Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu deveria pegar um Ryzen 7 5800X3D para minha AB350M-DS3H V2 CF?


Posts recomendados

Tenho uma 3060TI e um Ryzen 5 2600, então estou querendo dar esse upgrade. Mas tenho duas preocupações: uma é a compatibilidade, tentei pesquisar por aí mas só encontrei pessoas falando sobre o R7 5800x. Desculpa a ignorância, mas não sei se isso significa que o R7 5800X3D também seria compatível. Agora outra é a temperatura, vi gente falando que o R7 5800X3D esquenta bastante. Não sei se tenho um resfriamento muito bom, já vi meu R5 2600 chegar em uns 78° e minha 3060TI uns 82°. Isso é o suficiente ou vou precisar de algo pra melhorar quando trocar?

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pelucks Os processadores compatíveis estão disponíveis na listagem do site: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-cpu

Pelo pouco que eu entendo, não recomendaria um processador tão forte em uma placa-mãe com poucas fases VRM. 

17 minutos atrás, Pelucks disse:

Não sei se tenho um resfriamento muito bom, já vi meu R5 2600 chegar em uns 78°

Isso é temperatura de cooler BOX. O 5800X3D precisa de um resfriamento adequado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pelucks  Sua placa dá suporte a ambos processadores.

image.thumb.png.2dd4e429a83e04212ca553d2327542d3.png

 

Porém, fica a questão, é um processador com TDP maior que o 2600, e esse modelo em específico de B350 tem uma construção mais básica e, como citado pelo @Pedro Math.pi, poucas fases VRM e pouca dissipação.

 

Roda? Roda. Mas não é o melhor dos cenários obviamente. A gente tá falando de um processador chegando ali no topo pra uma placa-mãe de entrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Pelucks disse:

Mas tenho duas preocupações: uma é a compatibilidade, tentei pesquisar por aí mas só encontrei pessoas falando sobre o R7 5800x. Desculpa a ignorância, mas não sei se isso significa que o R7 5800X3D também seria compatível.

É só ir na página da placa-mãe e verificar se consta como compatível. De maneira geral, se está ou não lá, é/não compatível.

 

24 minutos atrás, Pelucks disse:

Agora outra é a temperatura, vi gente falando que o R7 5800X3D esquenta bastante. Não sei se tenho um resfriamento muito bom, já vi meu R5 2600 chegar em uns 78° e minha 3060TI uns 82°. Isso é o suficiente ou vou precisar de algo pra melhorar quando trocar?

A temperatura da placa de vídeo não tem nada a ver com o processador.

 

Já sobre resfriamento, diga qual é o cooler que você está usando. Dependendo, vale a troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Math.pi @_Gabriel V Mas o que poderia acontecer caso eu pegasse esse processador? Só não teria o seu desempenho total ou aconteceriam outros problemas mais graves?

@Imakuni Eu comentei da placa de vídeo só pra dar uma ideia do resfriamento do meu gabinete. O problema é que não lembro que cooler é esse, deve ser o que veio junto com o R5 2600. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Pelucks disse:

@Pedro Math.pi @_Gabriel V Mas o que poderia acontecer caso eu pegasse esse processador? Só não teria o seu desempenho total ou aconteceriam outros problemas mais graves?

@Imakuni Eu comentei da placa de vídeo só pra dar uma ideia do resfriamento do meu gabinete. O problema é que não lembro que cooler é esse, deve ser o que veio junto com o R5 2600. 

É... realmente, se você está cogitando um processador de 1800R$, seria bom pelo menos comprar um cooler. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pelucks Eu acho que a placa-mãe vai ficar bem estrangulada, visto que esse processador é tão exigente como um R9 5900x. Fora que você terá que adquirir um watercooler de 240mm ou um aircooler bem parrudo. O meu processador R7 5800x3d em stock chega a 78c com water cooler em games, isso que meu gabinete é enorme, com 5 ventoinhas de boa qualidade. Fiz uma configuração de PBO2 com Curve Optmizer -20 em todos os núcleos e abaixou uns 8~10c, mantendo a performance. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria poder dar um próximo salto, poder usar toda a potência da 3060TI e ainda deixar espaço pra uma futura troca de GPU. Achei que esse processador poderia ser bom pra isso. O problema de trocar de placa-mãe é que eu também teria que trocar de ram, eu imagino. E tem poucos meses que eu comprei mais 16gb DDR4 pra conseguir ficar com 32.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Pelucks disse:

Eu queria poder dar um próximo salto, poder usar toda a potência da 3060TI e ainda deixar espaço pra uma futura troca de GPU. Achei que esse processador poderia ser bom pra isso. O problema de trocar de placa-mãe é que eu também teria que trocar de ram, eu imagino. E tem poucos meses que eu comprei mais 16gb DDR4 pra conseguir ficar com 32.

Não precisa trocar sua placa, ou RAM. Você pode simplesmente colocar um processador melhor e ser feliz, até porque a 3060ti é relativamente fraquinha para o nível de um 5800x3D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Eu sei que ele da e sobra pra 3060TI, mas é que queria poder deixa espaço pra uma futura troca de GPU. Sabe algum processador que funcionaria melhor pro meu caso? Um que fosse o máximo que minha máquina aguente (e não tenha risco como o 5800X3D), pra poder sentir uma grande diferença em FPS e tal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pelucks disse:

Eu sei que ele da e sobra pra 3060TI, mas é que queria poder deixa espaço pra uma futura troca de GPU.

Não vai ter diferença significativa.

 

8 minutos atrás, Pelucks disse:

Sabe algum processador que funcionaria melhor pro meu caso? Um que fosse o máximo que minha máquina aguente

Não tem. O limite da sua plataforma é o 7800x3d.

