Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aspirador Robô Kabum Smart! 700 parou do nada!


Esquivel Jr
Ir à solução Resolvido por flg29,

Posts recomendados

4 horas atrás, Danilo Gomes de Freitas disse:

Atualizei agora à pouco, no release do update mencionava melhores na conexão, estou no trabalho, a tarde farei os testes

@Danilo Gomes de Freitas aqui chegou hoje tb, em um teste rápido parece que o problema foi resolvido. Voltei o DNS da Vivo e o robô se conectou sem problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2024 às 19:25, Figarofi disse:

@Stone Wiener Schnitzel vou encaminhar um pedido ao Vaticano para canonizar você, aqui funcionou perfeitamente!

@vitorpss É simples mas requer alguns passos.

Primeiro você precisa criar uma conta no AdGuard para poder usar o serviço de DNS. Assim que você criar a conta clique em "Connect new device" (não se preocupe muito com marca/modelo, pode selecionar "Other" e depois "Router"), se der tudo certo ele vai te fornecer os IPs do DNS que serão usados no roteador da Vivo.

 

Agora você precisa logar no seu roteador da Vivo (o ip deve ser 192.168.15.1 caso você não tenha alterado, ou olhe na etiqueta que está colado nele).

  1. Vá em "Configurações > Rede Local".
  2. No campo "Servidor DNS Específico" selecione "Habilitado" (o padrão é Desabilitado)
  3. Digite os 2 IPs do AdGuard e salve 

Volte no AdGuard, e então:

  1. Vá em "Linked IPv4 address e faça o link do IP (vai ter um link para isso)
  2. Depois clique em "Connect Device" (agora não me lembro se é um link ou botão)
  3. No menu lateral, vá em "Server settings" e assim que página carregar vá em "User rules"
  4. Clique em "+ Add new rule" isso fará que abra uma nova janela. Nela selecione "Block domain" e no campo logo abaixo digite "www.baidu.com" e salve
  5. Repita o passo acima mas com o domínio "baidu.com"
  6. Volte para "Server settings", role a página para baixo e vá na seção "Advanced", lá altera o o campo "Respond to blocked domains" para "Custom IP", no campo "IP Address" digite "8.8.8.8"

Essa foi a primeira vez que fiz isso e não sei se te um jeito mais fácil ou mais correto de se fazer, caso tenha espero que os nobres colegas me corrijam mas fazendo dessa forma aqui deu certo e o robô se conectou com sucesso.

Boa tarde!

Tentei fazer aqui, mas assim que incluo os 2 IPs do AdGuard e salvo, minha conexão cai. Sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2024 às 09:42, Esquivel Jr disse:

A atualização é automática?

 

No dia seguinte que eu consegui conectar o robô, o app já notificou a atualização.

 

Em 05/01/2024 às 19:54, ejsjulio disse:

@Figarofi Agora deu certo! Muito obrigado pela ajuda!

Eu utilizo um roteador Mash e deixo o Wi-Fi roteador Vivo desativado, consegui finalizar a configuração reativando o Wi-Fi Vivo.

Espero que atualize logo!

Desculpa a demora cara, mas que bom que conseguiu! Pra mim a atualização veio super rápido.

14 horas atrás, vitorpss disse:

@Figarofi deixei aqui e atualizou o firmware manda a chave a Pix aí que você merece hehehe

Eu estava sofrendo tanto quanto todo mundo, e fiquei tão feliz quando consegui hahaha

Mas todo o mérito vai ao @Stone Wiener Schnitzel, eu sou coloquei o passo-a-passo do que ele compartilhou.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 07/01/2024 às 18:00, Eduardo Cordeiro Mickozs disse:

Cara to com esse problema aqui no meu roteador da vivo. Como você resolveu?

No caso do colega o roteador da Vivo estava com o DHCP desabilitado já que ele tinha roteadores Mesh distribuindo IP para os dispositivos da rede. Aí na sua casa, você tem apenas o roteador da Vivo ou mais alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2024 às 19:25, Figarofi disse:

@Stone Wiener Schnitzel vou encaminhar um pedido ao Vaticano para canonizar você, aqui funcionou perfeitamente!

@vitorpss É simples mas requer alguns passos.

Primeiro você precisa criar uma conta no AdGuard para poder usar o serviço de DNS. Assim que você criar a conta clique em "Connect new device" (não se preocupe muito com marca/modelo, pode selecionar "Other" e depois "Router"), se der tudo certo ele vai te fornecer os IPs do DNS que serão usados no roteador da Vivo.

 

Agora você precisa logar no seu roteador da Vivo (o ip deve ser 192.168.15.1 caso você não tenha alterado, ou olhe na etiqueta que está colado nele).

