Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pico de tensão com mosfet


Bernard weger
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Olá caros amigos!

Estou cursando eletronica industrial pela fatec e estou projetando uma injecao eletronica para meu veiculo.

Quanto a bobina de ignição já existem CIs especificos para tal e os utilizarei.

Agora estou com uma duvida para os bicos injetores.

Estou querendo utilizar o mosfet AO4838 para tal acionamento. Quanto a corrente, tudo bem pois os bicos consomem pouca corrente. Algo em torno de 3a

Este componente consegue empurrar 10a de corrente continua e VDS de 30v. O bico injetor é de 12v, então até ai tudo OK...

Agora que vem minha dúvida. Quando o bico é acionado a tensão da linha cai a 0v ( terra ) no pino 1 e no pino 2 se mantem os 12v para que seja acionado o bico.

Más ao desacionar o bico injetor ele da um pico de tensão de aproximadamente 100v. Agora gostaria de saber se isso seria algum problema para o mosfet. Se o mesmo queimaria com esse pico de tensão que chegaria até ele. Estarei postando abaixo uma foto do osciloscopio de como o bico funciona.

pensando neste mesmo problema. A bobina de ignição gera algo em torno de 380v de pico de tensão... Caso esse pico não haja problema, conseguiria utilizar o mesmo componente para todos os meus atuadores

 

Segue imagem do funcionamento do bico no osciloscopio. Em roxo a corrente. algo em torno de 3a e em amarelo a tensão vem 12v, acionamento cai a 0v e ao desacionar ele gera este pico.

maxresdefault.jpg

 

para facilitar, segue link do datasheet

https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/483813/AOSMD/AO4838.html

 

Desde já agradeço a ajuda de todos.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Bernard weger disse: