Ir ao conteúdo

Core I7 4790K - Mesmo com o processador travado, a temperatura aumenta

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, estou passando por uma dor de cabeça ultimamente e não faço ideia de como resolver !
Tenho um i7 4790k junto com uma ASUS B85M-G R2.0

Fiz um overclock na BIOS para 4.8GHz (todos os cores) salvei e voltei para o windows e la estava o bendito batendo 4.8GHz, porém quando eu inicio um stress test o mesmo fixa o clock em 4.0 (3990MHz), ele só fica em 4.8 quando NÃO está em full load !
De primeiro momento achei que fosse temperatura porém o processador fica entre 77 ~ 78 depois que fiz delid e coloquei metal liquido (antes era pior, batia 102 e ate mesmo desligava o sistema)
Desde então não sei muito o que fazer, ja aumentei vcore, deixei no automatico, melhorei ainda mais a temperatura caindo pra 69 e nada funciona, eu posso por 5GHz na BIOS que quando colocado em full load ele trava em 4.0 (3990MHz)
O estranho é que conforme eu faço overclock, mesmo que o processador fique em 4.0 a temperatura dele aumenta 
4.8Ghz: 77 ~ 78
5.0GHz: 81 ~ 84

alguém tem alguma ideia do que seja?

Postado

B85 nunca fez OC, então tem algo errado aí..

10 horas atrás, keisezrg disse:

O estranho é que conforme eu faço overclock, mesmo que o processador fique em 4.0 a temperatura dele aumenta 
4.8Ghz: 77 ~ 78
5.0GHz: 81 ~ 84
alguém tem alguma ideia do que seja?

Provavelmente, a placa-mãe tá aumentando o Vcore na CPU, mesmo não sendo capaz de OC..

• Amei 1
Postado

@1lokos pensei nisso também, acho que não tem jeito pra mim enquanto n mudar para uma z97

@RS Faria sim isso q é o bizarro, mesmo o processador ficando travado em 4.0, a temperatura dele aumenta conforme eu aumento na BIOS.
acho que o melhor jeito mesmo é ir de z97

• Solução
Postado
Em 15/11/2023 às 09:25, 1lokos disse:

Provavelmente o VRM fraco desta ASUS B85M-G R2.0 não consegue alimentar o CPU nestes clocks.

Resposta certa (Sim, é a placa-mãe), mas pelo motivo errado. Ao contrário de processadores mais modernos, VRM da placa-mãe não faz praticamente nada nos Haswell: quem faz o trabalho dele é o FIVR, que está dentro do pŕoprio processador.

Em todo caso, @keisezrg você caiu no bait da Intel. As vezes a BIOS "permite¨ você alterar o multiplicador para acima do que o processador permite, mas como o chipset é B, na hora de aplicar ele limita para o padrão do processador.

17 horas atrás, keisezrg disse:

acho que o melhor jeito mesmo é ir de z97

O melhor é não investir nessa plataforma, esquece esse pc antigo. Se prepare para um up completo se quiser mexer em algo.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...