Ir ao conteúdo

Ativar ou não V-Sync nos jogos mesmo com a ativação do G-sync

Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Postado

ativar o v-sync evita oscilação de fps e sttutering nos jogos, eu sempre deixo ativado, porque se seu monitor for 60hz e o jogo estiver à 100fps, não vai mudar nada, você ainda vai continuar vendo 60hz, então não tem o porque de "sobrar fps" 

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Rennan Carv4lho Deixa desmarcado.  O V-sync limita pela frequência do monitor, ou seja, se for 60Hz,  o V-sync vai te entregar 60 fps no máximo,  se for 75Hz, vai 75fps...   mas se você tem um monitor compatível com G-sync e ele está ativado(configurado não sei se é essa a melhor palavra), e  no painel de controle da nvidia, estiver marcado para habilitar o G-sync, não tem porque ativar o V-sync no painel de controle do jogo ou dentro do jogo.

Isso porque, o G-sync se adapta, de acordo que sua máquina entrega o desempenho.. então em tese, você estará livre do problema e tear screen e também livre do problema de input  lag causado pelo V-sync

Só ativa o V-sync, quando seu monitor não tiver essa opção, que vai evitar o tear screen,   No meu caso por exemplo meu monitor não possui tecnologia G-sync e nem Freesync, então eu ativo o V-sync pra deixar mais "suave" minha jogabilidade, porém com risco de input lag,.. não que eu já tenha notado se teve ou não.. porque não jogo nenhum jogo competitivo..mas no meu caso funciona bem.  

Ainda, existe o modo "adaptativo",  que você pode configurar no painel da nvidia, na aba de configuração 3D,  no perfil do jogo em especifico.  Geralmente esssa opção serve como um meio termo entre o V-syc ativado, e o desativado..   como o nome sugere, ele é adaptativo,  creio que funcionará bem em conjunto com o G-sync,  caso você queira mesmo ativatr a opção.... porém, eu recomendo fortemente de deixe desativado a opção da sincronia vertical, deixará seu jogo mais fluido.. e não terá engasgos ou problemas visuais... pois tudo vai se adaptar para a sua frequência.. ou seja..  se o pc entregar 98fps,  pelo G-sync, a frenquencia vai ser 98Hz...  mas se variar seu fps de 98 para 120 por exemplo, aí a frenquancia vai pra 120Hz...  claro isso se seu monitor for de 120Hz ou mais..... Atualmente é muito fácil encontrar bons monitores   de 144Hz pra cima. 

• Curtir 2
Postado

@Rennan Carv4lho

Cada jogo se comporta diferente com o v-sync, como também pode haver um input lag diferente.

No geral se está usando o G-sync ou o Freesync, não teria necessidade de usar o v-sync.

Em resumo, o g-sync/freesync irá tentar remover o efeito de corte na tela (screen tearing) desde que esteja no alcance de FPS do monitor (é um pouco mais complexo na real, mas não vem ao caso aqui); V-sync trabalha diferente, pois vai tentar gerar os FPS de acordo com a frequência do monitor (Hz).

Em tese, servem o mesmo propósito, mas com métodos completamente diferentes. Se quer apenas uma boa fluidez e aproveitar seu monitor, apenas habilite o G-sync e não use o V-sync, ao menos até entender melhor como cada um funciona na prática, já que em alguns casos, o v-sync pode ser útil.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...