Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver Gradiente Model 900: canal esquerdo distorcido, DC no canal direito


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

  • Moderador

Boa tarde a todos! Estou com um Gradiente Model 900 (similar ao S95) que tinha problema em um dos transistores de saída, e estava faltando um transistor. O canal esquerdo estava baixo e distorcido, e o direito funcionava. Ao trocar os transistores de saída (TIP3055), o defeito do canal esquerdo continuou, e enquanto eu estava medindo com osciloscópio o canal esquerdo, de repente o canal direito ficou mudo e com um zumbido de fundo, fui medir e tinha tensão DC na saída. O canal parece funcionar de maneira intermitente, houve momentos que eu liguei o aparelho e saiu som normalmente, mas em questão de segundos ficava mudo e com o zumbido.
Enquanto eu investigava esse problema, o canal esquerdo (que antes estava distorcido), agora está completamente mudo também, porém sem zumbido nem DC na saída. Os transistores estão bons, eu medi no multímetro analógico na escala de 10K fora da placa.
Alguns dizem que pode ser problema no CA3080, mas imagino que se fosse meu caso ele não funcionaria em alguns momentos.
Alguém sabe o que pode ser isso?
Estou deixando em anexo o esquema elétrico do aparelho.
Gradiente_model_900__S95.pdf

@BCP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@BCP Canal direito voltou a ter DC na saída. Resoldando o CA3080 do canal esquerdo voltou a sair som, mas continua distorcido. Então decidi inverter os dois CA3080 dos dois canais para ver o que acontece. Resultado, mesmos defeitos em ambos os canais, mas dessa vez o canal direito funcionou por meio segundo e em seguida o som sumiu e voltou o ruído de DC na saída. Vou verificar os capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Verifique com uma lupa as trilhas, pode ter alguma aberta ai.

Depois coloque um resistor de uns 47R ou 100R no lugar dos falantes e vá verificando os níveis de tensão e sinal nos transistores...

Caso não for trilhas, você estará com algum transistor ou trimpot ruim ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@BCP Analisando os sinais com osciloscópio, percebi que no canal com DC na saída, o sinal entra no CA3080 negativo, ou seja: com o osciloscópio no modo "DC", a onda está bem abaixo da linha do 0V. Enquanto no canal "bom" a onda está alinhada com a linha do 0V. Realmente não entendi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Aparelho consertado! Estava com fuga no T203 (BC547) entre base e coletor, troquei e isso consertou o problema dos dois canais ao mesmo tempo!
Defeito raro acredito eu, mas espero que esse tópico seja de ajuda para quem estiver passando pelo mesmo problema! (Lembrando que se o seu problema for invertido (canal esquerdo com DC e direito distorcido), verifique o T103 ao invés do T203.)

@BCP Obrigado pela ajuda!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ferox Graxaim alterou o título para Receiver Gradiente Model 900: canal esquerdo distorcido, DC no canal direito

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!