Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar outros computadores, é possível por wi-fi?


xlemes
Ir à solução Resolvido por xlemes,

Posts recomendados

Quero saber se é possível controlar outros computadores pelo wi-fi.

Tenho 3 aquí e todos estão da mesma rede.

Se eu colocar um programa (tipo aqueles que é usado na cyber café "servidor"), e os outros dois como "cliente", é possível pelo wi-fi controlar?

 

Obs: não estou falando de acesso remoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, xlemes disse:

tipo aqueles

 

Esse não é assim um nome preciso 😄 tipo aqueles um protocolo como VNC ou um nome de programa.

 

Rádio (wifi) é ethernet assim como cabo. Uma camada de rede, o tal nível 2.

 

Pode usar qualquer coisa que use ethernet em qualquer um dos dois. WOL é uma exceção, apesar de existir alguma implementação para wifi. E claro que qualquer coisa que rode em uma camada superior, como o tal nível 3, TCP/IP por exemplo, também vai rodar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, arfneto disse:

 

Esse não é assim um nome preciso 😄 tipo aqueles um protocolo como VNC ou um nome de programa.

 

Rádio (wifi) é ethernet assim como cabo. Uma camada de rede, o tal nível 2.

 

Pode usar qualquer coisa que use ethernet em qualquer um dos dois. WOL é uma exceção, apesar de existir alguma implementação para wifi. E claro que qualquer coisa que rode em uma camada superior, como o tal nível 3, TCP/IP por exemplo, também vai rodar.

 

Desculpe mas eu acho que você não me entendeu.

Controlar outros computadores através de programa.

Citei o exemplo da cyber pois, os programas usados são muito comuns (tanto gratuitos como pagos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, arfneto disse:

@xlemes Sim, eu entendi. Você não sabe o nome de nenhum desses programas, e não explicou o que quer controlar.

 

Mas como eu te disse não faz diferença wifi ou cabo porque os dois são ethernet. A mesma camada.

 

Vou citar esse como exemplo...

A internet eu vou controlar pelo roteador...

Eu só ainda não achei um que tenha controle de banda por porcentagem.

Sobre o controle que falei dos outros computadores..., é controle usando esse tipo que programa que mencionei no link.

O "cliente", usaria apenas para determinados programas, jogos.

Caso eu precise "liberar" o pc..., através do meu (que é servidor), liberaria e a pessoa poderia acessar exemplo, painel de controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez vou te dizer, quanto a sua pergunta: não faz diferença cabo ou wifi, é tudo ethernet.

 

25 minutos atrás, xlemes disse:

Caso eu precise "liberar" o pc..., através do meu (que é servidor),

 

Não está claro o que significa seu pc ser "servidor"  mas se for o caso de rodar uma versão servidor de Windows o clássico para gerenciar isso é usar as políticas de grupo e há um enorme volume de documentação sobre isso. Veja por exemplo https://learn.microsoft.com/pt-br/internet-explorer/ie11-deploy-guide/group-policy-objects-and-ie11 e sobre scripts powershell. Ou em https://www.microfocus.com/documentation/extra/9-6/user-guide-pt/admin-disable-client-features-group-policy-ch.htm.

 

O editor de políticas de grupo e uma política de grupos e contas de usuário fazem o que quer fazer.

 

28 minutos atrás, xlemes disse:

A internet eu vou controlar pelo roteador...

Eu só ainda não achei um que tenha controle de banda por porcentagem.

Sobre o controle que falei dos outros computadores..., é controle usando esse tipo que programa que mencionei no link.

O "cliente", usaria apenas para determinados programas, jogos.

 

Como te disse, o controle é por consumidor e não tem a ver com a internet. Não é por origem. Se limita a banda para http por exemplo está ok, mas não vai limitar para a internet mas sim o serviço como um todo. Por porta por exemplo.

 

Porcentagem é outro caso. Seria porcentagem do que? Da banda de rede? É em geral 100 ou 1000 mbps via cabo, ou um certo número de possíveis velocidades via wifi.

 

Do seu contrato de internet? Isso é não é mensurável a toda hora. Por isso se tem um limite em geral é por mbps. E para o cliente. E se não tiver outros? Vai limitar um tablet a 50mbps se não tiver ninguém usando nada? E se for o seu tablet?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, arfneto disse:

Mais uma vez vou te dizer, quanto a sua pergunta: não faz diferença cabo ou wifi, é tudo ethernet.

