Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Navegador Chromium é uma boa ideia ?


Posts recomendados

olá a todos do clube do hardware.

 

tenho instalado o Google Chrome mais dei uma pesquisada e disseram que o navegador Chromium é melhor que o próprio Google Chrome. Isso é verdade ?

seria seguro utilizar o Chromium, inserir meus e-mails e contas de algumas plataformas tipo netflix etc ?

 

utilizar o Microsoft Edge está fora de cogitação, não gosto da aparência, isso se aplica aos demais navegadores Firefox, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/01/2024 às 09:28, AndreLuiz23 disse:

olá a todos do clube do hardware.

 

tenho instalado o Google Chrome mais dei uma pesquisada e disseram que o navegador Chromium é melhor que o próprio Google Chrome. Isso é verdade ?

seria seguro utilizar o Chromium, inserir meus e-mails e contas de algumas plataformas tipo netflix etc ?

 

utilizar o Microsoft Edge está fora de cogitação, não gosto da aparência, isso se aplica aos demais navegadores Firefox, etc.

Por gentileza, alguém poderia me ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndreLuiz23  Isso é uma questão de gosto pessoal. Hoje uso o Midori e o Vivaldi. Antes usava o Opera. E as opiniões são diversas. De qualquer forma, para e-mails e acessos as plataformas não tem maiores riscos. Mas nunca uso para dados sensíveis como cartões ou bancos. Cada browser tem uma caracterisca. Uns usam muita memória, outros são rápidos, alguns são um pouco mais seguros outros privelegiam privacidade e assim por diante. Vela o vídeo abaixo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster entendi, eu tô em dúvida do chromium porque penso que por ele ser um um software de código aberto para não serviria pra ser um navegador pra uso pessoal, mais pelo que aparentemente vejo, ele pode ser usado tranquilamente pra uso pessoal, estou correto ? Digo mais pra acessar facebook, gmail, YouTube, netflix, mercado livre etc, essas coisas aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, AndreLuiz23 disse:

ele pode ser usado tranquilamente pra uso pessoal, estou correto ?

Sim, pode. É um chrome modificado. Perceba no vídeo os prós e contras e faça comparativos. Gosto muito do Vivaldi, mas ele é um gastão de memória, mas funciona bem e posso configurar ao meu gosto. Sempre tive aversão com chrome, IE, edge e afins. O começo do firefox foi bom, mas agora é quase um sistema operacional de tanto penduricalho. Gostava e usava muito o Safari até deixar de ser compatível com Windows. Não se preocupe muito com seus temores. Experimente os alternativos. Vais ver que o mundo dos browsers não é só das bigtechs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster já tive interesse no Vivaldi também, fiquei meio com pé atrás pois as pessoas ficavam dizendo "a empresa do Vivaldi e pequena pode coletar dados e tudo mais, não e muito seguro" isso também em relação ao Brave que eu utilizava até semana passada, e o Google Chrome. Por isso fico meio recuado em relação a esses navegadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndreLuiz23 Não se iluda. TODOS fazem isso. o Brave é uma bravata. Pura propaganda. Não dá para entrar muito a fundo nesses detalhes aqui por ser assunto sensível sujeito à moderação, como viste. Os mais famosos, fáceis, eficientes, rápidos são os piores. O vídeo sugerido esclarece bem isso. Diminuí o uso do Vivaldi por causa do Youtube, pois sou paranóico com privacidade. Ai fica claro o nível de invasão que sofremos. As coletas de dados são impressionantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 25/01/2024 às 18:43, Mega Blaster disse:

Sim, pode. É um chrome modificado.

 

É o contrário: o Chrome é um Chromium com integração aos serviços do Google e talvez algum tempero qualquer proprietário. Como dito pelo @Bonzai , todos os navegadores baseados no Chromium usam o mesmo motor. O que muda é melhor integração com o ambiente onde rodam (o Edge por exemplo sincroniza com contas Microsoft), e demais penduricalhos como gerenciador de senhas alternativo, bloqueador de propagandas nativo, etc.

 

Para quem usa Linux, a maioria das distribuições possui nos repositórios oficiais um pacote do Chromium, compilado direto do código fonte (GitHub). Curiosidade: a integração com os serviços do Google existia até o Chromium 88, depois foi extinta (nota do Arch).

 

Nada impede usar o Chromium no Windows, basta achar uma compilação confiável -- nem sei se existe uma oficial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

2 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Nada impede usar o Chromium no Windows, basta achar uma compilação confiável -- nem sei se existe uma oficial.

Esse é o problema. Não existe nada confiável. Nada! Mesmo o que chamam de "confiável" é cheio de penduricalhos. Vocês que vivem este mundo sabem que a privacidade é só uma utopia intangível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu apertei no "Responder" antes de completar o post (já editei). Não deve ser muito difícil não, mas é uma base de código enorme, que deve exigir pacas. Olha lá o requerimento de espaço em disco: "At least 100GB of free disk space on an NTFS-formatted hard drive". Que é isso? kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o navegador Tor é um navegador bom ? já utilizei ele para explorar a outra parte da net a um tempão atrás mais nunca tentei utilizar para coisas normais, como acessar youtube, netflix etc. Será uma boa opção para se testar, eu acho ele beem bonitinho, gosto da interface dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!