Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador de porta aberta com acionamento de buzzer


Posts recomendados

Gostaria da ajuda para confeccionar um circuito simples. Se trata de um temporizador de porta aberta. O sistema precisa ser alimentado por 12v. Para reconhecimento da abertura da porta através de reed switch com pode ter sua tensão variada (aproximado 5v-) negativo pois estará ligado em paralelo a um controle de acesso que recebe o status também. Ao abrir a porta o sistema conta um tempo ajustável por trimpot, caso não fechada deve ser feito O acionamento do buzer, assim que fechado deve restaurar imediato. Gostaria muito da ajuda de você para criação deste sistema. Lembrando que não pode ser através de controladores 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temporizador que trabalha com 12V pode ser um NE555 ou um relé temporizado comercial de corrente contínua. A lógica que aciona o buzer pode ser feita com lógica de relé ou porta lógica. Não entendi a descrição do reed switch. É uma ampola com contato que fecha por campo magnético externo, não possui tensão própria. Desenrole melhor o problema que seu professor passou.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema vai ser um complemento, no local possui um controle de acesso de reconhecimento facial com um sensor, nesse sensor passa 5v- para interpretação do sistema saber o status. Isso seria o facial. 
 

preciso adicionar em paralelo este novo circuito. Que nenhum do dois tenha o seu funcionamento comprometido pela tensão que venha a passar por ele. A ideia do circuito é mesma do temporizador com retardo na alimentação. Põem o acionamento dele e através do reed. Em paralelo com o sistema que possui tensão 5v- isso também não pode causar o acionamento do circuito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação as tensões diferentes e independentes (talvez nem compartilhem o mesmo GND) um simples e barato photoacoplador resolve o problema. Sobre o timer, lembre-se que o fechamento da porta tem que desligar o timer para evitar encavalamento de eventos.

Com o acoplador resolvendo o problema das tensões diferentes agora dá para montar a tabela da verdade e sobre ela montar seu circuito.

A tabela da verdade não é reflexo do circuito, é reflexo do desafio proposto. O circuito é que tem que refletir a tabela da verdade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

o problema que seu professor passou.

O amigo não confirmou nem negou que era assunto escolar. Vou considerar que é algo real, afinal ele parece ...

16 horas atrás, Matheus Ferreira da Silva disse:

trabalhar com segurança eletrônica

 

17 horas atrás, Matheus Ferreira da Silva disse:

não pode ser através de controladores 

Primeiramente estude e entenda o comportamento de um 555 monoestável (clique). Só depois disso poderá dar mais passos mais firmes. Ainda que meio que considerando que é assunto de trabalho de estudo, o pulo do gato é que seu disparo com -5V deve acionar simultaneamente a alimentação do alarme e a temporização do mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

seu disparo com -5V deve acionar simultaneamente a alimentação do alarme

Não sabendo de onde essa tensão vem, fica difícil saber se pode ou não alimentar o alarme. 

4 horas atrás, .if disse:

O amigo não confirmou nem negou que era assunto escolar. Vou considerar que é algo real, afinal ele parece ..

Pois é, mas o que se nota é que tem umas exigências bem específicas que parece ser só para complicar o "problema". 

 

Mas eu também vou opinar que é algo real:

 

Primeiro, não usaria o 555.

Numa situação real ele queima facilmente na presença de raios ou surtos de rede. Precisa de um circuito bem protegido que num caso de alarme serve só pra encarecer o projeto. 

Quando faço circuitos assim que são simples e não é necessário CIs controladores, uso transistor comum mesmo. 

Nessa situação uns 3 ou 4 resolvem o problema. 

Circuitos assim funcionam com qualquer fonte, até mesmo aquelas com capacitores ou chaveadas baratas. 

 

A grosso modo seria algo como:

Um transistor PNP recebe o sinal negativo do seu Reed switch através de uma rede de resistores

 

(considero que a tensão aparece quando a porta é aberta, se eu estiver errado é fácil inverter o sistema). 

 

O emissor deste transistor segue ligado aos 12V, enquanto que o coletor alimenta um circuito RC. 

O Circuito RC segue para um diodo zener ligado a base de um transistor NPN. 

Este transistor deve ter um ganho alto, por tanto não pode acionar a sirene diretamente. 

Mas pode alimentar um relé pequeno. 

 

A ideia consiste em: ao abrir a porta o resistor faz o capacitor carregar lentamente. 

Ao atingir a tensão do diodo zener + Vbe vai tocar a sirene. 