  1. Vá em "Configurações > Rede Local".
  2. No campo "Servidor DNS Específico" selecione "Habilitado" (o padrão é Desabilitado)
  3. Digite os 2 IPs do AdGuard e salve 

Volte no AdGuard, e então:

  1. Vá em "Linked IPv4 address e faça o link do IP (vai ter um link para isso)
  2. Depois clique em "Connect Device" (agora não me lembro se é um link ou botão)
  3. No menu lateral, vá em "Server settings" e assim que página carregar vá em "User rules"
  4. Clique em "+ Add new rule" isso fará que abra uma nova janela. Nela selecione "Block domain" e no campo logo abaixo digite "www.baidu.com" e salve
  5. Repita o passo acima mas com o domínio "baidu.com"
  6. Volte para "Server settings", role a página para baixo e vá na seção "Advanced", lá altera o o campo "Respond to blocked domains" para "Custom IP", no campo "IP Address" digite "8.8.8.8"

Essa foi a primeira vez que fiz isso e não sei se te um jeito mais fácil ou mais correto de se fazer, caso tenha espero que os nobres colegas me corrijam mas fazendo dessa forma aqui deu certo e o robô se conectou com sucesso.

Funcionou por aqui! Conectou e em poucos minutos já apareceu atualização do firmware. Acredito que a kabum viu s falha e corrigiu neste novo pacote. O problema é que pra baixar tem que conectar na internet e aí que o procedimento aí ajudou! Muito obrigado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2024 às 12:51, Figarofi disse:

 

No caso do colega o roteador da Vivo estava com o DHCP desabilitado já que ele tinha roteadores Mesh distribuindo IP para os dispositivos da rede. Aí na sua casa, você tem apenas o roteador da Vivo ou mais alguma coisa?

Só o da vivo mesmo!!! Já tentei refazer o processo do adguard várias vezes e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Esquivel Jr você conseguiu? Estou com os mesmos problemas, atualizei o firmware e tudo (porque precisei mesmo, meu robo "morreu" durante a atualização do normal via aplicativo).. Ele faz tudo, fala em inglês, só não aparece o Smartlife-XXXX ou SL-xxxx, nem pareia AP ou EZ. estava funcionando perfeitamente antes da morte precoce (é de 2022, firmware instalado XR500 4.5.48)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Figarofi Obrigado pelo tutorial, mais um na conta que tem o Robô da Kabum 700 e que parou de funcionar desde a metade de dezembro/23. O Robô quebra um galho aqui em casa, ficar sem ele é compliacado (minha esposa que o diga).

 

Em resumo é simples pessoal, segue o tutorial do @Figarofi usa o AdGuard, atualiza o DNS no modem da Vivo e volta a funcionar!!!! (tudo pelo aplicativo) e NÃO PRECISAM instalar firmware de terceiro e muito menos abrir o robô e conectar no PC. NÃO FAÇAM ISSO!!! 

 

Principal Causa: O robô consulta o site do baidu que nossa querida operadora Vivo decidiu bloquear (quando? em Dez/23... né Vivo!) com este bloqueio ao mesmo tempo lançaram uma atualização do robô (tem os dois modelos Kabum e  e quem comprou ele em 2022 (no meu caso) fica em apuros, mas ainda bem que a comunidade esta aqui para nos apoiar!!! 

 

Agora que sou da tecnologia junto com a comunidade aqui conseguimos resolver, mas e as pessoas leigas que não sabem deste procedimento? Kabum precisa urgentemente resolver pensando em todos os clientes que possuem este Robô, não é possível que por conta de um bloqueio de um site chinês o robô para de funcionar!!!! 

 

Precisam enviar uma mensagem para a Luiza Trajano e o Frederico Trajano (donos do Kabum e Magalu) e do Christian Gebara (presidente da Vivo) comentando sobre isso, mandem mensagem no Instagram deles, porque o Reclame Aqui não ajuda!

 

Um abraço para todos aqui do fórum!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, flg29 disse:

@Figarofi Obrigado pelo tutorial, mais um na conta que tem o Robô da Kabum 700 e que parou de funcionar desde a metade de dezembro/23. O Robô quebra um galho aqui em casa, ficar sem ele é compliacado (minha esposa que o diga).

 

Em resumo é simples pessoal, segue o tutorial do @Figarofi usa o AdGuard, atualiza o DNS no modem da Vivo e volta a funcionar!!!! (tudo pelo aplicativo) e NÃO PRECISAM instalar firmware de terceiro e muito menos abrir o robô e conectar no PC. NÃO FAÇAM ISSO!!! 

