Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5700X alcançando 80ºC com air cooler CoolerMaster Blizzard T2

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Meu pc novo tá pegando 80ºC  na CPU enquanto eu jogo qualquer coisa. E enquanto eu uso para coisas básicas ele tá pegando em média 55-60Cº. Alguém pode me ajudar e dizer o que está causando isso ? 

Processador: AMD Ryzen 7 5700X

Cooler master blizzard

Gabinete husky polar, mid tower

SSD 1TB Kingdom

placa-mãe Gigabyte A520M

Fonte cooler master MWE Bronze V2 Full Range, 650W

Placa de Vídeo: Rx 6750 XT MECH

2 pente de memória XPG 16GB.

Qualquer sugestão eu já agradeço muito!!

232ba0b9-96cb-4708-a6a6-b2141e56d635.jpg

pc.jpg

• Coordenador
Postado

@Arthur Tavarres O Ryzen 7 5700X alcança picos de temperatura justamente em jogos, tendo em vista que nem todos os núcleos são usados e a frequência turbo atingida é muito alta. É o cenário mais crítico (atividades intensivas para todos os núcleos não provocam temperaturas tão altas no caso específico desse processador).

O Blizzard T2 é um air cooler básico e, no seu caso, ainda está pegando o ar quente que sai da placa de vídeo. Com a onda de calor desse verão, é normal esperar temperaturas acima dos 80ºC aí.

Você poderia tentar um undervolt básico por meio do Curve Optimizer, mas creio que a placa-mãe A520 não tem essa função. Outra alternativa seria trocar o cooler por outro melhor. De qualquer forma, essa temperatura não é perigosa (eu começaria a me preocupar se passasse dos 85ºC).

Em dias de calor extremo (a temperatura ambiente chegou a mais de 38ºC aqui um tempo atrás), meu R7 5700X chegou a 82ºC. E isso porque tenho um air cooler Zalman CNPS 9900 MAX, que é um cooler de duas torres, bem mais potente que o Blizzard T2. Usando o Curve Optimizer, consegui reduzir os picos para uns 75ºC, e isso enquanto ganhei desempenho (já que o boost acaba ficando mais alto).

Como está a disposição dos fans no seu gabinete?

• Curtir 3
Postado

Você também pode tentar, se tiver algum computador que não usa mais ou quebrado, pegar as ventoinhas deles e instalar no seu PC que você usa, ia diminuir a temperatura e ia diminuir o lixo eletrônico.

Postado

@KairanD 3 fans na frente e um atrás. 

Percebi que instalação do cooler parece tá incorreta, porque dissipador está localizado na parte inferior. Se eu desmontar e remontar novamente, a temperatura deve diminuir, ou não?

• Coordenador
Postado

@Arthur Tavarres Não entendi bem a sua dúvida quanto à montagem.

Tecnicamente, geralmente é preferível que a ventoinha do cooler sopre da frente para trás no dissipador, acompanhando o fluxo natural do gabinete. No seu caso, ela parece estar soprando de baixo para cima (creio que, nessa plataforma, esse deva ser o único sentido de montagem possível).

• Curtir 1
Postado

Esse air cooler Cooler Master Blizzard T2 com apenas 2 heatpipes e fan de 92mm é melhor que o cooler box AMD, mas não faz milagre, é subdimensionado para um Ryzen 5700X.

Principalmente com esta posição orientada  fundo <> topo do gabinete, o não combina com o fluxo de ar do gabinete.

Nesta instalação em placa AM4 o cara conseguiu instalar na orientação tradicional: frente<> traseira do gabinete.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Arthur Tavarres Isso, é sobre isso que falei anteriormente. Talvez reduzisse alguns graus. Mas não tem como mudar a direção do dissipador por conta do sistema de montagem desse cooler em plataformas AMD (seria o segundo caso neste vídeo, a partir dos 6:50):

• Curtir 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@Arthur Tavarres Caso a temperatura máxima esteja ficando na faixa dos 80ºC ~ 85ºC (use o HWMonitor para registrar os picos e verifique após jogar), você não precisa se preocupar. Não é temperatura de risco.

Se quiser ficar em uma faixa mais confortável, um bom air cooler de 120 mm (como o Deepcool AG400) resolverá o problema. Water cooler de 120 mm dificilmente compensa.

Lembre-se de verificar se a altura do cooler será compatível com seu gabinete.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!