 

 

Não está claro o que significa seu pc ser "servidor"  mas se for o caso de rodar uma versão servidor de Windows o clássico para gerenciar isso é usar as políticas de grupo e há um enorme volume de documentação sobre isso. Veja por exemplo https://learn.microsoft.com/pt-br/internet-explorer/ie11-deploy-guide/group-policy-objects-and-ie11 e sobre scripts powershell. Ou em https://www.microfocus.com/documentation/extra/9-6/user-guide-pt/admin-disable-client-features-group-policy-ch.htm.

 

O editor de políticas de grupo e uma política de grupos e contas de usuário fazem o que quer fazer.

 

 

Como te disse, o controle é por consumidor e não tem a ver com a internet. Não é por origem. Se limita a banda para http por exemplo está ok, mas não vai limitar para a internet mas sim o serviço como um todo. Por porta por exemplo.

 

Porcentagem é outro caso. Seria porcentagem do que? Da banda de rede? É em geral 100 ou 1000 mbps via cabo, ou um certo número de possíveis velocidades via wifi.

 

Do seu contrato de internet? Isso é não é mensurável a toda hora. Por isso se tem um limite em geral é por mbps. E para o cliente. E se não tiver outros? Vai limitar um tablet a 50mbps se não tiver ninguém usando nada? E se for o seu tablet?

 

 

 

 

Eu instalando o programa que mencionei no link..., o computador principal seria o servidor.

Os outros..., seriam os clientes.

Exemplo...

Você chega numa lan house e já vai direto no carinha que trabalha lá.

O computador dele é o servidor.

Você paga 5 reais pra usar uma hora de internet (ou jogos).

Quando você senta na frente do computador..., esse computador é o cliente.

Você coloca seu login e sua senha e libera a máquina pra usar (por uma hora).

Seja pra internet ou seja pra jogar.

Porém..., esse programa te dá direito apenas a "atalhos" de programas, navegador e jogos.

Não te dá direito de entrar no painel de controle e desinstalar jogo.

Muito menos te dá direito de instalar jogo.

É apenas pra uso.

Já a internet..., eu continuo pesquisando e tentando achar um roteador que tenha o bandwidth control, por porcentagem.

Exemplo novamente...

Aqui são 5 equipamentos ligados na internet.

Equipamento 1 = 10%

Equipamento 2 = 15%

Equipamento 3 = 10%

Equipamento 4 = 10%

Equipamento 5 = ilimitado.

Mesmo que os primeiros 4 equipamentos estejam ligados e usando a internet (youtube, filme online)..., o principal ainda tem 55% de internet pra ser usado.

Ninguém fica sem internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes Eu sei como funciona uma LAN House. Não é preciso repetir isso.

 

E eu te expliquei o que significa o lance de servidor. E

  • sobre as políticas de uso e o editor no Windows . Isso para controlar os programas que um usuário pode rodar.
  • sobre o fato de a banda ser, no caso de QOS, relacionada a um serviço que pode não vir da internet
  • sobre os problemas que pode ter com esses limites e o fato de que porcentagem não parece ser viável. Porcentagem de que? De um valor teórico e variável que vem do roteador, baseado no seu contrato com o provedor? Isso nada em a ver com o Windows ou o Linux ou a LAN.
  • e esses limites são definidos para o cliente em geral em mbps e é você que tem que dizer os limites e não as porcentagens.

Se usar um roteador (ou um micro, como te expliquei) rodando RouterOS pode se basear no que está explicado aqui

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, arfneto disse:
  • Porcentagem de que?

 

Internet

 

7 minutos atrás, arfneto disse:
  • e esses limites são definidos para o cliente em geral em mbps e é você que tem que dizer os limites e não as porcentagens.

 

Ainda não achei o roteador que tem bandwidth por porcentagem.

Quando eu pedir pro provedor aumentar a velocidade da internet..., não preciso mexer no roteador.

A velocidade da internet é aumentada automaticamente pra todas as máquinas (usando a porcentagem).

 

14 minutos atrás, arfneto disse:
  • sobre as políticas de uso e o editor no Windows . Isso para controlar os programas que um usuário pode rodar.

 

O próprio programa que irei instalar já vai fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém que tenha roteador ASUS, pode citar exemplos de alguns modelos que são bons (e baratos)?

Ainda não achei um roteador que tenha controle da internet por porcentagem porém, achei essa imagem que mostra exatamente o que quero fazer (controle da internet por megas).