 

Principal Causa: O robô consulta o site do baidu que nossa querida operadora Vivo decidiu bloquear (quando? em Dez/23... né Vivo!) com este bloqueio ao mesmo tempo lançaram uma atualização do robô (tem os dois modelos Kabum e  e quem comprou ele em 2022 (no meu caso) fica em apuros, mas ainda bem que a comunidade esta aqui para nos apoiar!!! 

 

Agora que sou da tecnologia junto com a comunidade aqui conseguimos resolver, mas e as pessoas leigas que não sabem deste procedimento? Kabum precisa urgentemente resolver pensando em todos os clientes que possuem este Robô, não é possível que por conta de um bloqueio de um site chinês o robô para de funcionar!!!! 

 

Precisam enviar uma mensagem para a Luiza Trajano e o Frederico Trajano (donos do Kabum e Magalu) e do Christian Gebara (presidente da Vivo) comentando sobre isso, mandem mensagem no Instagram deles, porque o Reclame Aqui não ajuda!

 

Um abraço para todos aqui do fórum!

Mas e quem fez essa atualização do firmware, já era?

@Esquivel Jr Conseguiu voltar pro firmware anterior? Eu fiz a besteira de instalar esse firmware e me lasquei também...kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, flg29 disse:

Agora que sou da tecnologia junto com a comunidade aqui conseguimos resolver, mas e as pessoas leigas que não sabem deste procedimento?

Eu resolvi com as dicas aí do fórum, mas no final, após chorar no reclame aqui e no suporte da kabum, eles finalmente enviaram um código de autorização de postagem para mandar o robô para eles.

Tem que chorar, espernear, mas eles vão resolver sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunoFH9 Cara, não consegui ainda... eu penso que se a gente conseguir que apareça a atualização no app, deve resolver...mas quando vou no app da kabum na aba de "atualização do dispositivo" a mensagem que aparece é "esta é a última versão | módulo principal: v5.0.15 | módulo MCU: v5.0.15".

 

Logo abaixo tem a seguinte frase "o dispositivo será atualizado automaticamente, mas alguns de seus recursos principais ainda precisam ser confirmados para a atualização". 

 

De verdade não sei o que fazer... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2024 às 19:25, Figarofi disse:

@Stone Wiener Schnitzel vou encaminhar um pedido ao Vaticano para canonizar você, aqui funcionou perfeitamente!

@vitorpss É simples mas requer alguns passos.

Primeiro você precisa criar uma conta no AdGuard para poder usar o serviço de DNS. Assim que você criar a conta clique em "Connect new device" (não se preocupe muito com marca/modelo, pode selecionar "Other" e depois "Router"), se der tudo certo ele vai te fornecer os IPs do DNS que serão usados no roteador da Vivo.

 

Agora você precisa logar no seu roteador da Vivo (o ip deve ser 192.168.15.1 caso você não tenha alterado, ou olhe na etiqueta que está colado nele).

  1. Vá em "Configurações > Rede Local".
  2. No campo "Servidor DNS Específico" selecione "Habilitado" (o padrão é Desabilitado)
  3. Digite os 2 IPs do AdGuard e salve 

Volte no AdGuard, e então:

  1. Vá em "Linked IPv4 address e faça o link do IP (vai ter um link para isso)
  2. Depois clique em "Connect Device" (agora não me lembro se é um link ou botão)
  3. No menu lateral, vá em "Server settings" e assim que página carregar vá em "User rules"
  4. Clique em "+ Add new rule" isso fará que abra uma nova janela. Nela selecione "Block domain" e no campo logo abaixo digite "www.baidu.com" e salve
  5. Repita o passo acima mas com o domínio "baidu.com"
  6. Volte para "Server settings", role a página para baixo e vá na seção "Advanced", lá altera o o campo "Respond to blocked domains" para "Custom IP", no campo "IP Address" digite "8.8.8.8"

Essa foi a primeira vez que fiz isso e não sei se te um jeito mais fácil ou mais correto de se fazer, caso tenha espero que os nobres colegas me corrijam mas fazendo dessa forma aqui deu certo e o robô se conectou com sucesso.

Deu certo aqui! Muito obrigado 👍🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Excelentes dicas por aqui.

No fim das contas, usei meu celular da Claro como roteador, conectei outro celular nele e consegui acessar o robô.

Logo em seguida, o app Kabum Smart apresentou um novo firmware.

Depois de atualizado, pluguei de novo no meu roteador Vivo.

Resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde! 

 

Alguém conseguiu uma firmware que funcione com o aparelho? O meu está fora de garantia e parou, não faz mais nada, não fala, não conecta com o APP. Só funciona quando aperta o botão de ligar. 

