Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe compatível com M2 NVMe - Upgrade necessário?


Dan Vicente

Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo joia?

Então, vamos lá.

 

Eu tenho uma B450M Steel Legend. Comprei ela em 2019, quando montei o PC que eu uso atualmente.

Recentemente fiz upgrade de algumas coisas (comprei um SSD novo, Gabinete com mais ventilação, um Water Cooler e vários fans)... 

O que acontece é que me falaram que minha B450M não alcança a leitura de um SSD M.2 NVMe

O meu atual SSD é o Force MP510, e desde um bom tempo eu não posso instalar jogos muito grandes nele que dá Tela Azul. (Essa história é relevante? Se sim, eu explico o que tem acontecido.)

Também tenho um HD, vou deixar as especificações abaixo com a lista do meu Setup todo.

 

Daí recentemente (Black Friday) comprei um KC3000 de 2TB pra poder colocar o Sistema e alguns jogos. Ele tem uma melhora na leitura e gravação de dados se comparado ao meu SSD atual.

Comecei a pesquisar mais e falaram que a B550M seria um bom upgrade pra poder alcançar a leitura do meu SSD e ver se resolve essa questão da Tela Azul de quebra...

 

Enfim, vi por aqui e por ali que a B550M não alcança a leitura de um NVMe no meu caso, que eu deveria comprar uma X570, mas daí foge um bocado do meu orçamento.

Eu só quero ter certeza se tudo isso faz sentido. Eu não sei quase NADA sobre Placas Mãe e acabo fazendo uam bagunça na minha cabeça com tantas opiniões em lugares diferentes na internet (PS: Eu não abri tópico em lugar nenhum além daqui, foi tudo lendo casos parecidos com o meu, que nem quem tem algum sintoma e vai ver na internet o que pode ser 😅)... 

 

Outra coisa é que também não alcanço os 3200 dos meus pentes de RAM no PC, tô usando em 1600 e nem sei o que acontece...

Atualizei a BIOS da minha placa-mãe pela primeira vez HOJE pra uma versão estável de 2022.

Vou deixar o máximo de informações relevantes nas prints e meu Setup abaixo.

 

Meu Setup Atual: 

B450M Steel Legend
Ryzen 7 3800X
EVGA GeForce RTX 2070 Super XC Ultra
Seagate Skyhawk 4TB
Corsair Force MP510 480GB SSD
HyperX Fury 2x8 3200
CX750M
Nox Hummer

 

Eu deveria subir pra B550M?

Eu deveria subir pra X570?

Não precisa? É tudo delírio?

 

O que mais de informação for relevante, por favor me avisem que eu vou tentar completar! 

 

PC1.png

PC2.png

PC3.png

PC4.png

PC5.png

 

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dan Vicente

B450M Steel Legend

Ryzen 7 3800X

EVGA GeForce RTX 2070 Super XC Ultra

Seagate Skyhawk 4TB

Corsair Force MP510

480GB SSD

HyperX Fury 2x8 3200

CX750M Nox Hummer

 

De acordo com essas informações..., a sua placa-mãe limita a velocidade do NVMe.

A placa é 3.0

Seu NVMe é 4.0

A msi b550m, já é 4.0

De resto..., do que mais precisa?

 

OBS: sobre a tela azul..., tenho certeza que não é por causa da incompatibilidade de velocidade entre placa-mãe / SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei @xlemes, muitíssimo obrigado por responder!

Era basicamente isso! 

Então faz sentido o que eu tenho lido, né?

Vou olhar uma B550M pra poder pegar

 

Os meus pentes ficarem em 1600Hz tem algo a vr com isso ou pode ter mais coisas envolvidas?

Você mencionou MSI, é porque é uma recomendação mais interessante? Ou tanto faz ASRock, MSI, Gigabyte, etc...? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Dan Vicente disse:

O que acontece é que me falaram que minha B450M não alcança a leitura de um SSD M.2 NVMe

Sua placa limita as velocidades máximas de certos SSD, mas na moral, isso não é relevante.

 

11 minutos atrás, Dan Vicente disse:

O meu atual SSD é o Force MP510, e desde um bom tempo eu não posso instalar jogos muito grandes nele que dá Tela Azul.

É, tem algum problema na máquina. Pode ser hardware ou configuração, mas pelo menos não é incompatibilidade de modelo.

 

12 minutos atrás, Dan Vicente disse:

Enfim, vi por aqui e por ali que a B550M não alcança a leitura de um NVMe no meu caso, que eu deveria comprar uma X570, mas daí foge um bocado do meu orçamento.

Não se preocupe com isso, não vale a pena.

 

12 minutos atrás, Dan Vicente disse:

Outra coisa é que também não alcanço os 3200 dos meus pentes de RAM no PC, tô usando em 1600 e nem sei o que acontece...

Pelos seus prints, está rodando em 2400. 

 

Primeiro, garanta que os pentes estão nos slots corretos (2 e 4). Depois vá na BIOS e ative o XMP / DOCP. Só isso já deve ser suficiente para rodar em 3200.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei @Imakuni valeu por resonder! 

 

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Sua placa limita as velocidades máximas de certos SSD, mas na moral, isso não é relevante.

Então vale a pena ir pra B550M pra alcançar uma velocidade de gravação e leitura maior?

 

2 minutos atrás, Imakuni disse:

É, tem algum problema na máquina. Pode ser hardware ou configuração, mas pelo menos não é incompatibilidade de modelo.