 

Obs: sobre controlar outros computadores..., encontrei o programa "easy café" que é gratuito, tem suporte gratuito e faz exatamente o que preciso (o cliente tem acesso apenas aos programas que eu quero que ele tenha e quanto ao resto..., é tudo bloqueado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O marketing sempre cria novos conceitos... Mas ao menos esse --- ASUS --- teve o cuidado de não escrever QoS na opção. QoS não tem a ver com limite de tráfego e sim com priorizaçao de pacotes por protocolo. Foi criado para VOIP (telefonia) e streaming.

 

De todo modo entenda que não está claro que isso tenha a ver só com a internet, como já expliquei. E que deve usar números constantes e não porcentagem, pela simples razão de que o tráfego é variável. Contratar por exemplo 100 mbps é contratar um limite. Pode variar muito. Em geral muito para menos e um pouco para mais em certos horários. E o limitador como já disse vai atuar todo o tempo, mesmo que não tenha ninguém usando o resto da banda. Pode ser um "tiro no pé".

 

 

RT-AC66, RT-AC68 e outros da mesma geração dessa marca tem esse recurso 

1 hora atrás, xlemes disse:

achei essa imagem que mostra exatamente o que quero fazer (controle da internet por megas).

 

exatamente? Mas já disse um certo numero de vezes que quer controlar por porcentagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, arfneto disse:

exatamente? Mas já disse um certo numero de vezes que quer controlar por porcentagem

 

O exatamente que citei..., é relacionado a "controlar internet".

O único equipamento que encontrei com porcentagem (tanto pra internet como rede)..., foi um switch da linksys.

É pra servidor e custa pouco mais de 30 mil reais.

 

Obs: obrigado pelos exemplos de roteador da ASUS.

Esse roteador é bom?

Ele tem controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, arfneto disse:

@xlemes são comuns, mas não compraria hoje nenhum que não fosse compatível com WIFI6 ou 6E, esses AX. A diferença de uso é grande e a de preço quase sumiu. Procure algum AX1900 ou AX3000 dessa marca

(meu palpite gratis)

 

TP link são melhores que os da ASUS?

 

Esse ax3000 que você citou..., seria esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes os da ASUS que eu disse tem esse trem. Os Tp-link eu acho que não, ao menos não me lembro. Só que esses a ASUS são AC e são assim caros eu acho. Procure pelos ASUS sucessores dos a, os AX 1900 ou 3000 são faixas de velocidade e todas marcas tem modelos assim

 

Então procure um desses, ASUS  padrão AX entre 2 e 3000 Mbps por menos de 500 reais O que seria bem razoável

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, arfneto disse:

Eu acho que sim. Mas é wifi 5. É muito antigo pra ser comprado novo e não devia custar quase o preço dos novos, que são muito melhores. Não tem nenhum ASUS wifi6 nessa faixa de preço? Estranho. 

 

 

Os "melhores" (tri-band - wi-fi 6), o mais barato que achei foi mil reais.

Esse que citei é 300 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes Eu não compraria sem WIFI6 de jeito nenhum. Mas por mais de mil reais um aparelho da classe de 3000 mbps não compraria também. Como precisa desse particular recurso e sabe que tem nesses ASUS acho que a escolha é simples. Compre o AC de menos de 400. E quando precisar de mais tráfego no wifi compre algo de outra marca. Os EX510 ou AX53 da TP-Link por exemplo são muito efetivos e gerenciáveis e custam menos de 500. 

Vendo rapidamente em uma lista de preços: Um ASUS ROG  AX3000 custa perto de 2600 reais. Certo que ROG é meio grife, mas ainda assim são 3000 mbps. Por outro lado um GX90 da marca TP-Link custa 2200 e é AX, só que para 6600 mbps, Tri-band com processador quad-core e oito antenas. E a porta WAN de 2.5G, que não vai estar no limite de 1g como praticamente todos os outros. Um Xiami AX5400 tem porta WAN 2.5 também e custa uns 900 reais. Parece muito caro ASUS.

 

E tem um AX73 tp-link e vi agora que tem controle de banda separado para entrada e saida por porta. É AX para 5400 mbps, um bom número. Custa perto de 700 reais, mas são 5.4gbps em wifi6 ao invés de 1,9 em wifi5. Pode ser uma opção.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@arfneto  Obrigado por mencionar os tp-links.

Encontrei esse que também tem wi-fi6 e custa menos que 700 reais.

É desperdício colocar roteador acima de 1gb pois aquí onde moro (interior), a velocidade máxima que a empresa fibra chega é 800mb.

Eu mesmo nesse momento estou com assinatura de 600mb.

E meu archer c6 tá no limite.

Entre o ASUS de 300 reais (vendido pela gigantec) que não tem wi-fi6, e esse tp-link, 150 a mais faz toda a diferença.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!