaram os componentes, e agora que vi que tanto multiplexadores ou potenciômetro digital não vão aguentar a corrente que circula no dimmer. O potenciômetro que esta no dimmer é de 2W b500k....  Novamente peço uma luz a todos vocês. Pensei em utilizar vários relés acionar resistências de fio para o dimmer... Será que daria certo?

Um multiplexador de 16 vias cada via aciona um relé que este sim insere uma resistência ohmica para trabalhar com o dimmer. 

Postado
18 minutos atrás, Anderson.badaui88 disse:

O potenciômetro que esta no dimmer é de 2W b500k

Tem coisa errada aí, não faz sentido um potenciômetro de 500k ter 2W.

Eu controlo meu chuveiro de 6000W com um dimmer e uso potenciômetro comum de 200k.

Poste o esquema do seu dimmer pra gente ver. 

21 minutos atrás, Anderson.badaui88 disse:

Novamente peço uma luz a todos vocês. Pensei em utilizar vários relés acionar resistências de fio para o dimmer... Será que daria certo?

Um multiplexador de 16 vias cada via aciona um relé que este sim insere uma resistência ohmica para trabalhar com o dimmer. 

Funciona sim. 

Mas não precisa de 16 relés e 16 resistores. 

Com 4 relés e 4 resistores se faz quase a mesma coisa. 

É só ir ligando e desligando os relés de maneira a associar os resistores em paralelo. Teremos 16 combinações possíveis. 

Outra solução mais prática, e usar um opto acoplador para CA, como por exemplo o MOC3062 e aplicar um pwm na entrada dele. 

O circuito pwm vai funcionar com baixa tensão e pode se interagir com qualquer coisa eletrônica, seja um potenciômetro comum, ou circuito integrados e transistores de todo tipo. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, Anderson.badaui88 disse:

foi por água abaixo, chegaram os componentes, e agora que vi que tanto multiplexadores ou potenciômetro digital não vão aguentar a corrente que circula no dimmer.

é o preço de não expor ideias, objetivos, circuitos, e etc completos bem como fotos e afins. Bem como é o preço de confiar cegamente em bolas de cristal alheias. Também é bom entender como funciona e qual o princípio de funcionamento de um dimmer que é relativamente simples, e claro, ter noções um pouco além do básico de eletrônica cai bem.

32 minutos atrás, Anderson.badaui88 disse:

Novamente peço uma luz a todos vocês.

Para tal luz, não poupe e nem esconda informações completas sobre o projeto: o que vai controlar, como, onde e etc vai ser conectado

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Anderson.badaui88 disse:

O potenciômetro que esta no dimmer é de 2W b500k.... 

Está sugerindo que seu potenciômetro necessita de 2W com 500k? Supondo que o aquecimento seja de 1W e que tenham utilizado 2W por segurança. Para aquecer 1W em 500k são necessários 700V. Tem coisa errada aí.

Como a Isadora (@.if ) bem disse

55 minutos atrás, .if disse:

é o preço de não expor ideias, objetivos, circuitos, e etc completos bem como fotos e afins

Outra coisa: 2Watts de aquecimento não é pouco, necessita de engenharia (que não precisa ser complexa) para expulsar o calor. Há a possibilidade do texto 2W500k... ter na partícula 2W uma indicação de estilo de fabricação, não necessariamente uma indicação de potência máxima dissipada. Para saber o quanto tem de corrente passando pelo potenciômetro é simples: meça a tensão sobre ele em diversas posições e terá a corrente máxima que circula por ele.

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@.if controlar a velocidade de motor de esteira ergométrica 16A tensão média 96v DC.  Como não tenho um trafo assim, então resolvi usar um Dimmer 4000w e uma ponte de diodos 50A. Pra não ter problema.  Tensão de alimentação de 127v AC.   Como não posso usar o potenciômetro é sim dois botões push para aumentar e diminuir a velocidade então resolvi substituir o potenciômetro por algo digital. Ai surgiu varias dicas de como usar o potenciômetro digital....

• Membro VIP
Postado

Cadê os desenhos esquemáticos? 1.jpg>1k.txt.

20 horas atrás, Anderson.badaui88 disse:

potenciômetro digital não vão aguentar a corrente que circula no dimmer. O potenciômetro que esta no dimmer é de 2W b500k

Geralmente a corrente de controle do disparo é tribaixa. Nem sempre consome 2W... por isso, de novo.. esquema/desenho/foto e etc são importantes pro enquadramento mental e técnico da coisa.

Em tempo.. certa feita fiz um dimmer conceitual com 1 pic10fxxx e 2 botões. 100% original, publiquei cá no forum acho que + de 1 vez. Funcionou de boa... na simulação. Preguiça de procurar agora além de quê pode lhe ser inútil.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Anderson.badaui88 disse:

Como não tenho um trafo assim

Nem mesmo as esteiras usam trafo, é direto na rede mesmo com ponte retificadora e capacitor. 

A diferença é que usam pwm na corrente contínua, com um mosfet de potência no controle do motor. 

Agora que você já tem o dimmer, da meio que quase na mesma. 

O ruim é que adaptar o tal potenciômetro eletrônico fica mais difícil dado a tensão ac da rede que circula por ali. 

