Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core I5 14600KF esquentando demais, water cooler ou placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por Patrick Kalle,

Posts recomendados

Pessoal, bom dia!

 

Recentemente montei um pc com a seguinte config:

 

placa-mãe Gigabyte B660M Aorus Pro DDR4

Core i5 14600KF

Water cooler Rise Mode Z Frost 240mm.

 

A principio, ao montar o PC apliquei a pasta térmica que vem com o watercooler, estava atingindo picos de 100°c e enquanto jogava em média de 75°c~85°c.

Me foi recomendado trocar a pasta térmica por uma de melhor qualidade, substituí por uma da SnowDog, as temperaturas máximas caíram pra 90°c~94°c e enquanto jogo 75°c~85°c.

 

Minha dúvida é, vi que essas placas mães tem algumas configurações para diminuir o TDP do processador e undervolt, mas sou leigo nesses assuntos, valeria a tentativa mexer nessas configurações 

ou já substituir o water cooler por um mais "parrudo"?. Aceito dicas de modelos que darão conta de resfria-lo ( lembrando, meu gabinete aceita somente 240mm. ).

 

Desde já, agradeço a ajuda de todos.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Core I5 14600KF esquentando demais, water cooler ou placa-mãe?
1 hora atrás, Patrick Kalle disse:

Me foi recomendado trocar a pasta térmica por uma de melhor qualidade, substituí por uma da SnowDog,

Pasta térmica não importa. Não sendo aquelas que parece creme para cotovelo, a diferença é margem de erro, tem outros fatores que vão limitar a transferência muito antes da pasta.

 

De qualquer forma, o que você precisa fazer é controlar a tensão manualmente. Por bem ou por mal, você escolheu uma plataforma ruim, e agora vai ter que lidar com a dor de cabeça de arrumar a fuleiragem que a Intel fez com a série 13+1. Passe um tempo vendo vídeos e tutoriais de overclock; você não vai conseguir aumentar o clock, mas provavelmente sua placa-mãe permite controle de tensão, e o processo é basicamente o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Imakuni

Em 20/12/2023 às 10:41, Imakuni disse:

Por bem ou por mal, você escolheu uma plataforma ruim, e agora vai ter que lidar com a dor de cabeça de arrumar a fuleiragem que a Intel fez com a série 13+1. 

 

Estou pesquisando componentes para montar meu PC e a principio estava pensando no 13600k com DDR4 ou DDR5 (dependendo da diferença do preço da placa-mãe + preço memória) com uma RTX 4070 TI.

Porque a plataforma escolhida pelo OP é ruim?

Qual o problema da Intel na geração 13/14?

Obrigado desde já pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ILM (integrated loading mechanism) do soquete LGA1700 faz muita pressão no centro do CPU, o que faz com que o PCB empene, e embora a Intel alegue que isso não é problema, o empenamento diminui o contato do IHS (integrated heat spreader) do CPU com a base de air cooler ou bloco de water cooler, e o CPU esquenta de 5 a 10 graus a mais. *

 

* A Intel também alega que os atuais CPUs trabalhando perto dos 100 graus não é problema. 😜 

 

Para corrigir este empenamento existe um acessório de terceiros chamado de BCF (bend correction frame) como o da Thermalright ou o da  Thermal Grizly ou os clones no Alli. que mantem o PCB do CPU alinhado.

 

Tem um procedimento especifico para instalar este frame, não pode dar torque excessivo nos parafusos, vide nos videos relacionados do Gamer Nexus e do DerBauer.

 

111-f9bed79b1fdc6969d316776012825866-640

 

Além disso os Intel consome muito, para entregar performance total são mais de 200 watts, o que contribui para tornar o problema acima mais significante.

 

Pegue um i5-14600KF no lugar do i5-13600KF, é menos de R$ 100,00 de diferença e embora a performance seja bem similar, uns 2% de ganho,  o mais novo tem melhor suporte, como o software Intel APO que melhora o FPS de alguns jogos específicos e é exclusivo par a 14ª geração.

 

 

Compre um WC de boa marca (DeepCool, Cooler Master...) para o i5-13600/14600, vide o problema do OP com o genérico da Rize e um gabinete com bom airflow, ex. Montech Air 903.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos

Nossa, entendi, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Pesquisei aqui e tem muita reclamação acerca desse empenamento.

No caso iria pegar o i5-13600k (sem o F) por conta do vídeo integrado, pois só devo pegar a placa de vídeo daqui 1 ano +/-.

Curiosamente, o i5-13600k está mais caro (R$ 2.299,00) que o  i5-14600k (R$ 2.248,99).

 

Se fosse o caso de trocar por um Ryzen, qual me entregaria o mesmo desempenho do 13600k/14600k? Valeria a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
7 minutos atrás, Vinicius Cândido disse:

@1lokos Recentemente, adquiri um I5 14600kf, será que vale a pena esse Thermalright? Fiz um teste de cinebench e atingiu 100c, com meu watercooler masterliquid 240. Em uso comum, como games e trabalho, as máximas foram 85c.

Tarde

 

Sim faz diferença na temperatura e faça undervolt que você vai perceber um boa diferença.

A na minha placa-mãe da MSI estou usando em "Mode9" e está ótimo a temperatura.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Vinicius Cândido disse:

@Edvaldo J. Frederico Vou seguir estes passos quando chegar do trabalho. Obrigado pela orientação! 

Quanto ao MODE9, o que seria exatamente isso?

Deve limitar a corrente (corrente é dada em amperes) ou tensão (tensão é dada em volts) que o processador pode usar, mas vou perguntar para MSI o que é ao certo 🙈

https://download.msi.com/archive/mnu_exe/mb/Intel600BIOS.pdf

Mais vai em "OC > Advanced CPU Configuration > CPU Lite Loud", provavelmente deve estar marcado "AUTO" mude para "MODE9 ou 10" que você vai ver uma bela diferença na temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Patrick Kalle ola! meu amigo me desculpe mas esse seu WC da rise ai não eh nem um pouco eficiente! aconselho a você comprar pelo menos um DeepCool,,, 70C eh muito pro bichinho sendo que aqui o meu 14600kf em idle fica aos 33 a 40 graus e dependendo do dia e no jogo no maximo 60c...

ja fiz OC nele variando de p-core 5.4 de e-core a 4.2 a p-core 5.7 a e-core 4.4... e tendo temperaturas em bench variando de 70 a 95 graus,,,, seu problema eh a refrigeracao nesse risemod ! sem querer lhe ofender mas eh uma ***** essa marca prum processador como esse,,, tenho aqui um deppcool LT520 que da conta do recado de boa,,,, você não precisa fazer undervolt se não fez um oc,,, vai por mim,,,, aqui sem oc em idle fica entre 33 a 35 graus de boa,,, a pasta termica sim você comprou uma que presta,,, a snowdog eh otima eu uso,,,, vale o investimento de um novo WC... que você não vai se arrepender,,, essa print foi de semana passada que chegou o processador...deixei ele em 5.6 pcore e 4.3 ecore ta o bixo de rápido e sim nessa situacao ele eh mais esquentadinho,,,

editei pra dizer que minha placa-mãe eh uma Z790 Pg Sonic com que tb faz uma boa diferenca pcausa da temperatura do vrm que tb influencia as vezes,,, ter um bom lfuxo de ar dentro do gabinete pro wc eh importante tb

 

14600kfperformanceteste3_04.202444100.thumb.jpeg.a6558ee5f1bd26d99e2b5961dfb5dc31.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!