Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pico de tensão com mosfet


Bernard weger
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Olá caros amigos!

Estou cursando eletronica industrial pela fatec e estou projetando uma injecao eletronica para meu veiculo.

Quanto a bobina de ignição já existem CIs especificos para tal e os utilizarei.

Agora estou com uma duvida para os bicos injetores.

Estou querendo utilizar o mosfet AO4838 para tal acionamento. Quanto a corrente, tudo bem pois os bicos consomem pouca corrente. Algo em torno de 3a

Este componente consegue empurrar 10a de corrente continua e VDS de 30v. O bico injetor é de 12v, então até ai tudo OK...

Agora que vem minha dúvida. Quando o bico é acionado a tensão da linha cai a 0v ( terra ) no pino 1 e no pino 2 se mantem os 12v para que seja acionado o bico.

Más ao desacionar o bico injetor ele da um pico de tensão de aproximadamente 100v. Agora gostaria de saber se isso seria algum problema para o mosfet. Se o mesmo queimaria com esse pico de tensão que chegaria até ele. Estarei postando abaixo uma foto do osciloscopio de como o bico funciona.

pensando neste mesmo problema. A bobina de ignição gera algo em torno de 380v de pico de tensão... Caso esse pico não haja problema, conseguiria utilizar o mesmo componente para todos os meus atuadores

 

Segue imagem do funcionamento do bico no osciloscopio. Em roxo a corrente. algo em torno de 3a e em amarelo a tensão vem 12v, acionamento cai a 0v e ao desacionar ele gera este pico.

maxresdefault.jpg

 

para facilitar, segue link do datasheet

https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/483813/AOSMD/AO4838.html

 

Desde já agradeço a ajuda de todos.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Bernard weger disse:

Más ao desacionar o bico injetor ele da um pico de tensão de aproximadamente 100v. Agora gostaria de saber se isso seria algum problema para o mosfet. Se o mesmo queimaria com esse pico de tensão que chegaria até ele. Estarei postando abaixo uma foto do osciloscopio de como o bico funciona.

pensando neste mesmo problema. A bobina de ignição gera algo em torno de 380v de pico de tensão... Caso esse pico não haja problema, conseguiria utilizar o mesmo componente para todos os meus atuadores

Em ambos os casos, por se tratar de corrente contínua isso se resolve com um diodo em anti paralelo.

image.png.42e9719fae548f3d0150bf1e8b3816ff.png

Dessa forma tensão induzida pelas bobinas passa pelo diodo ao invés de seguir para o transistor.

Como a corrente é baixa, os diodos mais comuns do tipo 1N4007 servem. Para a bobina de ignição podemos usar um maior, como por exemplo os 1N5408.

As frequências de funcionamento nesses motores é baixa, por isso não é necessário usar os diodos tipo schottky.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a resposta do @Renato.88 , coloque em série com o diodo um pequeno resistor de fio de 2R7 em série com o diodo antiparalelo. Os bicos não fecham quando a tensão vai a zero, os bicos fecham quando a corrente zera. O resistor ajudará na queda desse tempo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!