Nesse caso, o uso do opto acoplador que mencionei ali em cima ainda é uma boa pedida, teria que modificar o dimmer pra colocar ele. Mas fica um circuito funcional e seguro. 

• Curtir 1
Postado

olá a todos novamente, encontrei esse projeto aqui no fórum, estava pensando em usar ele, mas bateu uma dúvida, este tipo de multiplexador, teria como usar para ele acionar o opto acoplador que o @Renato.88 mencionou? porque pela imagem deu entender que 4051 irá circular a corrente por dentro dele de tudo aquilo que eu botar nas portas de entrada, no caso quero que ele controle os optos como saidas,   se ele aguentasse uma boa corrente usava apenas ele os resitores de valores diferentes para controlar o dimmer. mas só de poder usar ele para controlar relés ou optos já me ajudaria muito

post-370240-13884956599826_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Não pesquisei mas na minha limitada visão suponho que um pot digital não se daria bem com a alta tensão e tipo de corrente do disparo de um scr. Uma alternativa seria usá-lo sob baixas tensões algo como...

media-1188540-555-timer-triggers-phase-c R3~=pot dig

Ainda que eu prefira o meu ... achei ...😁dimmer10F.thumb.png.6425e5aabf79b4565c1af7bd72684b45.png

//V0.0 - simulação no MPLAB OK
//V0.1 - simulação no Proteus

#include <pic.h>

#define sobe GP0
#define desce GP1
#define triac GP2
#define zeroc GP3

#define ligado 1
#define desligado 0

__CONFIG(PROTECT & WDTDIS & MCLRDIS);

void delay(unsigned char dl)
{
while(dl--); //alguns uSegs
}

//******************************************************

void main (void)
{
unsigned char a=120; //valor de teste ~ metade da potência
OPTION=0b00000100; ///pullup, prescaler timer0=1:32
TRIS=0b1011; //só GP2=saída=dispara triac
GPIO=0xff;

for (;;)
{
while(!zeroc); //aguarda passagem por zero

TMR0=a-20; //de neg. p pos. alguns triacs disparam antes (ou depois!)
while(TMR0);//aguarda por alguns mSeg

triac=ligado; //pulso...
delay(30); 
triac=desligado; //...no gate

while(zeroc); //aguarda passagem por zero

TMR0=a;
while(TMR0); //aguarda por alguns mSeg

triac=ligado;
delay(30);
triac=desligado;

if (!sobe) a++; //ângulo de disparo
if (!desce) a--;

if (a<25) a=25; //limite mínimo
if (a>240) a=240; //máximo

}

}

Obs: claro, a ideia não é apresentar a solução pra você. É apenas para efeito de um re-registro local pra eventual necessidade de incautos navegantes do futuro com necessidades semelhantes, ok?

• Curtir 2
Postado

@.if muito legal seu projeto com pic, acredito que se assemelha muito ao circuito original da placa da esteira, muito obrigado por compartilhar. hoje vou realizar os testes aqui de tensão x corrente do que ja tenho em mãos

Em 04/11/2023 às 08:28, Sérgio Lembo disse:

Falaste do potenciômetro de 500k. Por acaso é o circuito abaixo?

image.png.c7981e811502c1b8b3958d7fdd3a443d.png

ele é diferente tem mais um capacitor e a entrada Ac ja entra direto no potenciômetro 

Postado
Em 04/11/2023 às 08:12, Anderson.badaui88 disse:

encontrei esse projeto aqui no fórum, estava pensando em usar ele, mas bateu uma dúvida, este tipo de multiplexador, teria como usar para ele acionar o opto acoplador que o @Renato.88 mencionou?

Existem muitas maneiras de controlar o seu motor e também de como aplicar o opto acoplador nele. 

Se tratando do dimmer, fica difícil de colocar um opto acoplador nele. Quando se faz isso, usa-se somente o triac de potência, resistores fixos e um opto acoplador com um triac no lugar do transistor, como exemplo os da família MOC30xx que eu mencionei acima. 

Esse tipo de opto acoplador não trabalha na região linear, é apenas um liga desliga. Logo o circuito com os 4051 não serve para a aplicação (ele é linear), terá de usar um circuito do tipo pwm. 

O mesmo circuito também não pode ser ligado diretamente ao dimmer, pois os CIs 4051 suportam até 15V e não podem ser ligados a rede elétrica. 

A solução para seu projeto é um circuito do tipo pwm. 

Assim existe duas formas de se fazer. 

Uma delas é aproveitar somente o triac desse dimmer e acoplar em um oscilador com o 555, tal como esse já mostrado no post acima por @.if

Nesse tipo de circuito não é obrigatório usar um opto acoplador, mas com ele fica um projeto mais seguro. 

O circuito abaixo tinha como intenção manter uma chocadeira na temperatura correta, porém a base dele serve para o seu projeto. 

Retirando a "parafernalha" com os transistores Q1, Q2 e Q4 que servem para medir temperatura, pode colocar qualquer circuito de potenciômetro eletrônico no lugar. 

imagem445.GIF

A outra forma usar um circuito com mosfet, nesse caso o oscilador com o 555 vai trabalhar com uma configuração diferente. Mas o sistema é praticamente o mesmo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...