Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular KVA de aparelhos para gerador


dvdsilva
Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Olá, eu quero comprar um gerador (a gasolina) para manter uma geladeira duplex de quase 500 L, que eu estimo ter 500W de potência, mais dois ventiladores de teto (provavelmente 100W cada), mais duas lâmpadas de led e 3 celulares caso necessário.

 

Poderiam me dizer, por favor, a quantidade de KVA necessário e me explicar como eu realizo o cálculo de KVA para manter esses aparelhos. Eu queria tentar entender melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber os kVA é necessário saber o "fator de potência" das cargas, mas em aparelhos domésticos essas informações geralmente não são fornecidas. Divide-se a potência ativa (watts) pelo fator de potência e se obtém os VA. Não tendo a informação do fator de potência considere 0,85.

 

Porém a partida de motores exige uma corrente muito mais alta que a nominal (6 a 8 vezes) então seria bom verificar com a revenda do gerador qual a potência necessária ou qual a potência máxima esse gerador fornece.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov entendi, mas no caso o que seria essa corrente nominal? Apenas a titulo de exemplo. Se todos os aparelhos da minha casa somados tem potência de 300W, eu teria uma demanda de 0, 35KVA, certo? Pois então, eu precisaria multiplicar o valor de KVA dos aparelhos da minha casa por 8? Vamos deixar 8 já que é o máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dvdsilva o cuidado é com os motores. No seu exemplo de 300 W/0,85 = 353 VA ou 0,353 kVA.

 

A corrente nominal é a consumida em funcionamento regular (depois da partida).

 

Supondo que a geladeira seja 500 W seria (6 * 500)/0,85 = 3,5 kVA. Mas alguns geradores suportam uma certa sobrecarga, por isso é bom verificar.

 

@dvdsilva verifique na plaqueta da geladeira qual a potência ou a corrente consumida. Obter essa informação é muito importante por que essa é a carga que vai afetar diretamente a potência necessária para o gerador. As demais cargas são pequenas.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Ah, sim, agora consegui entender melhor.

Uma última coisa, eu tinha lido que a potência de uma geladeira deveria ser multiplicada por 4 devido ao fato do motor ter picos. Fazendo essa multiplicação da potência (assim como você fez) eu não preciso me preocupar com isso, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo uma preocupação exagerada com a corrente de partida dos motores AC de indução.

Primeiro precisamos entender que a diferença entre um transformador e um motor de indução está nos rolamentos. No instante em que se liga uma máquina estática ou girante (trafo ou motor) ainda não se tem o campo magnético estabelecido, por consequência não se tem a reatância e o que limita a corrente de partida é a resistência ôhmica da bobinas de cobre. Essa situação perdura por uns 100ms, após o que o próprio campo magnético passa a limitar a corrente. Nesse momento o gerador irá ter queda de tensão, inevitável. Vemos nas residências a luz cair um pouco quando ligamos o chuveiro. No caso do gerador isso não é problema, faz parte dos testes de homologação previstas em norma o funcionamento com curto circuito franco entre suas fases sem que o gerador queime. Vale a pena visitar o site da WEG para ler sobre o tema. Com o gerador estando acima do limite é certo que haverá um aumento do tempo que o motor leva para alcançar a rotação nominal mas nada que seja preocupante. Adquirir um gerador com base na corrente de partida me parece exagerado mas ter uma sobra prevendo o progresso natural da vida é sempre bom. No caso específico da geladeira trata-se de um compressor helicoidal, apresenta baixa carga em baixas rotações e leva alguns segundos até que se estabeleça pressão na saída, situação onde haverá maior exigência de torque do motor mas onde a rotação nominal já terá sido alcançada.

Caro @Ricardov , fator de potência de 0.85 em motor pequeno nunca vi mas posso estar errado, vou de 0.80 para máquinas pequenas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Estou vendo uma preocupação exagerada com a corrente de partida dos motores AC de indução.

Primeiro precisamos entender que a diferença entre um transformador e um motor de indução está nos rolamentos. No instante em que se liga uma máquina estática ou girante (trafo ou motor) ainda não se tem o campo magnético estabelecido, por consequência não se tem a reatância e o que limita a corrente de partida é a resistência ôhmica da bobinas de cobre. Essa situação perdura por uns 100ms, após o que o próprio campo magnético passa a limitar a corrente. Nesse momento o gerador irá ter queda de tensão, inevitável. Vemos nas residências a luz cair um pouco quando ligamos o chuveiro. No caso do gerador isso não é problema, faz parte dos testes de homologação previstas em norma o funcionamento com curto circuito franco entre suas fases sem que o gerador queime. Vale a pena visitar o site da WEG para ler sobre o tema. Com o gerador estando acima do limite é certo que haverá um aumento do tempo que o motor leva para alcançar a rotação nominal mas nada que seja preocupante. Adquirir um gerador com base na corrente de partida me parece exagerado mas ter uma sobra prevendo o progresso natural da vida é sempre bom. No caso específico da geladeira trata-se de um compressor helicoidal, apresenta baixa carga em baixas rotações e leva alguns segundos até que se estabeleça pressão na saída, situação onde haverá maior exigência de torque do motor mas onde a rotação nominal já terá sido alcançada.

Caro @Ricardov , fator de potência de 0.85 em motor pequeno nunca vi mas posso estar errado, vou de 0.80 para máquinas pequenas.

 

O motor de geladeira tem um comportamento estranho. 

Se na partida a tensão abaixa muito, ele não parte e fica consumindo uns 10 amperes do gerador até um relé térmico atuar.  

 

Se a geladeira estiver já ligada, você desligar da tomada e em seguida desligar novamente, o motor não parte mais. Fica consumindo uns 10 amperes até um relé térmico atuar. Isso aconteceu aí no vídeo do inversor. Na corrente de bateria, ficou puxando uns 64 amperes em 24V DC. 

 

Por isso é bom que o gerador suporte a corrente de pico total, pois se não suportar, fica difícil dar partida.  

Ainda tem outra questão:

 

Esses geradores de pequeno porte são Brushless.

A excitação deles é apenas um capacitor numa bobina do estator.  

O rotor não tem escovas. Possui uma bobina com dois diodos fechando o circuito. 

 

Quando o gerador é muito sobrecarregado, o diodo do rotor entra em curto e o gerador deixa de funcionar.

É um diodo que deve custar 1 real. Mas o trabalho que dá para abrir o gerador e retirar o tal diodo, é algo fora do comum. Precisa de prensa hidráulica e tudo mais.  

Por isso é importante que o gerador segure a potência total do pico.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!