Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core I7 4790K - Mesmo com o processador travado, a temperatura aumenta


keisezrg
Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou passando por uma dor de cabeça ultimamente e não faço ideia de como resolver !
Tenho um i7 4790k junto com uma ASUS B85M-G R2.0

Fiz um overclock na BIOS para 4.8GHz (todos os cores) salvei e voltei para o windows e la estava o bendito batendo 4.8GHz, porém quando eu inicio um stress test o mesmo fixa o clock em 4.0 (3990MHz), ele só fica em 4.8 quando NÃO está em full load !
De primeiro momento achei que fosse temperatura porém o processador fica entre 77 ~ 78 depois que fiz delid e coloquei metal liquido (antes era pior, batia 102 e ate mesmo desligava o sistema)
Desde então não sei muito o que fazer, ja aumentei vcore, deixei no automatico, melhorei ainda mais a temperatura caindo pra 69 e nada funciona, eu posso por 5GHz na BIOS que quando colocado em full load ele trava em 4.0 (3990MHz)
O estranho é que conforme eu faço overclock, mesmo que o processador fique em 4.0 a temperatura dele aumenta 
4.8Ghz: 77 ~ 78
5.0GHz: 81 ~ 84

alguém tem alguma ideia do que seja?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • TheDemonLena alterou o título para Core I7 4790K - Mesmo com o processador travado, a temperatura aumenta

B85 nunca fez OC, então tem algo errado aí..

 

10 horas atrás, keisezrg disse:

O estranho é que conforme eu faço overclock, mesmo que o processador fique em 4.0 a temperatura dele aumenta 
4.8Ghz: 77 ~ 78
5.0GHz: 81 ~ 84
alguém tem alguma ideia do que seja?

Provavelmente, a placa-mãe tá aumentando o Vcore na CPU, mesmo não sendo capaz de OC..

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 15/11/2023 às 09:25, 1lokos disse:

Provavelmente o VRM fraco desta ASUS B85M-G R2.0 não consegue alimentar o CPU nestes clocks.

Resposta certa (Sim, é a placa-mãe), mas pelo motivo errado. Ao contrário de processadores mais modernos, VRM da placa-mãe não faz praticamente nada nos Haswell: quem faz o trabalho dele é o FIVR, que está dentro do pŕoprio processador.

 

Em todo caso, @keisezrg você caiu no bait da Intel. As vezes a BIOS "permite¨ você alterar o multiplicador para acima do que o processador permite, mas como o chipset é B, na hora de aplicar ele limita para o padrão do processador.

 

17 horas atrás, keisezrg disse:

acho que o melhor jeito mesmo é ir de z97

O melhor é não investir nessa plataforma, esquece esse pc antigo. Se prepare para um up completo se quiser mexer em algo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!