Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carreira na área de TI - vale a pena?


Posts recomendados

Bom dia, Guys!

 

Bom, tenho 27 anos atualmente. Lá pros meus 13/14 anos eu brincava com o html e php, mas depois de um tempo, acabei deixando de lado e focando em outras coisas. Naquela idade, eu tinha vontade de fazer programação, porém por motivos familiares, acabei não seguindo meu "sonho".

 

Hoje, sou formado em administração, mas não é uma área que gosto. Sempre tive interesse na área de TI. Não sei qual ao certo, mas as variavéis que tem dentro dela me interessa. Fiquei pensando se valia a pena fazer essa migração, até porquê não tenho nada consolidado na minha área, de fato.

 

Minha dúvida é: para entrar no mercado do TI (acho que fazer uma faculdade na altura do campeonato é difícil), entretanto uma pós-graduação pode ser interessante? Eu conseguiria trabalhar em uma boa empresa, mesmo tendo somente pós? Em paralelo, posso aprender pelo youtube e/ou alguns cursinhos tipo alura. 

 

Desde já, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não sou da área da TI, mas estar em algum curso, seja graduação ou tecnólogo considero importante. Você pode aprender tudo, talvez até mais sozinho pela internet, mas dentro do ambiente acadêmico parece mais fácil para iniciar uma carreira.

 

Você vai ter o contato com os professores que eventualmente trabalham na área, seja na empresa deles ou de terceiros, além das oportunidades de estágio. Não conheço esse mercado de trabalho, mas acredito que se for trabalhar com programação alinhada a administração (programas para essa área), a pós pode ser bem interessante. Já pesquisei sobre as vagas, para grande maioria precisa algum tipo de experiência, geralmente que se têm quando faz algum estágio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sendo bem sincero como uma pessoa que tá na área e anda acompanhando o mercado, faculdade é um diferencial bacana sim. Mesmo na área de progromação. 

É claro que você pode arranjar emprego na área sem faculdade, dependendo de qual cenário da T.I você quer entrar (se for como DEV, é bem possível mesmo), mas ultimamente ando vendo cada vez mais as empresas pedirem um diploma. 

 

Com todo esse BOOM que está tendo em volta da discussão do mercado de T.I e a forma que ele é regularizado (que na verdade quase não há regularização quando se trata de DEV), é bem provável que conforme os anos passam, mais ainda faculdade se torne um diferencial importante.

 

Se eu pudesse te indicar algo, baseado no que você disse sobre ter curtido programação quando jovem, eu indicaria você fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciência da Computação, mas eu já te adianto que o conteúdo que você vai aprender na faculdade é PURAMENTE básico, você vai ter COM TODA certeza que estudar MUITO em casa, como também é feito em diversos outros cursos fora da área de T.I, conteúdo na internet não vai faltar e praticamente 90% do seu conhecimento virão desses estudos, youtube, alura, cursos da udemy e etc. Fora que faculdade te dá a possibilidade de estagiar na área e entrar na área logo nos primeiros semestres se for o seu desejo. Tem sempre a opção de investir numa daquelas faculdades particulares baratas só pra conseguir um diploma, o quanto isso é válido ou não dentro da área eu não sei te dizer, mas que existe a possibilidade, existe.

 

Se vale a pena ou não sair da área que você está agora, isso depende do seu sonho, das suas vontades. Que é uma área extremamente bem paga, repleta de vantagens e com uma ótima qualidade vida não é segredo nenhum. Como toda área que existe, tem seus defeitos também, não é tudo um mar de rosas, mas com certeza é uma ótima área pra se investir caso você sinta vontade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!