Quando fechar a porta, a corrente nos transistores é cortada e o alarme cessa. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 @Renato.88

a ideia seria isso aí mesmo, eu até tenho um circuito que já foi feito por terceiro, porém mesmo não quis dar continuidade ao trabalho ou fornecer os dados para confecção de novos. Assim como precisa ser feita alguns ajustes, mas a sua solução está na linhagem que necessito, porém teria que entrar o capacitor, e trimpot para ajuste de tempo, ou através do chaveamento de jump colocando um tempo

expecifico o sistema, 

você poderia me mostrar um esquema de montagem desse circuito ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Matheus Ferreira da Silva disse:

teria que entrar o capacitor, e trimpot para ajuste de tempo, ou através do chaveamento de jump colocando um tempo

O capacitor é imprescindível nesse tipo de circuito, eu o mencionei na postagem. 

Eu também disse sobre o resistor, porque é um componente genérico a este tipo de coisa. 

Mas nada impede de colocar um trimpot junto a ele. 

42 minutos atrás, Matheus Ferreira da Silva disse:

através do chaveamento de jump colocando um tempo

Isso é mais trabalhoso e menos eficaz, melhor o potenciômetro mesmo. 

 

Eu já fiz esse tipo de montagem pro meu uso, é um circuito parecido com esse tenho o esquema, mas não há como postar agora. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-809439191-temporizador-12v-com-retardo-no-acionamento-do-rele-tlat-_JM
achei esse pronto, porém ele aciona quando é alimentado, aí precisa abrir e fechar o contato para resetar, é quase isso que preciso, porém o reset seria o gatilho de acionamento usando o reed, ao abrir inicia a contagem de tempo para acionar o relê. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se tivesse tido a curiosidade de pesquisar o que ordenei (algo me diz que sequer clicou no link que carinhosamente criei pra ti), poderia ter percebido como funciona o timer com 555 que parece ser o mesmo deste treco aí. Vou te dar um micro spoiler... Pra disparar precisa de um pequeno pulso pro gnd no pino de disparo do 555. Um minimalista capacitor chute 10n...100nF   -  com um R chute 1M...10M em paralelo pra descarregar - em série com o reed apontando pro gnd já é capaz de fornecer tal pulso. ..

Compre, levante, estude , compare o circuito do treco com os links que te passei

 

Seu circuito é legal

imagem011.gif

Só de curiosidade mesmo pois não é o caso pro garoto... Imagine o R do pot no emissor... A corrente sentiria muita vontade ficar matematicamente constante pois Ic~Ie=Ve/Re. Seria algo como uma rampa e não uma parábola logarítmica ,,, bem... considere a ideota como uma parábola quadrada então...🙃... Se você (ou você.. ou eu) achar que deve, simula..😜

 

 Pra evitar somar zero e fomentar irritante virada de página, edito meu post ... me ocorreu que caso o amigo autor não saiba, se aplicar o -5V naquele ponto não serve como controle pois fica acionado direto. A não ser que ele abra e feche o -5 e não necessariamente gnd e -5 pois ambos manterão acionado.

 

Me deu vontade registrar...

Um minimalismo extremo que já usei com uso prático é um simples C de centenas de uF em paralelo com a bobina do rele pra atrasar o acionamento ou em série pra dar um tempo antes de desligar.

 

24V---r do mesmo valor da bobina---+----+
                                   |    (
                           C      ---   ) bobina 12v
                   temporizador   ---   (
                                   |    )
gnd------------------------------- +----+

      c temporizador
24v > -+----||----+--resistor do mesmo valor da bobina--bobina 12v---gnd
       |          |
       +--r_alto--+

 

 

 

:natal:

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2023 às 15:47, Matheus Ferreira da Silva disse:

você poderia me mostrar um esquema de montagem desse circuito ? 

imagem011.gif.8f6f5e502fc9e4597e034b3cbba34a51.gif

C1 não tem valor porque ele deve se adequar ao tempo que você precisar. Se fizer, pode usar valores entre 47 e 470uF.

O relé está ali porque como eu disse antes, isso era pra outro projeto meu. Mas creio que se usar um buzzer pequeno dá pra ligar direto no transistor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renato.88 disse:

imagem011.gif.8f6f5e502fc9e4597e034b3cbba34a51.gif

C1 não tem valor porque ele deve se adequar ao tempo que você precisar. Se fizer, pode usar valores entre 47 e 470uF.

O relé está ali porque como eu disse antes, isso era pra outro projeto meu. Mas creio que se usar um buzzer pequeno dá pra ligar direto no transistor.

 

Vou analisar e tentar fazer a montagem do circuito para testar, vou deixar com relê, assim posso ligar qualquer dispositivo que desejar na saída 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Temporizador de porta aberta com acionamento de buzzer
  • 3 semanas depois...

@Renato.88 montei seu projeto. Seria isso mesmo que pretendia, porém percebi que o mesmo tempo que ele leva para carregar, e mesmo de descarga. 
mão confirmando o GND vai fechar com -5v para fazer o chaveamento do circuito, certo 

pra que possa fazer esse circuito com um tempo variável, de 0 a 5min digamos, necessita fazer a troca do resistor R1 por um trimpot? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!