 

9 minutos atrás, Pelucks disse:

e não tenha risco como o 5800X3D

Mas o 5800x3D não tem risco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pelucks disse:

 É que o pessoal aí em cima comentou que não recomenda muito o 5800X3D pra minha placa-mãe, mas eu não sei porque.

Não é recomendado comprar essa pIaca mãe. Se fosse montar o kit hoje, diriamos para trocar...

 

...mas se já tem, aí é outra história. Use o que tem.

 

8 minutos atrás, Pelucks disse:

Esse 7800X3D parece ser melhor, você recomenda que eu pegue ele?

É o melhor processador para jogos atualmente. Agora vai ver o preço dele + uma placa-mãe B650 / X670 + 32gb DDR5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pelucks disse:

@Imakuni Ah sim, mas pro meu caso, sem precisar trocar de placa-mãe. Qual você recomendaria? E porque o R7 5800X3D não é recomendado? Quais seriam os problemas?

Putz, desculpa, agora que eu vi que eu escrevi que o melhor era o 7800x3D, eu quis dizer que o melhor era o 5800x3D mesmo. Erro meu. Pegue ele + um cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Obrigado pela resposta, devo pegar esse mesmo, agora tenho que começar a pesquisar um cooler também. E estou curioso, porque algumas pessoas não recomendam ele pra essa placa? Eu vou ter perda de desempenho? Super aquecimento? Um dos dois pode dar algum defeito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Pelucks disse:

E estou curioso, porque algumas pessoas não recomendam ele pra essa placa?

Porque é uma placa de sub 400R$ num processador de quase 2k, sendo que por coisa de 100R$ você já pularia para uma B450 para ter melhor suporte com a RAM.

 

13 minutos atrás, Pelucks disse:

Eu vou ter perda de desempenho? Super aquecimento?

Não.

 

14 minutos atrás, Pelucks disse:

Um dos dois pode dar algum defeito? 

Qualquer peça pode dar defeito. Aliás, todas eventualmente vão, é inevitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Pedro Math.pi disse:

@Pelucks Os processadores compatíveis estão disponíveis na listagem do site: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-cpu

Pelo pouco que eu entendo, não recomendaria um processador tão forte em uma placa-mãe com poucas fases VRM. 

Isso é temperatura de cooler BOX. O 5800X3D precisa de um resfriamento adequado. 

 

17 horas atrás, _Gabriel V disse:

@Pelucks  Sua placa dá suporte a ambos processadores.

image.thumb.png.2dd4e429a83e04212ca553d2327542d3.png

 

Porém, fica a questão, é um processador com TDP maior que o 2600, e esse modelo em específico de B350 tem uma construção mais básica e, como citado pelo @Pedro Math.pi, poucas fases VRM e pouca dissipação.

 

Roda? Roda. Mas não é o melhor dos cenários obviamente. A gente tá falando de um processador chegando ali no topo pra uma placa-mãe de entrada.

 

O que acontece na situação do amigo: colocando um processador ponta de linha e com uma placa inferior? Corre risco de queimar e/ou danificar outros componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@VinyBr Você pode usar, meu filho. O problema é que os VRM são mais fracos. Você pode ter algum problema de aquecimento ou gerenciamento de energia do processador. Mas isso é só uma possibilidade. Você também pode instalar ele e não ter nenhum problema.  

 

Você só vai precisar de um bom cooler e um gabinete bem ventilado.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, se eu fosse pegar um 5800X, eu diminuiria esses problemas ou ele ainda forçaria minha placa-mãe também? E aquecimento, ele também esquentaria tanto quanto o 5800X3D? To vendo umas comparações dele com o 5800X3D e parece que a diferença não é tão grande pra valer a pena toda essa movimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Pelucks disse:

Pessoal, se eu fosse pegar um 5800X, eu diminuiria esses problemas ou ele ainda forçaria minha placa-mãe também?

Mesma coisa. Ah, e o 5800x nada mais é do que um 5700x mais caro, então não compre ele.

 

9 minutos atrás, Pelucks disse:

E aquecimento, ele também esquentaria tanto quanto o 5800X3D?

Os chips x3D são mais difíceis de resfriar do que suas versões normais por causa do cache 3D, que aumenta a barreira entre o núcleo e o IHS.

 

Mas não é por isso que você vai deixar de comprar. De novo, o melhor processador que você pode pegar é o 5800x3D, então se tem grana para ele, compre. Ou então espere o 5700x3D lançar e ver se ele presta também.

 

11 minutos atrás, Pelucks disse:

To vendo umas comparações dele com o 5800X3D e parece que a diferença não é tão grande pra valer a pena toda essa movimentação.

Como eu disse antes, realmente não vai ter muita diferença com uma placa de vídeo fraquinha como a 3060ti.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, VinyBr disse:

@Imakuni Tu pode explicar porque o X3D é melhor do que a versão normal? Eu sou leigo, mas achei que um dos fatores seria o clock e pelo visto não é.

Porque porque sim.

 

Sério, não tem muito mais o que falar além disso... tá, em tese é porque ele tem uma reserva de cache L3 muito maior, e isso evita cache misses, e tal...

 

....mas no fim das contas, é muito melhor simplesmente porque é. Nem mesmo a AMD sabia que iria ser tão bom assim: tem uma entrevista em que os caras que desenvolveram o chip planejavam para servidor, mas quando testaram na vida real, viram que o CPU ficou um monstro para jogos, então decidiram vender assim. Não tinha como saber, meio que só aconteceu porque porque sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!