Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Depois de pesquisar muito, eu iria pedir uma MSI MAG A650BN, mas optei pela XPG Pylon, porque me disseram que havia uma problema com a fonte da MSI, e me recomendaram a fonte XPG Pylon, 650W, 80 Plus Bronze, que inclusive estava uns 70 reais mais cara que a da MSI. Mas agora descobri que a Pylon também tem umas polêmcias (talvez até pior). E agora estou confuso sobre o que devo fazer.

A Pylon que pedi deve chegar hoje, junto com o resto do PC. Acho que posso trocar, mas não se se devo e por qual fonte deveria trocar.

Minha Setup:

Fonte XPG Pylon, 650W, 80 Plus Bronze - PYLON650B-BKCBR

Placa-Mãe MSI B550M Pro-VDH WiFi, AMD AM4, mATX

2x Memória Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - KF432C16BB1/16

2x SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s

Placa de Vídeo RX 6750 XT MECH 2X 12G V1 Radeon, 12GB GDDR6, FreeSync, Dual Fan

Processador AMD Ryzen 5 5600

Cooler Para Processador DeepCool AK400, 120mm

Filtro de linha clamper

Gabinete Montech 903 Air base

Postado

@Vanjl O caso da Pylon é de fato mais complicado, não foi a troca de um único capacitor, mas do projeto e tendo todos os componentes sendo listados pela Cybernetics.

Enquanto a MSI Mag A-BN, não foi testada pela Cybernetics só pela 80 plus. Então o projeto original é desconhecido. Pode ser que a fonte tenha sido projetada para aguentar esses capacitores de uma tier pior, e foi trocado por um melhor devido a falta. Como pode ter sido piorada.

Mas também não faz sentido piorar a qualidade e manter a garantia de 5 anos.

Postado

@Gui GC Entendi. Parece não serem fontes bombas, mas pelo menos a Pylon teria um desempenho ruim. Que coisa, e olha que ainda pesquisei muito kkk Pelo menos vai dar pra trocar. O difícil vai ser achar uma boa, até as marcas famosas são reprovadas:

@Ster A GameMax GX 600 parece ser muito bem recomendada, mas infelizmente a placa de Vídeo 6750xt recomenda o uso de uma PSU de 650 . Então acho que a GameMax GX 650 seria a melhor fonte para essa placa de vídeo?

Achei uma review do TecLab aprovando ela, mas não sei dizer se é uma boa escolha:

Postado
1 hora atrás, Vanjl disse:

mas a Cougar GEX 650w explodiu e foi reprovada num teste da Teclab:

https://www.youtube.com/watch?v=4cTwiw_mZEg

Esse teste aí é da Cougar ATLAS que é medíocre, a GEX é outro nível de fonte sendo Tier B em qualidade.

Então acho que a GameMax GX 650 seria a melhor fonte para essa placa de vídeo?

Não, é melhor ir de Cougar GEX 650.

• Curtir 1
Postado

@Ster A GameMax GX 600 parece ser muito bem recomendada, mas infelizmente a placa de Vídeo 6750xt recomenda o uso de uma PSU de 650 . Então acho que a GameMax GX 650 seria a melhor fonte para essa placa de vídeo?

Achei uma review do TecLab aprovando ela, mas não sei dizer se é uma boa escolha:

É uma boa opção a GX650.

porém a GX600 suporta, essa recomendação é muito maior que o necessário. 

• Curtir 2
Postado

@Tiberio @Tiberio Verdade! Estou pesquisando reviews da Cougar Gex 650, mas não encontrei nenhuma como a do Teclab. Nem na gringa achei. Por que você diz que seria melhor ir de Cougar Gex 650 do que GameMax GX 650? Eu não entendo muito, mas a fonte da Gamemax pelo menos me da mais segurança por causa do teste de benchmark do teclab.

Postado
4 minutos atrás, Vanjl disse:

Por que você diz que seria melhor ir de Cougar Gex 650 do que GameMax GX 650?

O vídeo abaixo testa a Cougar GEX, foi aprovada!

• Curtir 1
Postado

@Tiberio Valeu! Dei uma pesquisada nela e parece sim ser boa. Não entendo o peso da relevância da marca de uma fonte. Vi reviews de várias marcas famosas, como Corsair, sendo reprovadas. Essa lista mostra até marcas da Seasonic marcadas como tier F. Então é bem difícil pra mim entender o critério de avaliação.

A Cougar Gex ficou como Tier B nesta lista

Enquanto a MSI MPG A650GF parece ter ficado como tier A, se entendi direito, mas com algumas ressalvas - sobre a eficiência com ATX 3.0.

ela também recebeu nota 4 no  no Tom's  Hardware.

Por outro lado, parece que a MSI entrou no mercado de fontes há menos de 3 anos. Então não sei se isso pesa muito contra ela.

Dito isso, não faço a menor ideia de como comparar as duas. Não sei se há uma grande diferença de desempenho e por isso devo optar pela melhor ou se eu devo ir pela mais barata entre as duas.

Essa review (pule para o final) mostra a fonte da MSI sendo mediana (Não sei dizer)? Ele mostra os pros e contras do teste de Benchmark dela em comparação com essas fontes:

1. seasonic core gm-650
  2. ASUS rog strix 650
  3. nzxt np-c650m
  4. cooler master v650 gold
  5. Corsair Rm 650
  6. xpg core reactor 650

E esse foi o resultado:

Prós 👍

• Potência total a 47 graus Celsius
  • Desempenho geral suficientemente alto
  • Boa qualidade de construção
  • Ventilador de refrigeração de qualidade
  • Operação silenciosa
  • Regulação de carga suficientemente precisa
  • Eficiente
  • Totalmente modular
  • Muitos conectores
  • Distância adequada entre conectores periféricos
  • Garantia de 10 anos

Contras 👎

• Tempo de sustentação inferior a 17ms
  • Atraso entre desativação de PWR_OK e perda de DC inferior a 1ms
  • Aumento das emissões de EMI
  • Resposta transitória medíocre
  • Leituras baixas de PF (Fator de Potência)
  • Eficiência inferior a 70% com carga de 2%
  • Não compatível com ASM

Postado

@Erso

250 W, Ok.

Mas os testes são feitos com processadores High-End que consomem muito. Não tem como a fabricante saber qual é o resto da sua configuração, por isso ela subdimensiona a fonte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!