Como não é referente ao lugar onde eu fiz o post, eu nem fiz muitas perguntas referentes a isso! Depois vou achar o lugar certo de perguntar pra colocar mais detalhes dessa odisseia, obrigado pela sugestão! ♥ 

 

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Não se preocupe com isso, não vale a pena.

Fico mt mt mt mt feliz, porque uma X570 é o dobro do preço 🥲

 

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Primeiro, garanta que os pentes estão nos slots corretos (2 e 4). Depois vá na BIOS e ative o XMP / DOCP. Só isso já deve ser suficiente para rodar em 3200.

Vou fazer isso! Muito obrigado! Eu ia deixar pra fazer quando chegasse o Gabinete novo, lembro que você comentou em outro post meu sobre meu Gabinete ter uma ventilação muito ruim, eu empolguei e comprei um bem mais ventilado e com muito mais espaço pra colocar fans

 

Só pra reforçar minha pergunta: Então vale a pena ir pra B550M né? Eu não tô emocionado com isso então, né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes Entendi! Eu vou separar essa placa-mãe, definindo se vou fazer esse upgrade vou pegar ela! Obrigado mesmo pela recomendação! 

 

2 minutos atrás, xlemes disse:

Sobre as memórias..., elas funcionam a 1.600mhz pois a informação da frequência..., é o dobro (3.200mhz).

Vou dar uma lida no que ele falou, mas caraca, que bom que sou só ignorante mesmo, porque se fosse problema do hardware, gastar mais sempre dó um cadinho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Dan Vicente disse:

Só pra reforçar minha pergunta: Então vale a pena ir pra B550M né? Eu não tô emocionado com isso então, né? 

Você não entendeu a recomendação. Não é "esquece x570, compre b550", a recomendação é "esquece trocar placa-mãe, fique com a sua atual mesmo que é perfeitamente adequada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Dan Vicente disse:

@xlemes Entendi! Eu vou separar essa placa-mãe, definindo se vou fazer esse upgrade vou pegar ela! Obrigado mesmo pela recomendação! 

 

Vou dar uma lida no que ele falou, mas caraca, que bom que sou só ignorante mesmo, porque se fosse problema do hardware, gastar mais sempre dó um cadinho 

 

👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Entendi!

 

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Você não entendeu a recomendação. Não é "esquece x570, compre b550", a recomendação é "esquece trocar placa-mãe, fique com a sua atual mesmo que é perfeitamente adequada".

Então não vou ter ganho suficiente que justifique investir 600~ reais em uma placa-mãe nova? Isso no caso do meu SSD novo que tá vindo (Kabum, cadê?!) 

 

 

Outra pergunta

Faz sentido comprar aqueles adaptadores Tipo esse (clique aqui!)  pra não limitar o meu SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Dan Vicente disse:

Então não vou ter ganho suficiente que justifique investir 600~ reais em uma placa-mãe nova? Isso no caso do meu SSD novo que tá vindo (Kabum, cadê?!) 

Correto. Se precisar montar um segundo PC e for aproveitar essa placa-mãe atual, beleza, compre uma nova; se não, não vale a pena a dor de cabeça.

 

1 minuto atrás, Dan Vicente disse:

Faz sentido comprar aqueles adaptadores Tipo esse (clique aqui!)  pra não limitar o meu SSD?

Também não. Se você não tem um uso específico, a diferença é imperceptível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dan Vicente  A diferença entre as placas é visando longevidade.

As b550 (sendo M ou sem M), tem mais recursos..., são melhores e aceitam mais tecnologia (que é o seu caso do NVMe).

 

Sobre o adaptador..., não precisa...

Pois a diferença só existirá na execução de tarefas.

Não influencia em nada nos fps dos jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xlemes @Imakuni Entendi.

 

Então nem vou me estressar com isso por agora.

Quando eu for fazer Upgrade do Processador (fé num R9), eu vou pensar em subir a placa-mãe junto. 

 

Obrigado pelas respostas de vocês! 

Entendi também a questão da RAM, obrigado! ♥ 

 

Fora do tópico de Placas Mãe rapidinho: Ainda compensa mais ($$$) investir em AMD do que em Intel, né? Digo, custo-benefício... Pra 2024 eu tô pensando em upgrade no fim do ano... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Dan Vicente disse:

Obrigado pelas respostas de vocês! 

Entendi também a questão da RAM, obrigado! ♥

 

Que bom que você entendeu 👍

 

5 minutos atrás, Dan Vicente disse:

Fora do tópico de Placas Mãe rapidinho: Ainda compensa mais ($$$) investir em AMD do que em Intel, né? Digo, custo-benefício... Pra 2024 eu tô pensando em upgrade no fim do ano... 

 

O mercado vai mudar ano que vem.

Aguarde que, pode ser que os novos Ryzen venham caros e os intel caiam o preço.

Ou pode ser o contrário.

Os intel subam o valor e os novos Ryzen, venham com preço acessível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Dan Vicente disse:

Quando eu for fazer Upgrade do Processador (fé num R9), eu vou pensar em subir a placa-mãe junto. 

Lembrando que o melhor processador para jogos da plataforma é o 5800x3D, não um Ryzen 9.

 

28 minutos atrás, Dan Vicente disse:

Fora do tópico de Placas Mãe rapidinho: Ainda compensa mais ($$$) investir em AMD do que em Intel, né? Digo, custo-benefício... Pra 2024 eu tô pensando em upgrade no fim do ano... 

Sim, pular de 3a para 5a geração é um bom aumento de desempenho sem ter que desembolsar em placa-mãe ou RAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!