Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5700X alcançando 80ºC com air cooler CoolerMaster Blizzard T2


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Boa noite. Meu pc novo tá pegando 80ºC  na CPU enquanto eu jogo qualquer coisa. E enquanto eu uso para coisas básicas ele tá pegando em média 55-60Cº. Alguém pode me ajudar e dizer o que está causando isso ? 

 

Processador: AMD Ryzen 7 5700X

Cooler master blizzard

Gabinete husky polar, mid tower

SSD 1TB Kingdom

placa-mãe Gigabyte A520M

Fonte cooler master MWE Bronze V2 Full Range, 650W

Placa de Vídeo: Rx 6750 XT MECH

2 pente de memória XPG 16GB.

 

Qualquer sugestão eu já agradeço muito!!

232ba0b9-96cb-4708-a6a6-b2141e56d635.jpg

pc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para Ryzen 7 5700X alcançando 80ºC com air cooler CoolerMaster Blizzard T2
  • Coordenador

@Arthur Tavarres O Ryzen 7 5700X alcança picos de temperatura justamente em jogos, tendo em vista que nem todos os núcleos são usados e a frequência turbo atingida é muito alta. É o cenário mais crítico (atividades intensivas para todos os núcleos não provocam temperaturas tão altas no caso específico desse processador).

 

O Blizzard T2 é um air cooler básico e, no seu caso, ainda está pegando o ar quente que sai da placa de vídeo. Com a onda de calor desse verão, é normal esperar temperaturas acima dos 80ºC aí.

 

Você poderia tentar um undervolt básico por meio do Curve Optimizer, mas creio que a placa-mãe A520 não tem essa função. Outra alternativa seria trocar o cooler por outro melhor. De qualquer forma, essa temperatura não é perigosa (eu começaria a me preocupar se passasse dos 85ºC).

 

Em dias de calor extremo (a temperatura ambiente chegou a mais de 38ºC aqui um tempo atrás), meu R7 5700X chegou a 82ºC. E isso porque tenho um air cooler Zalman CNPS 9900 MAX, que é um cooler de duas torres, bem mais potente que o Blizzard T2. Usando o Curve Optimizer, consegui reduzir os picos para uns 75ºC, e isso enquanto ganhei desempenho (já que o boost acaba ficando mais alto).

 

Como está a disposição dos fans no seu gabinete?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Arthur Tavarres Não entendi bem a sua dúvida quanto à montagem.

 

Tecnicamente, geralmente é preferível que a ventoinha do cooler sopre da frente para trás no dissipador, acompanhando o fluxo natural do gabinete. No seu caso, ela parece estar soprando de baixo para cima (creio que, nessa plataforma, esse deva ser o único sentido de montagem possível).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse air cooler Cooler Master Blizzard T2 com apenas 2 heatpipes e fan de 92mm é melhor que o cooler box AMD, mas não faz milagre, é subdimensionado para um Ryzen 5700X.

 

Principalmente com esta posição orientada  fundo <> topo do gabinete, o não combina com o fluxo de ar do gabinete.

 

Nesta instalação em placa AM4 o cara conseguiu instalar na orientação tradicional: frente<> traseira do gabinete.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Arthur Tavarres Caso a temperatura máxima esteja ficando na faixa dos 80ºC ~ 85ºC (use o HWMonitor para registrar os picos e verifique após jogar), você não precisa se preocupar. Não é temperatura de risco.

 

Se quiser ficar em uma faixa mais confortável, um bom air cooler de 120 mm (como o Deepcool AG400) resolverá o problema. Water cooler de 120 mm dificilmente compensa.

 

Lembre-se de verificar se a altura do cooler será compatível com seu gabinete.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!