Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core I5 14600KF esquentando demais, water cooler ou placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por Patrick Kalle,

Posts recomendados

Pessoal, bom dia!

 

Recentemente montei um pc com a seguinte config:

 

placa-mãe Gigabyte B660M Aorus Pro DDR4

Core i5 14600KF

Water cooler Rise Mode Z Frost 240mm.

 

A principio, ao montar o PC apliquei a pasta térmica que vem com o watercooler, estava atingindo picos de 100°c e enquanto jogava em média de 75°c~85°c.

Me foi recomendado trocar a pasta térmica por uma de melhor qualidade, substituí por uma da SnowDog, as temperaturas máximas caíram pra 90°c~94°c e enquanto jogo 75°c~85°c.

 

Minha dúvida é, vi que essas placas mães tem algumas configurações para diminuir o TDP do processador e undervolt, mas sou leigo nesses assuntos, valeria a tentativa mexer nessas configurações 

ou já substituir o water cooler por um mais "parrudo"?. Aceito dicas de modelos que darão conta de resfria-lo ( lembrando, meu gabinete aceita somente 240mm. ).

 

Desde já, agradeço a ajuda de todos.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Core I5 14600KF esquentando demais, water cooler ou placa-mãe?
1 hora atrás, Patrick Kalle disse:

Me foi recomendado trocar a pasta térmica por uma de melhor qualidade, substituí por uma da SnowDog,

Pasta térmica não importa. Não sendo aquelas que parece creme para cotovelo, a diferença é margem de erro, tem outros fatores que vão limitar a transferência muito antes da pasta.

 

De qualquer forma, o que você precisa fazer é controlar a tensão manualmente. Por bem ou por mal, você escolheu uma plataforma ruim, e agora vai ter que lidar com a dor de cabeça de arrumar a fuleiragem que a Intel fez com a série 13+1. Passe um tempo vendo vídeos e tutoriais de overclock; você não vai conseguir aumentar o clock, mas provavelmente sua placa-mãe permite controle de tensão, e o processo é basicamente o mesmo.

Link para o comentário