Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou usando uma fonte de 350w,mas n sei se pode dar problema, pois a cpu ultiliza 65w e a gpu 110w

peças:

cpu: Ryzen 7 5700x

gpu: RTX 4060

SSD: 1tb

placa-mãe: MSI b550m vdh wifi pro 

memória RAM: DDR4 corsair vengence 8x2

water cooler: Illusion cooler master

Fans: 6

fonte: 350w Thermaltake 80 bronze

Postado

SSD, Ram, placa-mãe, fans, todas estão puxando energia da fonte também, é melhor trocar pois a sua provavelmente já está no limite dela, caso todo seu setup resolva consumir o máximo possível é capaz de causar gargalos ou desligamentos

Postado
8 horas atrás, Brghoulzin disse:

Estou usando uma fonte de 350W,mas n sei se pode dar problema, pois a cpu ultiliza 65W e a gpu 110W

peças:

SSD: 1TB

fonte: 350W Thermaltake 80 bronze

Eu recomendaria uma fonte de, ao menos entre 600 e 700W. Nunca é bom trabalhar no limite de uma fonte de alimentação. É sempre bom trabalhar na faixa dos 50-60%. O pico de potência que ocorre em todas às vezes em que o PC é ligado a fonte que trabalha sempre perto do seu limite pode não suportar.

3 horas atrás, Nayu disse:

SSD, Ram, placa-mãe, fans, todas estão puxando energia da fonte também, é melhor trocar pois a sua provavelmente já está no limite dela, caso todo seu setup resolva consumir o máximo possível é capaz de causar gargalos ou desligamentos

Eu trocaria "gargalos" por quedas de tensão. Na medida em que a fonte não estiver mais suportando a carga nela aplicada, antes de qualquer coisa (como desarmes por proteção, superaquecimento, queima de componentes, por exemplo) a tensão de saída irá diminuir e a festa da instabilidade, telas azuis e arquivos corrompidos irá começar.

• Confuso 1
Postado
9 horas atrás, Brghoulzin disse:

SSD: 1tb

fonte: 350w Thermaltake 80 bronze

O problema maior dessa fonte acredito que seja a sua qualidade que é baixa, essa configuração mal consome 300w, sendo assim uma boa fonte de 450w já será mais do que suficiente.

Calculo do consumo 👇

Abrir AMD Ryzen 7 5700X NVIDIA GeForce RTX 4060 - PSU Calculator - Build 9nHGzp.png

Recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 450w [MPE-ACAAB], que é Tier B, tem 5 anos de garantia e foi testada e aprovada pelo Teclab.

PSU Tier List

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

1 hora atrás, Herbet Queiroz disse:

Eu recomendaria uma fonte de, ao menos entre 600 e 700W.

Um baita exagero pegar uma fonte de 600w, o tópico abaixo explica os motivos para não superdimensionar a fonte👇

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
27 minutos atrás, Tiberio disse:

Um baita exagero pegar uma fonte de 600w, o tópico abaixo explica os motivos para não superdimensionar a fonte👇

No meu cálculo deu pouco mais de 410W. Considerei overclocking e PC "always on" na conta (não sei como ele usa o PC). Concordo que exagerei um pouco. Uns 500W estaria de bom tamanho.

• Moderador
Postado

@Brghoulzin Olá amigo, tudo bem?

Eu também recomendo a troca da fonte e recomendaria a mesma fonte que o @Tiberio lhe indicou (Cooler Master MWE 450W [MPE-4501-ACAAB-WO]), mas se você tiver orçamento, já vai para a Cooler Master MWE 600W (MPE-6001-ACAAB-BR) (54,00 reais a mais que a versão de 450W), mesmo sendo potência de sobra para sua atual configuração, penso que pode ser útil visando em um futuro upgrade de CPU por exemplo.

OBS- Tanto a versão 450W ou a 600W indicadas, são ótimas fontes Tier B e com preço excelente, acredito que não encontre algo melhor.

Abraços!

• KairanD alterou o título para Recomendação de fonte para Ryzen 7 5700X e GeForce RTX 4060
Postado

Honestamente não tem motivo algum pra não comprar uma fonte com mais potência do que o necessário, além de gastos a mais obviamente, de 2012 pra cá com certeza as fontes mudaram não é? De qualquer forma, uma troca de fonte ajudaria muito o OP a não enfrentar problemas

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...