Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Questionamento sobre estática em placa de vídeo


anilugga

Posts recomendados

Recentemente eu adquirir uma nova Placa de vídeo, e algumas vezes acabei tocando no backplate da gpu(com o pc ligado), sendo exato, na parte descoberta onde fica os dissipadores dela. Vi recentemente sobre estática que pode estragar componentes, e agora estou bem preocupado se eu acabei danificando minha placa de vídeo de alguma maneira.

Obs: placa de Vídeo RTX 4070 gigabyte 12gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anilugga Tocar no backplate não tem problema, geralmente é para ser tocado mesmo, já que ele não encosta literalmente em nenhum componente diretamente, e como é pintado, não é para conduzir estática também.

 

Tocar em componentes, especificos inclusive, é algo que poderia gerar dano, mas nunca vi nada sobre danificar de tocar com o hardware ligado.

 

MAS, atualmente com a evolução dos métodos de fabricação de semicondutores, essa parte de queimar por estática reduziu muito, e a chance de danificar mesmo, é baixa, na atualidade.

 

Dá para dizer que a chance de queimar o pc com um surto de tensão ou fonte ruim é maior do que a de queimar com estática, inclusive, usar fonte genérica é disparado o que mais danifica peças de computadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Entendi, fico menos preocupado agora

Mas não toquei exatamente na regiao do backplate pintada, e sim no metal dos dissipadores em cima. Enviarei uma foto para o maior entendimento. Mesmo as chances de gerar um problema sejam baixíssimas, se ouve eu conseguiria identificar?IMG_1805.thumb.jpeg.87aab0f0b8537d4b1981b28c53577ff6.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anilugga Dissipador não toca diretamente em chip nenhum, então o problema de queimar por estática não existe.

 

O dissipador não faz contato com o chip da GPU diretamente por conta da pasta térmica.

 

E não faz contato com os Chips de memória porque tem thermalpad.

 

Eu toquei no dissipador da minha RX6600 quando comprei, até hoje não deu problema.

 

Se fosse outro tipo de chip em qualquer eletrônico, com a atualidade, o risco de queima por estática ainda seria mínimo e não tem como saber se danificou já assim tão rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!