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Conversão de pilha para Bateria


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Olá, tenho um carro de controle remoto antigo que utiliza 5 pilhas D.

gostaria de saber se para fazer a substituição para bateria recarregavel é necessário alguma mudança na placa (tipo instalação de algum conversor) ou posso só fazer a adaptação direta?

o carrinho de controle é um Colossus da estrela!

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Se as pilhas tiverem em série formando uma única tensão de 7,5V fica muito fácil adaptar duas pilhas recarregáveis tipo 18650.

 

Porém nesses carrinhos (pelo menos nos que eu já vi) fazem ligações separadas entre os motores e a parte eletrônica, essas ligações servem para evitar interferências e também adequar as tensões dos componentes. 

 

Tem que abrir e analisar como estão as ligações. Dependendo do que encontrar pode ser que precise de algum regulador ou conversor. 

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Sim pode pôr direto. Se bobear - apesar que o total dá 7.5 - basta apenas uma bateria 6V . Há também a possibilidade de se compor um arranjo com baterias 18650 talvez 4 - série de duas em paralelo - pra diversão durar + tempo. Ve se cabe no local.

2 minutos atrás, Renato.88 disse:

duas pilhas recarregáveis tipo 18650

Não (me 😁) pergunte sobre a recarga das bat's, ok? 🤪

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Em 12/01/2024 às 16:03, Gilrampim disse:

5 pilhas D

Como o @Renato.88 comentou não é tarefa simples. A primeira ideia é claro colocar as famosas células 18650 em série. Mas nesse vídeo :

 

o autor menciona que a placa eletrônica não aguenta, os transistores queimam e levam os CIs junto. E o primeiro motivo é que packs e células de baterias recarregáveis tem uma "tensão nominal" inferior à aquela que eles tem quando totalmente carregados. As de lítio geralmente especificadas para 3,7 V por célula chegam a 4,2 com carga total e as de NI-MH especificadas pra 1,2 chegam a 1,4V. Nesse vídeo ele mostra um pack de células  NI-MH de 7,2 V, tá na cara que são 6 células de "1,2 V" que vão dar 8,4 volts quando carregadas. E existe a possibilidade também, como o Renato mencionou,  de ter uma derivação na ligação em série das 5 pilhas, muitos CIs são para até 5 V e funcionam bem com 4,5 V, seria uma derivação na ligação da 3a com a 4a pilha. Então o caminho das pedras seria:
1) A primeira possibilidade: adaptar 5 pilhas NI-MH tamanho AA no lugar das 5 pilhas tipo D. Assim as tensões envolvidas não vão quase se alterar. Apesar de bem menores a capacidade delas surpreende, costumam ser de 2200 mAH. A descarga que é muito diferente, elas vão de 1,4 para 1,2 lentamente e dai rapidamente despencam pra zero, não são lineares que nem pilhas comuns. O problema é que tem que ser "NÂO FALSIFICADAS". As que vem em embalagem com 4 geralmente são. As Philips que vem em embalagem de 2 peças tem mais possibilidade de serem originais. O peso delas é o melhor indicador de originalidade, se forem levinhas é fria. Você pode colocar duas a duas em paralelo para dobrar a durabilidade, mas o bolso vai doer.  

2) Se não houver a tal derivação você pode adaptar as 18650. A parte chata é descobrir quantos amperes  o carrinho consome a plena velocidade. Tem que colocar pilhas normais e um amperímetro entre o positivo da última pilha e o contato dela. 

3) Abaixar a tensão instalando um conversor Step Down também chamado de Buck. O mais comum, o LM2596 é para 3 amperes, provavelmente não é o suficiente. No M. Livre tem de 9A e 20A.

4) Outra possibilidade é  uma gambiarra ligando diodos em série com as baterias. Cada diodo de 10A (ou 2 de 5A em paralelo) vai diminuir a tensão mais ou menos 0,7 volts. Sem carga (carrinho ligado mas motor parado) 0,5 V mas pode ser menos. Então teste com as baterias não muito carregadas. Mas saiba que os diodos  fazem isso esquentando ou seja, jogando energia das baterias fora. 

Boa sorte !!!

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