Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conexão TP-Link Archer C80


Posts recomendados

Olá pessoal! 

 

Há alguns meses comprei um TP-Link Archer C80 e instalei em casa. 

 

Minha internet é Vivo Fibra. Configurei o roteador padrão da operadora em modo bridge e instalei o novo roteador.

 

Depois de um tempo o uso da maioria dos aplicativos pelo celular ficou impossível. Tanto no meu (iPhone 12) quanto no da minha esposa (iPhone 15), quase sempre só conseguimos usar os apps pela conexão 5G. 

 

O uso da internet por cabo ou wifi através do desktop e notebook é normal. Não temos nenhum problema. Mas nos celulares é praticamente impossível de usar no roteador.

 

Alguma sugestão do que posso fazer?

 

Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, yuricordeiro disse:

Há alguns meses comprei um TP-Link Archer C80 e instalei em casa. 

 

Minha internet é Vivo Fibra. Configurei o roteador padrão da operadora em modo bridge e instalei o novo roteador.

 

Tendo um único roteador adicional é difícil pra mim entender qual a vantagem de deixar o aparelho da VIVO em bridge. Ele é mais ou menos um AC1200 ou AC1800 em termos de performance em wifi. E tem 3 ou 4 portas ethernet.

 

Seria mais fácil entender se fosse um aparelho da CLARO/NET em uso numa região chuvosa, já que esses roteadores voltam para a configuração de fábrica em metade das tempestades --- ok, exagerei um pouco --- e isso pode ser um inferno.

 

O C80 é um AC1900 então dá pra fazer as contas de quando perdeu em termos de banda wifi. Em termos de porta ethernet também é bem simples: pode usar 4. Perdeu 2 ou 3 do outro aparelho.

 

E em termos de cobertura das antenas apenas considere que não pode colocar as antenas do C80 em dois lugares ao mesmo tempo... Claro que a melhor cobertura seria obtida posicionando bem os DOIS aparelhos na casa. E usando os 1200 ou 1800 mbps a mais que simplesmente desligou.

 

2 horas atrás, yuricordeiro disse:

Depois de um tempo o uso da maioria dos aplicativos pelo celular ficou impossível.

 

Isso quer dizer que por algum tempo funcionou ok? E o que é "impossível"? O que acontece? A conexão cai? Ou fica estável mas a velocidade é inadequada?

 

2 horas atrás, yuricordeiro disse:

O uso da internet por cabo ou wifi através do desktop e notebook é normal. Não temos nenhum problema. Mas nos celulares é praticamente impossível de usar no roteador.

 

Alguma sugestão do que posso fazer?

 

Que método de autenticação usa no wifi? Testou em 2.4 e 5ghz com o mesmo resultado?

 

Testou com a rede wifi aberta para ver se a autenticação é problema? WPA2, WPA3? Qual o intervalo de lease do DHCP? 

 

Não teria mexido em configurações obscuras de wifi, canais e frequências teria?

 

Tem algum programa como o wifi analyzer instalado nos telefones da frutinha? Testou os níveis de sinal pela casa? Comparou o uso do celular e do notebook no mesmo exato lugar em que um notebook funciona ok?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas @GuilhermeGB@Nihilzin@arfneto .

 

Respondendo a todas as dúvidas:

  • Firmware atualizado para a ultima versão;
  • Sinal de wifi 100%. Mesmo ao lado do roteador os apps não carregam;
  • São se trata de lentidão. Eles não carregam. Eu preciso desativar o wifi para que funcionem;
  • Exemplo de apps: linkeding, instagram, youtube;
  • A frequência que uso é combinada. Este roteador tem a função que combina o 2.5 e o 5ghz;
  • Já testei com a rede aberta e com a rede de convidados;
  • Não fiz nada no TP-Link além da configuração padrão (wizard) que ele vai guiando no primeiro uso;
  • Os notebooks funcionam normalmente, zero problemas de sinal ou velocidade;
  • Os dispositivos (tvs, Vídeo game e desktop) ligados via cabo (o apartamento é inteiro cabeado) funcionam normalmente.

Falando sobre a necessidade de configurar o Vivo em modo bridge, se tratava apenas do alcance do sinal. Meu apartamento é grande e com paredes grossas, então o sinal só funcionava próximo do roteador. Quando troquei pelo TP-Link o sinal passou a alcançar o lugar inteiro. 

 

Pergunta que não tenho resposta:

  • Não sei o intervalo de lease do DHCP. Como posso descobrir?

No geral, não entendo nada de rede. A instalação do roteador foi apenas por orientação de terceiros. Se sugerirem algum teste ou mudança me avisem! 

 

Obrigado! 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, yuricordeiro disse:

Falando sobre a necessidade de configurar o Vivo em modo bridge, se tratava apenas do alcance do sinal. Meu apartamento é grande e com paredes grossas, então o sinal só funcionava próximo do roteador. Quando troquei pelo TP-Link o sinal passou a alcançar o lugar inteiro. 

 

Como eu disse, se tem um apartamento grande ou problemas de cobertura faz pouco ou nenhum sentido abrir mão de 1200 ou 1800 mbps do aparelho pelo qual você já paga. Perdeu quase metade da banda de wifi e 2 ou 3 portas ethernet...

 

Posicione os dois aparelhos em locais adequados, é o que as leis da física e a aritmética recomendam, além dos protocolos de rede. 

 

Em geral o simples é usar o aparelho da operadora onde foi instalado, em geral na sala perto da TV. E ligar o outro aparelho ao lado de uma outra TV, que fique tipo no meio da area restante. Se o ap for duplex, no outro piso. 

 

Porque?

  • já deve ter cabo lá
  • TV gastam banda pra *****
  • o cabo do roteador para a TV fica curtinho 😄 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda sobre isso postei muitas coisas sobre isso, mas parei de repetir. Exemplos, desenhos, argumentos e roteiros. Tenho uma lista de tópicos e posso repetir fácil. 😉 Afinal nada disso muda desde os ´90.

 

Alguns números

 

Outro caso 

detalhes aqui

exemplo

resumo 

 

Nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras veêm a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão dos roteadores. Fora isso quase nada funciona mais direito. 
Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso. 
Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.
Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.
Desconexão temporárias por alguns segundos  acontecem quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP. 
Acesso remoto é um pesadelo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!