Ir ao conteúdo

Placa de rede 300mbps atinge apenas 50mbps

Ir à solução Resolvido por Necklace,

Posts recomendados

Postado

Possuo a placa de rede:

TL-WN881ND

300Mbps Wireless N PCI Express Adapter (TP-Link)

Atualizei os drivers e troquei de internet recentemente. No celular com 5ghz, já alcancei cerca de 250mbps (minha internet é de 450mbps), sei que a placa do PC tem um gargalo por aceitar apenas 300mbps e apenas Wifi 2.4ghz, mas ela não deveria alcançar pelo menos uns 150mpbs? 

Hoje mesmo alcancei 19mpbs de download...

Abaixo está as propriedades da rede: 

image.png.b4e95f7cb1bac9554e670be0243f70bd.png

Há alguma configuração no Windows que aumente essa velocidade de conexão?

Meus últimos resultados: 

image.png.61b08d8ba2d1b622e16d8fd32a21b1f0.png

Restante da configuração:

• ASUS A320mk/br
  • 2x4 GB DDR4 Kingston 2400mhz
  • 3200g
  • Redragon RGPS 500W
  • SSD Adata SU650

Postado

Perfeito seu roteador trabalha em Gigabit Ethernet invés do Speed Ethernet.

Abra o painel de controle e vá nas conexões de rede:

• Painel de Controle > Rede e Internet >Conexões de Rede

Selecione a rede do seu Wifi, clique nele com o botão direito e vá em propriedades:

Após abrir a "Propriedades de Wi-fi" Selecione a opção "Configurar"

image.png.87f3c74e836e2e20a3623379b9300bcb.png

Em seguida selecione a opção Avançado, na aba de propriedades selecione "Speed & Duplex" e selecione a porta Gigabit e clique em salvar!

image.png.cee7d207ce10cf837b7ca07ca5fbac72.png

Outro ponto é: 

Além do roteador, você possui algum modem? 

Nesses passos que citei se não houver a opção Giga selecione a maior opção em full duplex, porém em frequências 2,4 vai chegar algo próximo dos 100mbps

Postado
42 minutos atrás, airtonsaantos disse:

Perfeito seu roteador trabalha em Gigabit Ethernet invés do Speed Ethernet.

Abra o painel de controle e vá nas conexões de rede:

• Painel de Controle > Rede e Internet >Conexões de Rede

Selecione a rede do seu Wifi, clique nele com o botão direito e vá em propriedades:

Após abrir a "Propriedades de Wi-fi" Selecione a opção "Configurar"

image.png.87f3c74e836e2e20a3623379b9300bcb.png

Em seguida selecione a opção Avançado, na aba de propriedades selecione "Speed & Duplex" e selecione a porta Gigabit e clique em salvar!

image.png.cee7d207ce10cf837b7ca07ca5fbac72.png

Outro ponto é: 

Além do roteador, você possui algum modem? 

Nesses passos que citei se não houver a opção Giga selecione a maior opção em full duplex, porém em frequências 2,4 vai chegar algo próximo dos 100mbps

Refiz seus passos e já estava em gigabit...

Vou refazer o teste, se bater menos de 50mbps vou reinstalar os drivers que vieram no CD.

Vale ressaltar uma coisa:

Fiz o teste de internet com meu celular usando 2.4ghz e bateram os mesmos 40mbps máximos.

Estou achando que isso é alguma limitação no sinal 2.4ghz, muito estranho ser TÃO lento assim.

Se meu celular, que com 5ghz bate quase 300mbps e com os 2.4ghz bate no máximo 50mbps, isso deve ser problema no sinal mesmo.

Postado
16 horas atrás, airtonsaantos disse:

Perfeito seu roteador trabalha em Gigabit Ethernet invés do Speed Ethernet

Fast Ethernet era o padrão até 99, em 100 mbps. Gigabit Ethernet em 1000 mbps. DE todo modo  questão aqui é sobre wi-fi em 2.4 GHz.

Em 28/02/2024 às 23:05, Necklace disse:

No celular com 5ghz, já alcancei cerca de 250mbps (minha internet é de 450mbps), sei que a placa do PC tem um gargalo por aceitar apenas 300mbps e apenas Wifi 2.4ghz, mas ela não deveria alcançar pelo menos uns 150mpbs? 

A conexão do wifi nada tem a ver com a internet. O wifi continua igualzinho se desligar o cabo da internet. Deve medir a velocidade na rede, na LAN. Sua conexão não vai até a internet, só até a outra antena, do XX230V... 

