Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter chuveiro hydra ótima eletrônica de 127 volts para 220 volts.


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite senhores

 

Esta bem complicado pagar quase 500 reais de energia em casa, então resolvi instalar sistema solar em casa (negócio bem caro 🤦🏿‍♂️, mais parcelas do financiamento ficou abaixo dos 400 reais, e espero que de certo se Deus quiser) e aproveitar mudar o padrão monofásico de 127 volts para bifásico 220 volts.

Eu já sabia que teria que trocar porque a fiação de casa é muito antiga, e só 6mm.

No poste padrão da até pra ver o fio está todo ressecado e sem cor.

Chuveiro 127 volts no inverno demora a embalar mais depois que esquenta vai embora, mais o chuveiro em 220 volts é outra pegada.

Em casa tenho esse chuveiro hydra ótima eletrônica porém padrão 127 volts, para modificar para 220 só mudar a resistência, ou tenho que mudar o potenciómetro e transistor ou mais alguma coisa.

Achei um vídeo mais é aos contrário, porque em 220 volts o consumo creio que seja menor.

ducha-eletronica-optima-turbo-7700w-220v

 

https://oconsertador.blogspot.com/2013/08/ducha-eletronica-thermosystem-turbo.html

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Em casa tenho esse chuveiro hydra ótima eletrônica porém padrão 127 volts, para modificar para 220 só mudar a resistência, ou tenho que mudar o potenciómetro e transistor ou mais alguma coisa

O principal é a resistência. 

Mas deve abrir e ver qual é o tiristor que é usado e se ele pode ou não funcionar em 220V. 

Meu chute é que nem vai precisar mexer com isso, pois a maioria dos tiristores de alta corrente, partem com tensão mínima de 400V. 

Os menores com tensão de 200 ou 300V aparecem em coisas de baixa potência, como por exemplo os ventiladores. 

55 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

porque em 220 volts o consumo creio que seja menor

Em 220VA corrente elétrica é menor, esse é o fato de que os chuveiros de 127V serem pouco usados, pois precisam de fios muito grossos pra funcionarem corretamente, visto que a corrente deles é muito alta. 

 

Já o consumo de energia, depende do uso do chuveiro mesmo. 

Em situações onde a água estiver muito fria, vai mexer no potenciômetro pra aquecer mais, então vai gastar mais independente da tensão de alimentação e vice-versa. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

resolvi instalar sistema solar em casa (negócio bem caro 🤦🏿‍♂️,

2... Lém casa a conta passou de 500 pra uns 200... achei que ia zerar... saco!

Mas cê mora onde.. num dos polos? 😁 Em casa pra eu tomar banho tenho que colocar gelo na caixa dágua! 🤪

Pro caso de banho com economia, um aquecedor solar é mais eficiente e acho que + barato. Tenho em casa um diy que coloquei antes do aquecimento global. Uso pra economizar gás pois a água pro café já sai fervendo. .. sério.

9 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

em 220 volts o consumo creio que seja menor.

De fato o consumo é o mesmo. O que tem é menos perda pois a corrente é menor nos fios. Mas jé que seu sistema era 127, então sua fiação já era bem grossa. Olhando pelo visão do bolso, não se engane muito. 220 o preço (da cemig) do kwh é maior do que em 127.

Atenção ao aterramento pois em 220 ambas as fases são vivas em regiões onde há 127 simultâneo. Sendo assim, aquele lance de ligar o terra do chuveiro junto com o neutro é definitivamente ainda mais errado, ok?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Renato.88 disse:

O principal é a resistência. 

Mas deve abrir e ver qual é o tiristor que é usado e se ele pode ou não funcionar em 220V. 

Meu chute é que nem vai precisar mexer com isso, pois a maioria dos tiristores de alta corrente, partem com tensão mínima de 400V. 

Os menores com tensão de 200 ou 300V aparecem em coisas de baixa potência, como por exemplo os ventiladores. 

Em 220VA corrente elétrica é menor, esse é o fato de que os chuveiros de 127V serem pouco usados, pois precisam de fios muito grossos pra funcionarem corretamente, visto que a corrente deles é muito alta. 

 

Já o consumo de energia, depende do uso do chuveiro mesmo. 

Em situações onde a água estiver muito fria, vai mexer no potenciômetro pra aquecer mais, então vai gastar mais independente da tensão de alimentação e vice-versa. 

Bom dia obrigado pela resposta.

 

Pelo que pesquisei esse chuveiro usa um JST41Z -800BW+, ou um Q6040k9 ou Bta41-600 Q4040k7 Bta26-600, que suporta 600 volts por 40 amperes, então aparentemente só terei que trocar a resistência.

44 minutos atrás, .if disse:

2... Lém casa a conta passou de 500 pra uns 200... achei que ia zerar... saco!

Mas cê mora onde.. num dos polos? 😁 Em casa pra eu tomar banho tenho que colocar gelo na caixa dágua! 🤪

Pro caso de banho com economia, um aquecedor solar é mais eficiente e acho que + barato. Tenho em casa um diy que coloquei antes do aquecimento global. Uso pra economizar gás pois a água pro café já sai fervendo. .. sério.

De fato o consumo é o mesmo. O que tem é menos perda pois a corrente é menor nos fios. Mas jé que seu sistema era 127, então sua fiação já era bem grossa. Olhando pelo visão do bolso, não se engane muito. 220 o preço (da cemig) do kwh é maior do que em 127.

Atenção ao aterramento pois em 220 ambas as fases são vivas em regiões onde há 127 simultâneo. Sendo assim, aquele lance de ligar o terra do chuveiro junto com o neutro é definitivamente ainda mais errado, ok?

Bom dia, obrigado pela resposta

 

O cara que fez orçamento já fez com uma folguinha a mais parece que a média de consumo é entre 400 e 500kwh, espero que eu pague o mínimo se não a coisa vai ser complicada por uns par de anos até terminar de pagar essa encrenca 🤣 .

Saudades quando pagava por volta de 200 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
  • Solução

Boa tarde rapaziada

 

Desculpa da demora em voltar com o final dessa história.

Demorei um pouco porque precisei mudar a fiação geral de casa que era monofásico de 6mm para bifásico de 16mm.

Mês passado meu chuveiro ainda em 127 volts havia parado de funcionar então como eu já havia emendado o resistência estava na hora de comprar outra 😅 e aproveitei e peguei 220 volts.

Troquei a fiação do chuveiro coloquei a nova residência e quando fui ligar o chuveiro nada de esquentar 🤦🏿‍♂️.

Minha casa é muito antiga e não tem quadro de energia então fica mais complicado fazes esse tipo de serviço.

Abri o chuveiro e medi o transistor com multímetro e aparentemente está normal.

Dei uma mexida no transistor e o mesmo estava com uma das pernas solta, e justamente o que ia para resistência.

Refiz a solda e dei uma reforçada com um pedaço de fio e montei e funcionou no 220 o chuveiro 🤪.

Valeu rapaziada muito obrigado pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!