Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível usar 4 pentes de memória a 3200MHz com um Ryzen 7 5700X?


Posts recomendados

Bom dia pessoal!

 

Gostaria de tirar um duvida. Tenho 2 pentes de memória Ram de 8gb (16gb no total) a 3000MHz e gostaria de fazer upgrade pra 32gb e 3200MHz. Tenho uma B550 AORUS ELITE, então ela tem 4 slots para memória, e ate por uma questão de estética gostaria de usar os 4 slots, só que tenho um Ryzen 7 5700X no qual no próprio site da AMD diz que se eu usar 4 pentes ele só suporta ate 2933MHz. Minha duvida em questão seria saber se é possível de  alguma forma, mesmo usando 4 slots atingir 3200MHz ou 3000MHz (porque ai compraria só mais dois pentes de memórias iguais aos que já tenho e ficaria ate mais barato) ou é melhor pegar 2 pentes de 16gb de 3200MHz e ignorar a parte estética? 

 

Tmj pessoal 🙂

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para É possível usar 4 pentes de memória a 3200MHz com um Ryzen 7 5700X?
  • Moderador

Pega 2x16, você nem vai ficar olhando para dentro do pc. Se quer deixar bonito, nos sites da China tem memórias fake, é só um dissipador solto para colocar ali e ficar bonito.

 

Meu gabinete antigo tinha vidro fumê, o novo não tem led. Então nem dá para ver.

 

8 minutos atrás, Lucas Puerta disse:

Minha duvida em questão seria saber se é possível de  alguma forma, mesmo usando 4 slots atingir 3200MHz ou 3000MHz

Sim, pode tentar overclock até o limite de ficar estável. Não sei até quanto vai ir.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lucas Puerta disse:

Gostaria de tirar um duvida. Tenho 2 pentes de memória RAM de 8gb (16gb no total) a 3000MHz e gostaria de fazer upgrade pra 32gb e 3200MHz.

Mas você tem certeza que precisa de tudo isso de RAM? Não é uma boa investir em tecnologia morta sem necessidade, e 16gb já é suficiente para a maioria das pessoas.

 

9 minutos atrás, Lucas Puerta disse:

só que tenho um Ryzen 7 5700X no qual no próprio site da AMD diz que se eu usar 4 pentes ele só suporta ate 2933MHz.

Correção: a AMD só garante que o processador aguente 2933mhz, mas pode muito bem passar disso.

 

10 minutos atrás, Lucas Puerta disse:

Minha duvida em questão seria saber se é possível de  alguma forma, mesmo usando 4 slots atingir 3200MHz ou 3000MHz (porque ai compraria só mais dois pentes de memórias iguais aos que já tenho e ficaria ate mais barato) ou é melhor pegar 2 pentes de 16gb de 3200MHz e ignorar a parte estética? 

Você próprio já disse que quer estética, então não tem porque se preocupar com desempenho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

1. Isso vai depender muito do seu processador e do controlador de memória da sua placa-mãe. A placa-mãe em tese garante uma velocidade maior que o padrão garantido pela fabricante do processador. Mas nada impede de ultrapassar esse valor. Envolve várias variáveis que se você se aprofundar mais um pouquinho nesse mundo de OC de RAM vai entender.

 

2. Fato é, pra subir frequências maiores, 4 módulos é mais difícil do que 2.

3. 3000mhz para 3200mhz é pouca a diferença, você talvez nem vai sentir.

 

Meu exemplo: Tenho um R5 3600 numa X370. Havia 2x8 rodando a 3200mhz e comprei outros dois módulos do mesmo modelo porém 3000mhz. Eu tava certo de que ia ter rodar os 4 a 3000mhz, porém, ao chegar, setei o perfil XMP de 3200mhz das memórias antigas e as 4 subiram pra 3200mhz, mesmo as memórias que não tinham esse perfil de fábrica.

 

Se quiser estética, faz 4x8. Aconselho a pegar 3200mhz se a diferença não for muita, é melhor tentar rodar nessa velocidade e caso não der abaixar todas pra 3000.

 

Caso não suba você pode fazer manualmente overclock mexendo nas frequências, timings e tensão das memórias. Porém, além de ser mais trabalhoso por si só, com 4 módulos essa dificuldade aumentaria. Esteja ciente que da mesma forma que pode chegar, você setar as 4 no XMP de 3200 e subir numa boa, como pode não dar vídeo e você ter que ver uma melhor configuração a partir daí.

 

Relato pessoal: Comprei os 2 módulos apenas por ter encontrado uma oferta muito boa do mesmo modelo das que eu já tinha e pra preencher os 4 slots da placa-mãe, porém tive melhoras consideráveis no frametime de alguns jogos, ou seja, ficou mais liso pra jogar.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Imakuni disse:

Mas você tem certeza que precisa de tudo isso de RAM? Não é uma boa investir em tecnologia morta sem necessidade, e 16gb já é suficiente para a maioria das pessoas.

Por que seria tecnologia morta? 

 

17 minutos atrás, Imakuni disse:

Você próprio já disse que quer estética, então não tem porque se preocupar com desempenho.

Não irmão, priorizo desempenho mesmo, senão nem faria esse tópico e socaria os 4 pentes de uma vez, mas a preferência seria unir estética com desempenho, mas se a melhor escolha for 2 pentes de 16gb farei sem problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lucas Puerta disse:

Por que seria tecnologia morta?

Porque processadores atuais todos usam DDR5. Se quiser uma máquina melhor, vai ter que trocar de RAM também, o que é outra forma de dizer que você não consegue aproveitar o investimento para o futuro.

 

3 minutos atrás, Lucas Puerta disse:

Não irmão, priorizo desempenho mesmo, senão nem faria esse tópico e socaria os 4 pentes de uma vez, mas a preferência seria unir estética com desempenho, mas se a melhor escolha for 2 pentes de 16gb farei sem problema. 

De novo, não invista em tecnologia morta sem necessidade. Se quer porque quer 32gb, o certo no seu caso era só comprar 1 pente de 16 e fazer dual channel dele com os 2 de 8 que você já tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, Lucas Puerta disse:

Por que seria tecnologia morta? 

Novos processadores estão usando DDR5. A tendência é que logo mais nem se use DDR4.

 

Alguns jogos chegam em 16gb, são bem poucos. Se vai usar essa máquina por um certo tempo, pode ser bom ter 32gb.

2 minutos atrás, Imakuni disse:

o certo no seu caso era só comprar 1 pente de 16 e fazer dual channel dele com os 2 de 8 que você já tem.

Também parece a melhor opção, só vai ficar "feio".

Não tinha percebido que já tem 2x8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pedroou disse:

Novos processadores estão usando DDR5. A tendência é que logo mais nem se use DDR4.

Ah sim claro isso é vdd, mas acabei de pegar esse Ryzen 7 então vou ficar com ele um tempo ainda então não vejo como tecnologia morta ate porque não é tudo mundo que tem dinheiro pra esses novos kkkkkkk

 

3 minutos atrás, Pedroou disse:

Também parece a melhor opção, só vai ficar "feio".

Sim também acho, acho que vou mesmo em 2x 16gb e GG. 

33 minutos atrás, Pedroou disse:

Se quer deixar bonito, nos sites da China tem memórias fake, é só um dissipador solto para colocar ali e ficar bonito

Como chama esses dissipadores fakes pra pesquisar? acho que vou dar uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!