Que velocidade o Windows reporta para a conexão? Isso é o que importa. E em geral é mais do que vai conseguir com a internet. Tem outro computador na rede que possa usar para testar? Faça o simples: use um arquivo grande, vários GB, e transfira de uma máquina pra outra e veja o que o sistema reporta. Isso é o que conta afinal. Esses testes de internet transferem dados inuteis de um lugar pro outro. Nada é processado por 30s e aí vem uns números. Na minha cidade em certos lugares vem perto de 900 mbps em 5G (5G, no celular e não 5ghz, mas isso não quer dizer que o telefone consiga processar isso. Ou que alguém vá transferir isso de dados para mim... O que importa se percebe é que dá pra fazer um dowload de um episódio de 40m de uma série em FHD em 5 ou 6 segundos e aí surpreende mesmo quando se está em algum lugar em que tem um sinal assim.

De volta ao wifi seu roteador é um clássico AX1800, isso quer dizer 1200 + 600 pro marketing, e uns 1200 mbps em 5ghz e 500 ou algo mais em 2.4ghz, não acumuláveis e para serem divididos entre tudo que estiver ligado nele. E rádio é half duplex, por definição. É rádio afinal. Em 2.4 GHz uns 75/100 mbps já seriam um grande número, pertinho da antena...

Se pode usar perto da antena estaria melhor servido trocando o adaptador do PC para algo que conecte a 5Ghz. Assim poderá lutar por sua parte nos (exagerados) 1200 mbps que a TP-Link diz que esse roeador entrega. Uma placa Ax210 Intel pode chegar até essa banda toda se não tiver mais ninguém usando.

14 horas atrás, Necklace disse:

A primeira opção, 20_40MHz.

11 horas atrás, airtonsaantos disse:

Hm... verifique se há como colocar somente 40Mhz...

E torça para seus vizinhos não terem algo parecido e para não fazerem algo parecido. Em geral é melhor deixar isso no automatico: o uso do espectro de rádio é (claro) super dinâmico e pode mudar de uma conexão para outra, de uma medição para outra. Use algo como o WiFi Analyzer num celular e veja às vezes como é em sua casa a distribuição dos canais. Com o seu aparelho desligado, claro...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Necklace Bom dia, tudo bem?

onde fica seu computador?

Sobre a mesa, em baixo da mesa.

Qual a distância do roteador até seu computador e qual qualidade do sinal do WIFI e a velocidade que está se comunicando.

34d2f4fe-ef79-4174-858d-d71984bde6b1

Você mesmo já falou que no WIFI existe perca de uns 30%.

Suponhamos que a qualidade do sinal do WIFI até seu computador está uns 70% e você está conectado a 150Mbps igual na foto.

150Mbps menos 30% vai dar 105Mbps.

Quando você conecta no WIFI em 4 dispositivos, por exemplo um computador de mesa, um notebook e dois celulares, a taxa de transferência é divido.

Uma dica, se o computador e o WIFI estão no mesmo comodo, mude para o bom e velho cabo de rede, é garantia que você vai conseguir usar os 450Mbps da sua internet.

Postado
3 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Qual a distância do roteador até seu computador e qual qualidade do sinal do WIFI e a velocidade que está se comunicando.

Comunica qualidade máxima, o modem fica no primeiro andar, uns 5m do meu quarto também no primeiro andar. 

image.png.a3100ced85e0862216e4633cf80abcb9.png

A velocidade reconhecida é essa:

image.png.26ee287171eb2ff0aebdd19bce30be92.png

10 horas atrás, arfneto disse:

Tem outro computador na rede que possa usar para testar? Faça o simples: use um arquivo grande, vários GB, e transfira de uma máquina pra outra e veja o que o sistema reporta.

Vou tentar fazer isso segunda.

3 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Sobre a mesa, em baixo da mesa.

Sobre a mesa.

Postado

image.png.8d5dc1976b60eae36e9074995e3cb4ed.pngPode ser pouco mas não é assim ruim. Mas se seu interesse é a internet em geral o download é muito mais importante que o up-load, e sua estação recebe muito mais que transmite. Assim 54mbps pode não ser assim o máximo. Isso dá uns 6 MB/s. 

Por outro lado seu roteador tem só uns 500 para dividir entre todos os dispositivos nessa frequência então se tem vários dispositivos é "socialmente" melhor assim.

19 minutos atrás, Necklace disse:

Comunica qualidade máxima, o modem fica no primeiro andar, uns 5m do meu quarto também no primeiro andar.

A essa distância deve conseguir uma conexão a 433 ou 600 mbps em 5Ghz com algo como uma placa intel 210, com esse mesmo roteador. Considere trocar.

• mês depois...
  • Solução
Postado

@arfneto @Edvaldo J. Frederico @airtonsaantos 

Boa noite, vim lhes dar uma atualização:

Tentei de tudo, até troquei de operadora e modem, mas nada.

Na verdade a conexão até piorou por limitação desse novo modem, fazendo com que o sinal caísse de vez e alcançasse no máximo 20mb de velocidade...

Pra resolver, tive que cabear do modem até o meu quarto.

Gastei cerca de 100 reais e valeu muito à pena.

image.png.416b1af8a4a963ab754e3712eb6ec6ea.png

Só assim consegui ficar com uma conexão estável e decente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!