Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ponteira de cobre para ferro de solda


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

  • Membro VIP
  • Solução

As ponteiras são essencialmente de cobre por apresentar uma boa condutividade térmica. Ela tem uma camada protetiva prateada pra reduzir o desgaste. Caso conheças de outro tipo de material gentileza compartilhar.

 

Mas sim, antigamente era de cobre puro o que me faz lembrar que usava fio rígido de cobre como ponteira. Dava umas marteladas-moldadas-limada-lixada pra formar a ponta ideal. Uma das ideotas feitas com sucesso foi a modelagem em forma de L e outra em U - pra colocar em 2 ferros simultâneos pra remover dip16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As ponteiras de cobre, sem a camada protetiva, são ótimas para o uso em ferro de soldar, mas...

Elas não duram muito tempo, logo são consumidas pela corrosão. Porém, como é um material fácil de encontrar, até vale a pena se o diâmetro do cobre for fino. Eu uso muito em ferros de soldar cujas pontas já perderam a tal camada protetora, que faz a ponta durar mais.

Na realidade eu tenho diversas pontas de ferros, que perderam a tal camada protetiva e não são de cobre. Cheguei até a fazer um vídeo sobre deposição eletrolítica na ponta das pontas de ferro de solda. Também não duraram muito.

Não quero jogar fora as pontas e os ferros sem pontas, então estou pensando em acrescentar uma camada de prata, desde que valha a pena o seu custo. Mas ainda é uma ideia longínqua. 

Quando a ponta for um pouco mais grossa, pode-se recorrer aos pinos de tomadas macho, das antigas, que não são ocas. O latão delas também é bom para soldar.

Em tempo:

Quanto maior for a temperatura e maior for o tempo, as pontas dos ferros duram menos, então eleve a temperatura (com um dimer) o suficiente para derreter a solda. Logo em seguida, reduza a temperatura. Algumas pessoas usam um diodo ao invés do dimer, mas com diodo só tem duas temperaturas.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!