 

Abri um reclame aqui, porém eles passaram apenas o contato de uma assistência técnica em Campinas-SP.

Queria ver se tem uma nova firmware para efetuar a reinstalação do robô. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Vim aqui primeiramente pra agradecer, graças a esse tópico consegui que o Aécio Neves voltasse a funcionar com tudo. Segundamente pra trazer meus 10 centavos de colaboração, mas num assunto um pouco diferente: garantia.

 

Quase ninguém sabe, mas a garantia dos produtos dura todo o tempo de vida útil médio do produto, e não só o que diz "na caixa". Explicando melhor: a garantia que ta escrita na caixa (seja 90 dias, 1 ano, 2 anos, etc..) é referente a DEFEITOS DE FABRICAÇÃO, e somente isso. Em outras palavras, se você comprou um notebook que JÁ VEIO com a tela quebrada, tem esse prazo pra reclamar, depois já era.

 

Agora, existe um outro tipo de defeito, o VÍCIO OCULTO. Esse defeito você não consegue ver "a olho nú", ou ele não acontece logo de cara, ele é um defeito que vai aparecer no futuro, sem que você possa prever isso, e foi exatamente o caso do nosso querido Kabum Smart 700. Ele sofreu de um vício oculto. Nesses caos o prazo de garantia começa a contar no momento em que o defeito aparece, considerando que o produto ainda esteja dentro de um tempo de vida razoável (não adianta em 2024 reclamar garantia de algo que comprou em 2014, não tem lógica). Ou seja, se o fabricante te deu um ano de garantia, no caso de vício oculto você tem até um ano pra reclamar contando a partir do momento em que o defeito for percebido.

 

Isso acontece pra proteger o cliente da situação de um produto com 1 ano de garantia estragar depois de 13 meses de uso, e a gente ficar com cara de palhaço.

 

Dito isto tudo, quem ainda não conseguiu solucionar o problema, e já está fora do prazo de garantia contra defeitos de fabricação, sugiro acionar a Kabum e pedir garantia mesmo assim, e se não conseguir, acionar o Procon de sua cidade.

 

Pra saber mais, Art. 26, § 3º do Código de Defesa do Consumidor, disponível em : https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, compartilho com vocês como resolvi um problema na casa das minhas irmãs envolvendo os dispositivos Smart 700, algo que não ocorreu na minha residência.

Como desenvolvedor de sistemas com experiência em TI, pude investigar e encontrar soluções. Ambas as irmãs possuem o Smart 700, os quais pararam de limpar e se conectar ao Wi-Fi. Vou explicar o que fiz para entender e solucionar o problema.

Encontrei duas soluções semelhantes, mas distintas. Como sabemos, a maioria dos dispositivos IoT opera em frequência de 2,4 GHz, enquanto muitos roteadores modernos oferecem suporte a duas bandas (2,4 GHz e 5 GHz). Alguns roteadores têm um modo de funcionamento inteligente que seleciona automaticamente a melhor banda para os dispositivos conectados. O problema surge quando um dispositivo como o Smart 700 não tem capacidade de se conectar à banda de 5 GHz e não responde corretamente ao roteador, causando instabilidade na conexão.

Em minha residência, mantenho um controle rigoroso sobre meus dispositivos, incluindo o gerenciamento de endereços IP e controle de frequência. Sugiro que, configurem o roteador para operar em modo de redes Wi-Fi separadas para as frequências de 5 GHz e 2,4 GHz, ou atribuam manualmente a banda de rede para dispositivos específicos, como fiz.

Na imagem anexa, demonstro a configuração que apliquei em meu roteador. Possuo diversos dispositivos IoT, como câmeras, ar-condicionados, aspiradores, despertadores e cortinas inteligentes, todos operando na frequência de 2,4 GHz sem problemas.

Na casa das minhas irmãs, apliquei as mesmas configurações, e os dispositivos estão funcionando bem há aproximadamente quatro meses, sem relatos de problemas.

Portanto, minha sugestão é ajustar o roteador para operar separadamente as frequência de 2,4 GHz e 5Ghz (embora eu saiba que muitos roteadores possuem ajuste automático, nem sempre isso é eficaz, especialmente com dispositivos mais simples), e, se possível, configurar IPs fixos para garantir maior estabilidade na rede, embora isso seja opcional.
Sendo assim em uma casa ficou com duas redes separadas porque o roteador não tem essa opção de definir por dispositivo, e na casa da outra como ela usa roteador mesh tem a opção e apenas fiz isso, e pronto.

Espero que isso ajude quem está enfrentando problemas semelhantes com dispositivos IoT.

 

Screenshot_20240317_205838_Deco.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!