Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 consegue usar 2 processadores?


Posts recomendados

Boa tarde.

Tenho um servidor Dell PowerEdge R410 em casa pegando poeira e pensei em emprestar para o meu irmão usar como computador doméstico.
Como tem 2 processadores, fiquei pensando se o Windows 10 consegue fazer uso simultâneo dos dois pra melhorar o desempenho.

São dois Xeon 5650.
 

E uma pergunta *****... o consumo de energia é limitado pela fonte, certo?
Digo, se eu troco um PC com fonte de 500W pelo servidor com fonte também de 500W, a conta de luz não vai subir. Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tarde

 

Creio que o Windows 10 consegui sim gerenciar dois ou mais processadores.

Agora quanto ao consumo isso vai depender do que você estiver fazendo no PC.

Se for usar para escrever um texto no word navegar na internet o consumo vai ser X agora se for para rodar jogos pesado, renderizar imagens ou vídeo o consumos vai ser 2X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, FMattos disse:

Como tem 2 processadores, fiquei pensando se o Windows 10 consegue fazer uso simultâneo dos dois pra melhorar o desempenho.

Você precisa da versão Pro do windows se quiser usar mais de um soquete. Mas uma opção melhor seria simplesmente tirar fora o segundo processador para evitar as dores de cabeça desse tipo de sistema.

 

Ah, e já aproveitando, se já vai instalar o OS, coloque o 11 direto. Não tem mais motivo para colocar o 10.

27 minutos atrás, FMattos disse:

E uma pergunta *****... o consumo de energia é limitado pela fonte, certo?
Digo, se eu troco um PC com fonte de 500W pelo servidor com fonte também de 500W, a conta de luz não vai subir. Estou certo?

Para efeitos práticos, PC só dá diferença na conta de luz se você deixar ele ligado 24h por dia em stress. Menos que isso, esquece, diferença de no máximo um salgado e refri vagabundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Se refere ao Windows 10 pro? Se for, meio que é o padrão no uso doméstico, não precisaria de nenhuma configuração especial.
Ou se refere a um Windows server?

Não pensei no Windows 11 porque não é compatível com esse processador.

Uso Windows 11 num PC incompatível no trabalho e a experiência é péssima, muito lento mesmo no SSD. Imagino que se repita nesse servidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, FMattos disse:

Se refere ao Windows 10 pro? Se for, meio que é o padrão no uso doméstico, não precisaria de nenhuma configuração especial.
Ou se refere a um Windows server?

Windows Server é outro sistema operacional, eu digo o normal mesmo, que tem versões Home, Pro, e algumas oturas.

 

1 minuto atrás, FMattos disse:

Não pensei no Windows 11 porque não é compatível com esse processador.

Uso Windows 11 num PC incompatível no trabalho e a experiência é péssima, muito lento mesmo no SSD. Imagino que se repita nesse servidor.

Eu me pergunto de onde vem isso... mas enfim, não custa tentar. Enfie o Tiny11 e veja se você tem problema. Se não, ótimo, você já fica com OS melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Vem de CPU ou RAM esse problema no Windows 11. CPU vive batendo 100% e RAM no mínimo 74% (com 8gb).

Como é do trabalho, vou voltar pro 10 até decidirem o que fazer quando o suporte encerrar.

Mas vou testar esse Tiny11 no servidor, não custa nada tentar. Obrigado pela sugestão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!